Você está aqui: Página Inicial > Institucional > Fronteira Trinacional
conteúdo

Fronteira Trinacional

publicado 17/05/2017 12h11, última modificação 14/06/2022 12h12
Foz do Iguaçu e a Região Trinacional

A UNILA está situada na cidade de Foz do Iguaçu, localizada no Extremo-Oeste do Paraná, na Região Trinacional formada por Argentina, Brasil e Paraguai, sendo o principal polo de desenvolvimento econômico na região.  Por abrigar as Cataratas do Iguaçu, a cidade é o segundo destino turístico mais visitado no Brasil. Rodeadas por uma reserva natural com uma área de 250 mil hectares, as Cataratas são um patrimônio natural brasileiro e argentino, podendo ser visitadas a partir dos dois países. O atrativo recebe, somente do lado brasileiro, mais de um milhão de visitantes por ano.

cataratas.jpg


Outras atrações de Foz do Iguaçu são a Itaipu Binacional, o Marco das Três Fronteiras (a foz do Rio Iguaçu no Rio Paraná), a Ponte Internacional da Amizade (divisa entre Brasil e Paraguai), a Ponte da Fraternidade (divisa entre Brasil e Argentina) e o Parque das Aves.

 

População

De acordo com o último censo realizado na região, a população de Foz do Iguaçu é de aproximadamente 260 mil habitantes (IBGE/2010). A cidade possui uma composição étnica muito variada, abrigando mais de 72 nacionalidades. Apesar da existência de três fronteiras, a região assiste a um acelerado processo de integração econômica, cultural e demográfica, num fenômeno único na América Latina.

foz-do-iguacu.jpg

 

As cidades limítrofes de Ciudad del Este (Paraguai) e Puerto Iguazú (Argentina) têm 350 mil e 80 mil habitantes, respectivamente. A população global da Região Trinacional é estimada em 700 mil habitantes, tanto na área urbana como na rural.

 

Acesso

É possível chegar a Foz do Iguaçu tanto pelo Brasil quanto pelo Paraguai ou pela Argentina. De automóvel, vindo pelo Brasil, o acesso é pela rodovia BR-277. A partir de Ciudad Del Este, é possível chegar a Foz do Iguaçu pela Ponte Internacional da Amizade, e de Puerto Iguazú, pela Ruta 12, que depois se transforma na Avenida Mercosul, em território brasileiro.

A passagem pela fronteira entre Brasil e Paraguai pela Ponte da Amizade pode ser feita por veículos (particulares, ônibus interurbanos, táxis ou motocicletas) e a pé. Já na fronteira entre Brasil e Argentina a passagem é só para veículos automotores, incluindo ônibus interurbanos.

Na região de Foz do Iguaçu há três aeroportos internacionais: o Aeroporto Internacional Cataratas (IGU), em Foz do Iguaçu; o Aeroporto Internacional Guarani (AGT), em Ciudad del Este, no Paraguai; e o Aeroporto Internacional Cataratas del Iguazú (IGR), em Puerto Iguazú, na Argentina.

A região também possui três rodoviárias que operam linhas regionais, nacionais e internacionais, ligando Foz do Iguaçu às principais cidades do Brasil, Paraguai e Argentina.

Para outras informações, visite os endereços abaixo:

Cidade de Foz do Iguaçu | Cidade de Puerto Iguazu (Argentina)| Ciudad del Este (Paraguai) | Google Maps Região Trinacional