Você está aqui: Página Inicial > Estudantes > Guia de Sobrevivência do(a) Calouro(a)
conteúdo

Guia de Sobrevivência do(a) Calouro(a)

publicado 22/01/2020 17h29, última modificação 09/08/2022 11h28


Seja bem-vindo, calouro! Esta página foi pensada para ajudá-lo a entender o funcionamento da UNILA. Leia-a atentamente. Assim, você terá a oportunidade de conhecer melhor a sua nova casa!

Matrícula

Para quem entrou agora na UNILA, a efetivação da matrícula precisa atender às seguintes condições:

a) realização da pré-matrícula, via formulário eletrônico (conforme os prazos estipulados em Edital, no caso de estudantes brasileiros);
b) apresentação de todos os documentos no prazo – e de acordo com as normas expressas no Edital;
c) processamento de matrícula.

Acesso ao e-mail da UNILA

O e-mail institucional é o canal de comunicação oficial da Universidade. Você terá um e-mail mais ou menos nestes moldes: “seu primeiro nome.seu último sobrenome@aluno.unila.edu.br”. Fique sempre atento a este e-mail, pois é para onde serão encaminhados todos os avisos relacionados à sua vida acadêmica. Então, lembre-se de verificá-lo diariamente!

O mesmo login e senha servirá para você acessar a rede Wi-Fi da Universidade. Você receberá em seu e-mail pessoal (fornecido no momento da matrícula) um login e uma senha provisória para acessar o e-mail institucional.

Atente-se, também, para a caixa de spam de seu e-mail, caso não tenha recebido a mensagem até o início das atividades letivas.

Acesso ao SIGAA

O Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) é a sua Secretaria Acadêmica Virtual. Ele é composto por módulos que reúnem atividades relativas ao Ensino, Pesquisa, Extensão, Monitoria, Bibliotecas, Processo Seletivo, Secretarias, Apoio ao Estudante e Infraestrutura.

O SIGAA é um sistema multiusuário, utilizado por docentes, técnicos e estudantes para acessar a vida acadêmica na UNILA. Ao cadastrarmos o estudante no ato da matrícula, inicia-se o vínculo.

O estudante deve criar seu acesso ao sistema diretamente na Página do SIGAA.

Para mais informações sobre o cadastro no Sistema, acesse a página da PROGRAD.

Central de Serviços

Desde 8 de agosto de 2022, a UNILA conta com uma nova plataforma para requisição de serviços. Nesta primeira etapa, as requisições que eram feitas pelo SIGAA (Portal Discente > Solicitações) passarão a ser solicitadas pela Central de Serviços. Neste vídeo, é possível visualizar o passo a passo para iniciar uma requisição.

A plataforma disponibiliza um catálogo com as informações completas acerca dos serviços oferecidos. Para cada serviço, são apresentadas informações a respeito da requisição, prazo de atendimento, entre outros. O login e a senha para acesso ao sistema são os mesmos usados para o e-mail institucional.



Endereço de funcionamento dos cursos

As atividades dos cursos da UNILA ocorrem principalmente em três diferentes unidades, todas no município de Foz do Iguaçu:

a) Jardim Universitário (JU): Avenida Tarquínio Joslin dos Santos, 1000 – Jardim Universitário
b) Parque Tecnológico Itaipu (PTI): Avenida Tancredo Neves, 6731 – Bloco 4, Jardim Itaipu
c) Almada: Avenida Tancredo Neves, 3838, Porto Belo

Para saber onde serão as suas aulas, consulte as informações de contato na página de seu curso.

Você também pode identificar os locais das aulas em seu atestado de matrícula.

Como interpretar o Atestado de Matrícula

O atestado de matrícula gerado no SIGAA tem um sistema de abreviação de horários de aula.

Entenda:

a) Dias da semana: 2 (segunda-feira), 3 (terça-feira), 4 (quarta-feira), 5 (quinta-feira), 6 (sexta-feira) e 7 (sábado).
b) Período: M (manhã), T (tarde) e N (noite).
c) Aulas: de 1 a 4 nos períodos da manhã e noite, e de 1 a 6 no período da tarde.

Dessa maneira, caso em determinada disciplina conste “2N1234”, por exemplo, significa que ela ocorre às segundas-feiras, à noite, das 19h às 22h40 (ou seja, nos quatro horários do período noturno); uma aula que conste como “3T12 5M12” significa que ocorre às terças à tarde, nos dois primeiros horários (1 e 2), e às quintas de manhã, também nos dois primeiros horários (1 e 2): ou seja, das 8h às 9h40.

