Você está aqui: Página Inicial > Biblioteca | BIUNILA > Perguntas Frequentes
conteúdo

Perguntas Frequentes

publicado 11/01/2019 21h05, última modificação 14/06/2023 19h43
Aqui você encontrará respostas às perguntas sobre o uso da biblioteca e seus serviços.

 

fotoperguntasfrequentes.jpgQual o horário de funcionamento da biblioteca?

BIUNILA - Parque Tecnológico Itaipu (PTI)
Horário de atendimento: 
Segunda a sexta: das 8h às 22h

BIUNILA Jardim Universitário
Horário de atendimento:
Segunda a sexta: das 8h às 22h

*em períodos de férias e recesso este horário pode ser alterado para 8h às 18h, consulte os informes.

Como solicitar a declaração de NADA CONSTA?

Solicite por e-mail circulacao.biunila@unila.edu.br ou entre no SIGAA Módulo Biblioteca em "Verificar minha situação/Emitir documento de quitação". Dúvidas: Manual de Nada Consta.

Quem pode fazer empréstimos?

Acadêmicos de graduação, pós-graduação, servidores docentes e técnicos administrativos da Unila.

Quantos materiais posso emprestar? 

Discentes de Graduação 5 (cinco) materiais com status "normal" e 2 (dois) materiais com status "especial". Discentes de Pós-Graduação e servidores 7 (sete) materiais com status "normal" e 3 (três) materiais com status "especial". Dúvidas, consulte nosso Regulamento.

Quanto tempo posso ficar com uma obra?

- Aluno de graduação: 7 dias.
- Aluno de pós-graduação e servidores: 14 dias.

Os itens podem ser renovados até 8 vezes, pelo SIGAA, desde que o usuário não esteja com atrasos ou o item reservado por outro usuário. Materiais com tarja amarela (especiais),  que não permitem renovação.

Tenho um livro em atraso, posso retirar outro?

Não. Materiais em atraso bloqueiam qualquer tipo de empréstimo, renovação ou reserva.

Existem obras que não podem ser emprestadas?

Obras de referência, publicações periódicas, normas técnicas, exemplares marcados com “fita vermelha”, coleção IMEA e mapas.

Algum material tem empréstimo especial?

Materiais com tarja amarela (Especiais). Podem ser emprestados, mas não podem ser renovados via SIGAA. Na data de vencimento do empréstimo especial é necessário comparecer com o material no balcão de atendimento para devolução e novo empréstimo, caso necessário e não haja reserva.

Existe alguma penalidade para quem atrasa as obras?

Sim, o usuário fica suspenso pelo período equivalente aos dias de atrasos multiplicado pela quantidade de livros, ou seja, 1 dia de suspensão para cada dia de atraso, multiplicado pelo número de obras emprestados. Exemplo: 2 livros atrasados por dois dias (2 x 2 = 4 dias).

Caso o usuário queira, pode optar em pagar a multa (R$1,00 por dia para cada obra emprestada).

Como proceder para efetuar o pagamento da multa?

A GRU (Guia de Recolhimento da União) deve ser gerada no balcão de empréstimos, depois deve ser impressa através do SIGAA pelo próprio usuário, em seguida ser paga em agência do Banco do Brasil, e apresentar o recibo no balcão de empréstimos.

Como proceder para fazer renovação pela internet?

Acessando o SIGAA, no menu Biblioteca, clique em “renovar meu empréstimos".

Obras com reserva podem ser renovadas?

Não.

Quantas reservas posso fazer por vez?

Apenas uma obra por usuário.

Onde retiro a obra reservada?

No balcão de empréstimos da biblioteca que pertence o material.

Qual prazo para retirar a obra reservada?

O usuário tem até 24 horas para retirar o material, depois desse período é encaminhado para o próximo usuário da lista de espera.

Como sei se minha reserva está disponível?

Será contatado pelo e-mail cadastrado no SIGAA.

Emprestei material e perdi ou danifiquei a obra, e agora?

É necessária a reposição do item, sendo necessário ser da mesma edição extraviada ou  edição mais nova.

Emprestei material e danifiquei ou perdi a obra e o livro não é mais publicado, o que fazer?

Comparecer a BIUNILA e conversar com o responsável pelo Setor de Circulação para resolver o que será feito.

Tenho alguns livros para doação, o que devo fazer?

Entre em contato com a biblioteca através do e-mail colecoes.biunila@unila.edu.br ou pelo telefone 3522-9825.
Ou consulte a página de serviços para mais informações. 

Todos os livros que eu doar irão para o acervo?

Não, depende da relevância das obras para o acervo. Caso haja a recusa do material, recomenda-se a doação para outras instituições que poderão aproveitar melhor o material.

Outras Informações:

Acesse nossos  Manuais e Tutoriais.
E a página de Serviços BIUNILA, que descreve todos os serviços ofertados.