Você está aqui: Página Inicial > Estudantes > Guia de Sobrevivência do Calouro
conteúdo

Guia de Sobrevivência do Calouro

publicado 22/01/2020 17h29, última modificação 27/02/2020 15h07
Manual com as principais informações para os estudantes ingressantes da Graduação

Seja bem-vindo, calouro! Esta página foi pensada para ajudá-lo a entender o funcionamento da UNILA. Leia-a atentamente. Assim, você terá a oportunidade de conhecer melhor a sua nova casa! 

 

Matrícula

Para quem entrou agora na UNILA, a efetivação da matrícula precisa atender às seguintes condições:

a) realização da pré-matrícula, via formulário eletrônico (conforme os prazos estipulados em Edital, no caso de estudantes brasileiros);
b) apresentação de todos os documentos no prazo – e de acordo com as normas expressas no Edital;
c) processamento de matrícula.

 

Acesso ao e-mail da UNILA

O e-mail institucional é o meio de comunicação oficial da Universidade. Você terá um e-mail mais ou menos nestes moldes: “seu primeiro nome.seu último sobrenome@aluno.unila.edu.br”. Fique sempre atento a este e-mail, pois é para onde serão encaminhados todos os avisos relacionados à sua vida acadêmica.

Então, lembre-se de verificá-lo diariamente. O mesmo login e senha servirá para você acessar a rede Wi-Fi da Universidade. Você receberá em seu e-mail pessoal (fornecido no momento da matrícula) um login e uma senha provisória para acessar o e-mail institucional.

Atente-se, também para a caixa de spam de seu e-mail, caso não tenha recebido a mensagem até o início das atividades letivas.

 

Acesso ao SIGAA

O Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) é a sua Secretaria Acadêmica Virtual. Ele é composto por módulos que reúnem atividades relativas ao Ensino, Pesquisa, Extensão, Monitoria, Bibliotecas, Processo Seletivo, Secretarias, Apoio ao Estudante e Infraestrutura.

O SIGAA é um sistema multiusuário, utilizado por docentes, técnicos e estudantes para acessar a vida acadêmica na UNILA. Ao cadastrarmos o estudante no ato da matrícula, inicia-se o vínculo.

O estudante deve criar seu acesso ao sistema na Página do SIGAA (abre uma nova janela)

 

Como interpretar o Atestado de Matrícula

O atestado de matrícula gerado no SIGAA tem um sistema de abreviação de horários de aula. Entenda:
Dias da semana: 2 (segunda-feira), 3 (terça-feira), 4 (quarta-feira), 5 (quinta-feira), 6 (sexta-feira) e 7(sábado).

Período: M (manhã), T (tarde) e N (noite).

Aulas: de 1 a 4 nos períodos da manhã e noite, e de 1 a 6 nos períodos da tarde e noite. Dessa maneira, caso em determinada disciplina conste “2N1234”, por exemplo, significa que ela ocorre às segundas-feiras, à noite, das 19h às 22h40 (ou seja, nos quatro horários do período noturno); uma aula que conste como “3T12 5M12” significa que ocorre às terças à tarde, nos dois primeiros horários (1 e 2), e às quintas de manhã, também nos dois primeiros horários (1 e 2): ou seja, das 8h às 9h40.

Os locais de aula também têm abreviações:

No PTI, os códigos são o de Bloco (B), Espaço/corredor (E) e Sala (S). Assim, os locais apresentam-se no sistema como, por exemplo, B04 E01 S05. Já o bloco chamado “Bloco Antigo Refeitório” aparece abreviado como BAR. No Jardim Universitário, utilizam-se os prefixos G (ginásio) e C (central) antes do número da sala, para indicar o prédio em que a sala está localizada.

Exemplo de horário de aulas:

 

Calendário Acadêmico

As atividades administrativas e acadêmicas do ano letivo na Universidade estão previstas no Calendário Acadêmico da Graduação (abre uma nova janela).

 

Documentação internacional (apenas para estrangeiros)

Para permanecer legalmente no Brasil durante o tempo necessário para desenvolver sua graduação, os discentes internacionais devem dar entrada na documentação de sua permanência temporária no País – Carteira de Registro Nacional Migratório (CRNM). Esse registro pode ser feito por meio do:

  • Visto de Estudante (Vitem IV) - renovação anual;
  • Acordo Mercosul para os países-membros e associados - renovação a cada 2 anos;
  • Carteira Fronteiriça para Argentina (Puerto Iguazú) e Paraguai (Ciudad del Este, Presidente Franco e Hernandarias) - validade de 5 anos.

 

Observação: a Carteira Fronteiriça não permite residência no Brasil, apenas na Argentina e no Paraguai. A renovação da CRNM deve ser feita no site da Polícia Federal, mediante solicitação de agendamento online, o qual deve ser feito 30 a 90 dias antes do prazo de vencimento. Os documentos para renovação do CRNM diferem conforme o visto, acordo ou carteira. Para mais informações a respeito do tipo de documento necessário para a renovação da CRNM, conforme cada tipo de visto ou acordo, consulte a Seção de Apoio ao Estrangeiro, pelo e-mail sae.proint@unila.edu.br ou pelos telefones (45) 3529-2167 e 3529-2174.