Os locais de aula também têm abreviações:

No PTI, os códigos são o de Bloco (B), Espaço/Corredor (E) e Sala (S). Assim, os locais apresentam-se no sistema como, por exemplo, B04 E01 S05. Já o bloco chamado “Bloco Antigo Refeitório” aparece abreviado como BAR. No Jardim Universitário, utilizam-se os prefixos G (ginásio) e C (central) antes do número da sala, para indicar o prédio em que a sala está localizada.

Exemplo de horário de aulas:

 Calendário Acadêmico

O Calendário Acadêmico de Graduação estabelece datas importantes para o início e fim dos períodos letivos de aula, assim como prazos para diversas solicitações acadêmicas, como ajuste de matrícula e trancamentos.

Em função do período de suspensão de aulas decorrente da pandemia de Covid-19, a UNILA está com um calendário de reposição. Por isso, o ano letivo de 2022 está começando só agora e terminará já em 2023.

Não se perca nas datas! Consulte o Calendário Acadêmico de Graduação. 

Documentação internacional (apenas para estrangeiros)

Para permanecer legalmente no Brasil durante o período da graduação, os estudantes internacionais devem dar entrada na Carteira de Registro Nacional Migratório (CRNM). Esse documento pode ser emitido por meio de vistos ou acordos, dependendo da nacionalidade. O órgão responsável pela emissão da CRNM é a Polícia Federal.

A seguir, estão listados os principais tipos de vistos e acordos utilizados pelos discentes e aceitos na UNILA:

a) Registro de imigrante detentor de visto temporário (Visto de Estudante – Vitem IV): todas as nacionalidades. Validade: 1 ano
b) Registro temporário – Acordo Mercosul: Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai. Validade: 2 anos
c) Carteira Fronteiriça: Argentina e Paraguai. Validade: 5 anos
d) Autorização de residência para nacional de país fronteiriço: Venezuela. Validade: 2 anos (ao final deste período, os imigrantes poderão requerer a residência por prazo indeterminado)
e) Residência por acolhida humanitária para cidadãos haitianos e apátridas residentes no Haiti – Validade: 2 anos

Observação: A solicitação da renovação da CRNM deve ser feita no site da Polícia Federal, mediante agendamento online, o qual deve ser feito de 30 a 90 dias antes do prazo de vencimento. Os documentos para renovação da CRNM diferem conforme o tipo de visto/acordo requerido. Para mais informações a respeito do tipo de documento necessário para a renovação da CRNM, consulte a Seção de Apoio ao Estrangeiro, pelo e-mail sae.proint@unila.edu.br ou pelos telefones (45) 3522-9631 e 3522-9624.

Para mais informações sobre vistos e acordos, acesse a página da PROINT.



Acesso às informações básicas do seu curso

A UNILA tem 29 cursos de graduação, divididos em quatro Institutos. Para entender melhor esta divisão e saber de qual Instituto seu curso faz parte, acesse: portal.unila.edu.br/graduacao.

Lá, você também encontra a página do seu curso, que te dá acesso ao Projeto Pedagógico de Curso (PPC), com o perfil e os objetivos da graduação, a Matriz Curricular a ser cursada, além do Projeto Pedagógico do Ciclo Comum de Estudos e várias outras informações relativas à sua vida acadêmica.

Informações sobre seu registro acadêmico (requerimentos, processos, atestados, histórico, matrículas e outros) devem ser solicitadas na Secretaria Acadêmica. O Atestado de Matrícula, o Histórico Escolar e os Planos de Ensino podem ser acessados diretamente pelo SIGAA. As informações específicas do seu curso você deve solicitar à Coordenação.

Para mais informações sobre os registros acadêmicos, acesse a página da PROGRAD sobre Orientações a Discentes

Assistência Estudantil

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) é responsável por desenvolver e apoiar ações de assistência estudantil, tendo por objetivos contribuir para a redução dos índices de abandono/evasão e favorecer o aproveitamento acadêmico para a conclusão do curso de graduação no tempo regular, evitando a retenção na trajetória universitária. Os atendimentos são de caráter individual e/ou em grupos e são realizados por equipe multidisciplinar, composta por psicólogos, enfermeiros, médico, técnicos de enfermagem, assistentes sociais, pedagoga, sociólogo, produtor cultural, administradores e assistentes em administração.

