Você está aqui: Página Inicial > IMEA
conteúdo

Sobre o IMEA

publicado 01/10/2018 17h38, última modificação 06/12/2018 16h25
O Instituto Mercosul de Estudos Avançados (IMEA-UNILA) é um órgão suplementar da Reitoria, no qual a pluralidade de ideias e o estímulo à reflexão sobre a integração regional pelo conhecimento compartilhado nas áreas das Ciências Naturais, Engenharias, Humanidades, Letras, Artes, Ciências Sociais e Aplicadas, são constantemente fomentados.

A inauguração do IMEA-UNILA, ainda na fase de estruturação da Universidade, foi possível graças ao respaldo legal da UFPR e do apoio efetivo da Itaipu Binacional e da Fundação PTI. O IMEA-UNILA foi a unidade precursora da UNILA.

O Instituto Mercosul de Estudos Avançados (IMEA-UNILA) é um órgão suplementar da Reitoria, no qual a pluralidade de ideias e o estímulo à reflexão sobre a integração regional pelo conhecimento compartilhado nas áreas das Ciências Naturais, Engenharias, Humanidades, Letras, Artes, Ciências Sociais e Aplicadas, são constantemente fomentados. Inicialmente, o Instituto foi formado pelas estruturas do Conselho Consultivo Latino-Americano (CONSULTIN), Colégio de Cátedras Latino-Americanas (CATELAM) e Coordenação Científica Colegiada que, juntos, elaboraram as atividades de ensino, pesquisa e extensão da Universidade.

Desde julho de 2017, o IMEA-UNILA conta com uma Coordenação, atualmente a cargo do professor doutor Lucas Ribeiro Mesquita, que tem a incumbência de estruturá-lo, dinamizando suas atividades junto aos quatro Institutos Latino-Americanos, a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, e de Relações Institucionais e Internacionais. Além de promover e apoiar eventos como os fóruns e as cátedras que procuram expor problemas e propor soluções para a integração política, econômica, social e cultural da América Latina, a Coordenação tem como meta favorecer a constituição de núcleos de investigação avançada a partir da liderança de pesquisadores produtivos, efetivos e visitantes estrangeiros e seniores da UNILA.

A Coordenação do IMEA-UNILA procura interagir com outros órgãos suplementares da Reitoria, tal como na constituição do centro de documentação da Biblioteca Latino-Americana para a difusão de materiais das atividades e da produção científica desenvolvidas no Instituto, ou ainda, pelo apoio à efetiva constituição da Editora da UNILA como selo de qualidade, que abarque obras de relevância intelectual para o público universitário e de cunho educacional para a sociedade latino-americana.