 

Acesso às informações básicas do seu curso

A UNILA tem 29 cursos de graduação, divididos em quatro Institutos. Para entender melhor esta divisão e saber de qual Instituto seu curso faz parte, acesse: portal.unila.edu.br/graduacao.

Lá, você também encontra a página do seu curso, que te dá acesso o Projeto Pedagógico de Curso (PPC), com o perfil e os objetivos da graduação, a Matriz Curricular a ser cursada, além do Projeto Pedagógico do Ciclo Comum de Estudos e várias outras informações relativas à sua vida acadêmica.

Informações sobre seu registro acadêmico (requerimentos, processos, atestados, histórico, matrículas e outros) devem ser solicitadas na Secretaria Acadêmica. O Atestado de Matrícula, o Histórico Escolar e os Planos de Ensino podem ser acessados diretamente pelo SIGAA. As informações específicas do seu curso você deve solicitar à Coordenação.

 

Assistência Estudantil

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) é responsável por desenvolver e apoiar ações de assistência estudantil, tendo por objetivos contribuir para a redução dos índices de abandono/evasão e favorecer o aproveitamento acadêmico para a conclusão do curso de graduação no tempo regular, evitando a retenção na trajetória universitária. Os atendimentos são de caráter individual e/ou em grupos e são realizados por equipe multidisciplinar, composta por psicólogos, enfermeiros, médico, técnicos de enfermagem, assistentes sociais, pedagoga, sociólogo, produtor cultural, administradores e assistentes em administração.

A PRAE disponibiliza aos discentes: atenção à saúde; ações de promoção das condições de bem-estar e qualidade de vida; atendimento e acompanhamento social, psicológico e pedagógico; orientações para permanência estudantil; e ações afirmativas. Além disso, realiza os processos de seleção e repasse de auxílios financeiros de assistência estudantil aos discentes que comprovem condição de vulnerabilidade socioeconômica, conforme legislação específica do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES). Para mais informações, o estudante deve entrar em contato pelo e-mail prae@unila.edu.br ou pelo telefone +55 (45) 3529-2758.

Para saber mais, acesse a página de Perguntas Frequentes.

 

Apoio acadêmico

O Departamento de Apoio Acadêmico ao Aluno DAAA/PROGRAD é responsável por ações que auxiliam os estudantes de graduação da UNILA nos seus processos de aprendizagem, a partir de iniciativas que buscam a integração do estudante à Universidade, a permanência e a formação de qualidade.

Em parceria com outros setores de atendimento, o DAAA planeja e realiza encontros pedagógicos com os estudantes para tratar de questões como: adaptação ao Ensino Superior; organização da rotina nos tempos e espaços de estudo; técnicas de estudo; plano de estudos para a integralização curricular no curso de graduação; normas de graduação; programas acadêmicos e possibilidades de bolsas na graduação; entre outras temáticas.

Além disso, este departamento realiza a gestão dos seguintes programas acadêmicos: Programa de Monitoria Acadêmica (PROMA), Programa de Educação Tutorial (PET), Programa de Apoio à Vivência dos Componentes Curriculares (PVCC), Programa de Apoio à Realização do TCC e Programa de Apoio à Participação Discente em Eventos. Os estudantes interessados em participar das referidas ações, ou que precisarem de algum esclarecimento, podem entrar em contato com o DAAA pessoalmente (UNILA – Vila A, sala 3B, térreo), pelo telefone 3529-2885 ou pelo e-mail prograd.daad@unila.edu.br.

 

Núcleo de Acessibilidade e Apoio à Inclusão

O Núcleo de Acessibilidade e Apoio à Inclusão (NAAI) tem o objetivo de oferecer às pessoas com deficiência, sejam servidores ou estudantes, condições de igualdade, acessibilidade e permanência na UNILA. Além disso, o NAAI mantém um diálogo permanente entre Universidade e Comunidade, estreitando laços de amparo, orientação, adequação de barreiras pedagógicas, edificações, transporte, informação e comunicação.

Para mais informações, entre em contato pelo e-mail: nucleo.acessibilidade@unila.edu.br.

 

Iniciação Científica e Desenvolvimento Tecnológico e Inovação

O Programa Institucional de Iniciação, nas modalidades remunerada e voluntária, tem como objetivo contribuir para a formação de recursos humanos para pesquisa, despertar a vocação científica e tecnológica e incentivar talentos potenciais entre estudantes de graduação.

A Iniciação compreende os seguintes programas: Programa Institucional de Iniciação Científica (PIBIC) – nas modalidades de Iniciação Científica (IC), Iniciação Científica Ações Afirmativas (IC-AF) e Iniciação Científica do Ensino Médio (IC-EM); Programa Institucional de Iniciação ao Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI); Programa Institucional de Voluntariado em Iniciação Científica e Iniciação ao Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIVICTI).

