Você está aqui: Página Inicial > Institucional
conteúdo

Banner-sobre-a-UNILA2.png

A UNILA começou a ser estruturada em 2007 pela Comissão de Implantação com a proposta de criação do Instituto Mercosul de Estudos Avançados (IMEA), em convênio com a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e a Itaipu Binacional.

No dia 12 de dezembro de 2007, o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva apresentou, ao Congresso Nacional, o projeto de lei que viria, mais tarde, a criar a UNILA.

O Projeto de Lei foi aprovado por unanimidade em todas as comissões, tanto na Câmara dos Deputados quanto no Senado Federal.  No dia 12 de janeiro de 2010, a Lei nº 12.189 foi sancionada. 

A Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) é um órgão de natureza jurídica autárquica, vinculada ao Ministério da Educação, com sede e foro na cidade de Foz do Iguaçu, Estado do Paraná. CNPJ: 11.806.275/0001-33

foz-do-iguacu.jpg

A UNILA está localizada na Fronteira Trinacional formada por Argentina, Brasil e Paraguai. 

A região tem um acelerado processo de integração econômica, cultural e demográfica. Saiba mais

Foto da fachada do Jd Universitário com uma capivara de papel na grama

A estrutura física é composta por um campus e cinco unidades na cidade de Foz do Iguaçu. 

Estruturada com uma organização inovadora e uma concepção acadêmico-científica aberta aos avanços científicos, humanísticos e culturais atuais e futuros.

A Universidade está comprometida com o destino das sociedades latino-americanas, cujas raízes estão referenciadas na herança da Reforma Universitária de Córdoba (1918).

Com uma perspectiva futura voltada para a construção de sociedades sustentáveis no século 21, fundadas na identidade latino-americana, na sua diversidade cultural, e orientadas para o desenvolvimento econômico, para a justiça social e para a sustentabilidade ambiental.
Saiba mais

Sua missão institucional é a de formar recursos humanos aptos a contribuir com a integração latino-americana, com o desenvolvimento regional e com o intercâmbio cultural, científico e educacional da América Latina, especialmente no Mercado Comum do Sul (Mercosul).

A vocação da UNILA é o intercâmbio acadêmico e a cooperação solidária com países integrantes do Mercosul e com os demais países da América Latina.

Os cursos oferecidos são em áreas de interesse mútuo dos países da América Latina, sobretudo dos membros do Mercosul, em áreas consideradas estratégicas para o desenvolvimento e a integração regionais.

institucional1.jpg

instuticional2.jpg

institucional3.jpg