A PRAE disponibiliza aos discentes: atenção à saúde; ações de promoção das condições de bem-estar e qualidade de vida; atendimento e acompanhamento social, psicológico e pedagógico; orientações para permanência estudantil; e ações afirmativas. Além disso, realiza os processos de seleção e repasse de auxílios financeiros de assistência estudantil aos discentes que comprovem condição de vulnerabilidade socioeconômica, conforme legislação específica do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES).

Para mais informações, o estudante deve entrar em contato pelo e-mail prae@unila.edu.br ou pelo telefone +55 (45) 3522-9658.

Para saber mais, acesse a página de Perguntas Frequentes

Apoio acadêmico

O Departamento de Apoio Acadêmico ao Aluno (DAAA/PROGRAD) é responsável por ações que auxiliam os estudantes de graduação da UNILA nos seus processos de aprendizagem, a partir de iniciativas que buscam a integração do estudante à Universidade, a permanência e a formação de qualidade.

Em parceria com outros setores de atendimento, o DAAA planeja e realiza encontros pedagógicos com os estudantes para tratar de questões como: adaptação ao Ensino Superior; organização da rotina nos tempos e espaços de estudo; técnicas de estudo; plano de estudos para a integralização curricular no curso de graduação; normas de graduação; programas acadêmicos e possibilidades de bolsas na graduação; Regime de Acompanhamento do Desempenho Acadêmico (RADA); entre outras temáticas.

Além disso, este departamento realiza a gestão dos seguintes programas acadêmicos: Programa de Monitoria Acadêmica (PROMA), Programa de Educação Tutorial (PET), Programa de Apoio à Vivência dos Componentes Curriculares (PVCC), Programa de Apoio à Realização do TCC e Programa de Apoio à Participação Discente em Eventos.

Os estudantes interessados em participar das referidas ações, ou que precisarem de algum esclarecimento, podem entrar em contato com o DAAA pessoalmente (UNILA – Jardim Universitário, térreo do Bloco Central), pelo telefone (45) 3522-9747 ou pelo e-mail prograd.daad@unila.edu.br.

Núcleo de Acessibilidade e Apoio à Inclusão

O Núcleo de Acessibilidade e Apoio à Inclusão (NAAI) tem o objetivo de oferecer às pessoas com deficiência, sejam servidores ou estudantes, condições de igualdade, acessibilidade e permanência na UNILA. Além disso, o NAAI mantém um diálogo permanente entre Universidade e Comunidade, estreitando laços de amparo, orientação, adequação de barreiras pedagógicas, edificações, transporte, informação e comunicação.

Entre os serviços oferecidos pelo Núcleo a estudantes com deficiência está o apoio psicopedagógico, a adequação de materiais e a tradução e interpretação em Libras.

O atendimento do Núcleo de Acessibilidade pode ser buscado presencialmente no Jardim Universitário, sala C105, no térreo do Bloco Central, ou pelo telefone (45) 3522-9918 e pelo e-mail nucleo.acessibilidade@unila.edu.br.


Iniciação Científica e Desenvolvimento Tecnológico e Inovação

O Programa Institucional de Iniciação, nas modalidades remunerada e voluntária, tem como objetivo contribuir para a formação de recursos humanos para pesquisa, despertar a vocação científica e tecnológica e incentivar talentos potenciais entre estudantes de graduação.

A Iniciação compreende os seguintes programas: Programa Institucional de Iniciação Científica (PIBIC) – nas modalidades de Iniciação Científica (IC), Iniciação Científica Ações Afirmativas (IC-AF) e Iniciação Científica do Ensino Médio (IC-EM); Programa Institucional de Iniciação ao Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI); Programa Institucional de Voluntariado em Iniciação Científica e Iniciação ao Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIVICTI).

Os editais são lançados anualmente. O estudante, que é indicado pelo docente, será orientado durante o período de 12 meses e, na conclusão, deverá apresentar relatório final e resumo expandido, que deverá ser apresentado no evento anual de Iniciação Científica e Iniciação ao Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (EICTI).

Mais informações podem ser consultadas na Página do PIBIC/PIBITI.

Extensão 

A Extensão é um conjunto de ações culturais, científicas e políticas que, articuladas ao ensino e à pesquisa, viabiliza a relação transformadora entre Universidade e Sociedade, valorizando a inserção de estudantes na comunidade. Portanto, envolve teoria e prática, transformando a “sala de aula convencional”, que não mais se limita ao espaço físico tradicional.