Os editais são lançados anualmente. O estudante, que é indicado pelo docente, será orientado durante o período de 12 meses e, na conclusão, deverá apresentar relatório final e resumo expandido, que deverá ser apresentado no evento anual de Iniciação Científica e Iniciação ao Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (EICTI). Mais informações podem ser consultadas na Página do PIBIC/PIBITI.

 

Extensão 

A Extensão é um conjunto de ações culturais, científicas e políticas que, articuladas ao ensino e à pesquisa, viabiliza a relação transformadora entre Universidade e Sociedade, valorizando a inserção de estudantes na comunidade. Portanto, envolve teoria e prática, transformando a “sala de aula convencional”, que não mais se limita ao espaço físico tradicional.

A Extensão na UNILA atua por meio de programas, projetos, cursos, eventos e publicações. Essas ações permitem a criação de redes de conhecimento, contribuindo com a troca de saberes e a participação efetiva da comunidade na Universidade.

Estudantes podem participar das atividades de extensão desde o primeiro semestre, como bolsistas, ou de forma voluntária – e quem não é estudante também pode fazer parte das ações como participante! Para você, aluno, ser extensionista, acesse os editais e documentos publicados pela PROEX.

Para conhecer mais sobre a extensão na UNILA, consulte a Política de Extensão e outras normativas, em portal.unila.edu.br/proex. Contato: proex@unila.edu.br.

Jardim Universitário (JU) - Sala C111 +55 (45) 3529-2192

 

Biblioteca Latino-Americana

A Bliblioteca da UNILA chama-se BIUNILA e subdivide-se em:

  1. BIUNILA Central, que funciona na Biblioteca Paulo Freire, no PTI;
  2. BIUNILA Jardim Universitário (JU). Se você quiser realizar empréstimos de materiais bibliográficos, deverá cadastrar-se na biblioteca pelo SIGAA.

Os acadêmicos dos cursos de graduação da UNILA poderão retirar até cinco livros ou materiais bibliográficos simultaneamente com o prazo para empréstimo de sete dias (mas não atrase a devolução, pois você será penalizado). Você pode acessar a página da Biblioteca, ou fazer a consulta ao acervo.

 

Transporte

A UNILA dispõe de um sistema de transporte interunidades. Consulte a tabela com os horários e pontos de embarque.

Unidades da UNILA por onde os ônibus circulam:

Mapa do transporte intercampi da UNILA


São unidades de atendimento aos discentes:

Av. Tarquínio Joslin dos Santos, 1000
Local com espaços para aulas, laboratórios, setores administrativos e atividades de diversos cursos.

  • Vila A

Av. Sílvio Américo Sasdelli, 1842 - Vila A, Edifício Comercial Lorivo
Local onde está instalada a Reitoria e setores de diversas pró-reitorias.

Av. Tancredo Neves, 6731 - Bloco 4. Local com espaços para aulas, laboratórios, setores administrativos e atividades de diversos cursos.

 

Secretaria de Comunicação Social (SECOM)

A SECOM é responsável por toda a Comunicação da Universidade. Conheça os veículos de comunicação oficiais da UNILA:

  • Site

O site institucional é o principal veículo de comunicação da UNILA. No portal, estão concentradas todas as informações de cunho acadêmico e institucional da Universidade. Quase tudo o que você precisa pode ser encontrado lá. Portanto, familiarize-se com o site. No topo da página, existe uma ferramenta de busca, onde você pode digitar o que deseja procurar e o portal pesquisa para você.

  • La Semana Unilera

O La Semana Unilera é um informativo digital enviado a docentes, técnicos e estudantes da UNILA, às terças e quintas-feiras, pelo e-mail institucional. Os informes veiculados no informativo também são publicados na página do Estudante. Essa é uma importante ferramenta para você se manter informado do que acontece na Universidade.

Além disso, alguns destaques da sessão de informes são enviados via WhatsApp, mas, para recebê-los na palma da sua mão, você precisa entrar em um dos grupos de notícias.

Mas, atenção: o La Semana Unilera não é composto somente por informes, portanto, nada substitui a leitura integral das edições, ok? Saiba quais são as outras seções que compõem este material.

  • Mídias Sociais

As mídias sociais são trabalhadas como um complemento aos meios oficiais, acrescentando conteúdos exclusivos.

Siga a UNILA:

 


 

Outras informações podem ser obtidas nas Pró-Reitorias da UNILA:

 

PROGRAD – Pró-Reitoria de Graduação
portal.unila.edu.br/prograd

PRAE – Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis
portal.unila.edu.br/prae


PROINT – Pró-Reitoria de Relações Institucionais e Internacionais
portal.unila.edu.br/proint


PROEX – Pró-Reitoria de Extensão
portal.unila.edu.br/proex


PRPPG – Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
portal.unila.edu.br/prppg


PROGEPE – Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas
portal.unila.edu.br/progepe


PROAGI – Pró-Reitoria de Administração, Gestão e Infraestrutura
portal.unila.edu.br/proagi


PROPLAN – Pró-Reitoria de Planejamento, Orçamento e Finanças
portal.unila.edu.br/proplan