A Extensão na UNILA atua por meio de programas, projetos, cursos, eventos e publicações. Essas ações permitem a criação de redes de conhecimento, contribuindo para a troca de saberes e a participação efetiva da comunidade na Universidade.

Estudantes podem participar das atividades de extensão desde o primeiro semestre, como bolsistas, ou de forma voluntária – e quem não é estudante também pode fazer parte das ações como participante! Para você, aluno, ser extensionista, acesse os editais e documentos publicados pela PROEX.

Para mais informações, acesse a página de Perguntas Frequentes, ou entre em contato pelo e-mail proex@unila.edu.br ou telefone +55 (45) 3522-9921.

Biblioteca Latino-Americana

A Biblioteca da UNILA chama-se BIUNILA e subdivide-se em:

a) BIUNILA Central, que funciona na Biblioteca Paulo Freire, no PTI;
b) BIUNILA Jardim Universitário (JU).

Se você quiser realizar empréstimos de materiais bibliográficos, deverá cadastrar-se na biblioteca pelo SIGAA.

Os acadêmicos dos cursos de graduação da UNILA poderão retirar até cinco livros ou materiais bibliográficos simultaneamente, com o prazo para empréstimo de sete dias  consulte o acervo.

Para mais informações, acesse a página da Biblioteca e as Perguntas Frequentes.

 Transporte

A UNILA dispõe de um sistema de transporte interunidades. Consulte a tabela com os horários e pontos de embarque. Confira, também, a Cartilha de Segurança, um material que reúne dicas de como minimizar riscos de assalto e outros crimes, entre outras informações.

Unidades da UNILA por onde os ônibus circulam:

Av. Tarquínio Joslin dos Santos, 1000
Local com espaços para aulas, laboratórios, setores administrativos e atividades de diversos cursos.

  • Vila A

Av. Sílvio Américo Sasdelli, 1842 - Vila A, Edifício Comercial Lorivo
Local onde está instalada a Reitoria e setores de diversas pró-reitorias.

Av. Tancredo Neves, 6731 - Bloco 4
Local com espaços para aulas, laboratórios, setores administrativos e atividades de diversos cursos.
Como se localizar no PTI

  • Almada

Av. Tancredo Neves, 3838 – Porto Belo
Espaço onde se desenvolvem atividades do curso de Música.

  • Campus Integração

Av. Tancredo Neves, 3147 – Porto Belo



Secretaria de Comunicação Social (SECOM)

A SECOM é responsável por toda a Comunicação da Universidade. Conheça os veículos de comunicação oficiais da UNILA:

  • Site

O site institucional é o principal veículo de comunicação da UNILA. No portal, estão concentradas todas as informações de cunho acadêmico e institucional da Universidade. Quase tudo o que você precisa pode ser encontrado lá. Portanto, familiarize-se com o site. No topo da página, existe uma ferramenta de busca, onde você pode digitar o que deseja procurar e o portal pesquisa para você.

  • La Semana Unilera

O La Semana Unilera (LSU) é um informativo digital enviado diariamente a docentes, técnicos e estudantes da UNILA, pelo e-mail institucional. Os informes veiculados no LSU também são publicados na página do Estudante. Essa é uma importante ferramenta para você se manter informado do que acontece na Universidade.

Mas, atenção: o La Semana Unilera não é composto somente por informes, portanto, nada substitui a leitura integral das edições, ok? Saiba quais são as outras seções que compõem este material.

  • Mídias Sociais

As mídias sociais são trabalhadas como um complemento aos meios oficiais, acrescentando conteúdos exclusivos.

Siga a UNILA:


Outras informações podem ser obtidas na página das Pró-Reitorias da UNILA:

PROGRAD – Pró-Reitoria de Graduação
portal.unila.edu.br/prograd

PRAE – Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis
portal.unila.edu.br/prae

PROINT – Pró-Reitoria de Relações Institucionais e Internacionais
portal.unila.edu.br/proint

PROEX – Pró-Reitoria de Extensão
portal.unila.edu.br/proex

PRPPG – Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
portal.unila.edu.br/prppg

PROGEPE – Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas
portal.unila.edu.br/progepe

PROAGI – Pró-Reitoria de Administração, Gestão e Infraestrutura
portal.unila.edu.br/proagi

PROPLAN – Pró-Reitoria de Planejamento, Orçamento e Finanças
portal.unila.edu.br/proplan