Você está aqui: Página Inicial > Informes > Ei, calouro(a)! Não se perca nas siglas!
conteúdo

Vida Universitária

Ei, calouro(a)! Não se perca nas siglas!

ESTUDANTES

Se você chegou recentemente à UNILA e ainda está se ambientando nesse universo de siglas e nomes, então este conteúdo pode ser útil. Confira!
publicado: 01/08/2023 17h52, última modificação: 04/08/2023 17h04

Ingressar no universo acadêmico abre um mundo de possibilidades – especialmente na UNILA, onde convivem diferentes culturas e idiomas. Mas tudo isso também traz alguns desafios: adaptação com a rotina e ritmo acadêmicos, barreiras linguísticas, ambientação com uma nova cidade e até com um novo país. Em meio a esse mundo de descobertas e novidades, você ainda se depara com um aglomerado de letras que parecem não fazer sentido: JU, DEACA, CI, PRAE, PTI, PROGRAD, SIGAA, LSU… Mas, calma! Confira as dicas abaixo e não se perca nas siglas! 

Unidades da UNILA

JU: Jardim Universitário (Avenida Tarquínio Joslin dos Santos, 1000)
- Neste local, utilizam-se os prefixos G (Ginásio) e C (Prédio Central).

PTI: Parque Tecnológico Itaipu (Avenida Tancredo Neves, 6731)
- No PTI, são utilizadas as iniciais B (Bloco), E (Espaço/Corredor) e S (Sala). Já a abreviação BAR refere-se ao “Bloco Antigo Refeitório”.

CI: Campus Integração (Avenida Tancredo Neves, 3147)
- Nesta unidade, utiliza-se a inicial A (Alojamento).

Acesse mais informações sobre as unidades e endereços.

Algumas macrounidades e áreas de interesse estudantil

PROGRAD: Pró-Reitoria de Graduação
- É a instância administrativa responsável por planejar, coordenar e controlar as atividades de ensino de graduação. Dentro da PROGRAD, estão algumas das principais áreas de apoio aos estudantes.

DEACA: Departamento de Administração e Controle Acadêmico
- Atua em questões relacionadas à graduação, como a oferta de componentes curriculares, planos de ensino, consolidação de turmas e calendário acadêmico.

DAAA: Departamento de Apoio Acadêmico ao Aluno
- Responsável pela gestão de programas que ampliam a vivência acadêmica de discentes de graduação e por ações pedagógicas que se articulam com o ensino e o desempenho acadêmico.

Acesse mais orientações a discentes.

PRAE: Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis

- Realiza o acolhimento do discente através de ações, auxílios e atendimentos de profissionais da Psicologia, Enfermagem, Medicina e do Serviço Social, com o objetivo de democratizar as condições de permanência na educação superior, minimizar os efeitos das desigualdades, reduzir as taxas de retenção e evasão e contribuir para a promoção da inclusão social.

DEAS: Departamento de Atendimento à Saúde do Estudante
- Desenvolve ações e atividades no campo da saúde, visando à melhoria da qualidade de vida e bem-estar dos estudantes.

SEPSICO: Seção de Psicologia
- Busca atender os discentes de graduação e pós-graduação através de estratégias de prevenção, promoção e restabelecimento da saúde; e contribuir com ações que visam ao desenvolvimento psicopedagógico e educacional da comunidade acadêmica.

Acesse mais informações sobre assistência estudantil.

PROINT: Pró-Reitoria de Relações Institucionais e Internacionais 

- Unidade administrativa responsável pela promoção, coordenação, estímulo, supervisão, controle e avaliação das ações de internacionalização da UNILA. Busca estabelecer estratégias para dar cumprimento à vocação internacional da Universidade, desenvolvendo atividades de intercâmbio acadêmico-científico, tecnológico e cultural com instituições universitárias, centros de pesquisa, públicos e privados, órgãos governamentais e organizações nacionais e internacionais.

SAE: Seção de Apoio ao Estrangeiro 

- A PROINT, por meio da SAE, é responsável pela realização do Processo de Seleção Internacional de estudantes. Atua na mediação de soluções junto aos órgãos competentes, visando ao acolhimento e à permanência do(a) discente regular e em mobilidade internacional. Além disso, a SAE é responsável por orientar, auxiliar e facilitar os trâmites de obtenção e renovação da Carteira de Registro Nacional Migratória (CRNM) junto ao Departamento da Polícia Federal em Foz do Iguaçu.

PROEX: Pró-Reitoria de Extensão

- Área responsável por planejar, elaborar, coordenar e acompanhar as atividades, as políticas de extensão e as relações com a sociedade, articuladas ao ensino e à pesquisa, junto aos diversos segmentos sociais. Busca incentivar o desenvolvimento sustentável e a transformação social; integrar o conhecimento científico e o da comunidade num processo dialógico permanente; unir conhecimentos teóricos e práticos no levantamento dos problemas da comunidade; e promover a inclusão social através da construção e da socialização do conhecimento e da integração de culturas.

PRPPG: Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação 

- A PRPPG dedica-se a estimular a vocação científica em todos os níveis de ensino e em todas as áreas acadêmicas, através de programas que contemplam, entre outras ações, a concessão de bolsas de Iniciação Científica para os alunos da UNILA. Nesse sentido, busca elaborar, propor e coordenar a política de pesquisa institucional, em consonância com a filosofia, os propósitos e a missão da UNILA e com as outras instâncias administrativas da Universidade.

DIC: Divisão de Iniciação Científica 

-  É a área responsável por acompanhar todas as ações de iniciação científica na UNILA, que vão desde implementação ao pagamento das bolsas, atenção a Chamadas Públicas que envolvam a IC, organização do evento de IC na instituição, entre outras atividades.

NIT: Núcleo de Inovação Tecnológica 

- Tem como objetivo viabilizar políticas institucionais de inovação, facilitando a interação entre a Universidade e o setor produtivo, e propiciando aos pesquisadores suporte à Propriedade Intelectual, Inovação e Empreendedorismo. Também busca promover a adequada proteção das invenções geradas na UNILA.

Acesse mais informações sobre a PRPPG.

SACT: Secretaria de Apoio Científico e Tecnológico 

- Fazem parte da estrutura da SACT o Departamento de Laboratórios de Ensino (DELABEN), responsável pelo atendimento aos laboratórios de ensino e pesquisa nas unidades Jardim Universitário e Rio Almada; e a Divisão de Apoio Logístico aos Laboratórios (DALL), responsável pelo atendimento aos laboratórios de ensino e pesquisa na unidade Parque Tecnológico Itaipu.

BIUNILABiblioteca da UNILA

- BIUNILA Central (PTI)
- BIUNILA Jardim Universitário (JU)

Acesse mais informações sobre a Biblioteca.

Institutos

ILAACH: Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História

- Integram o ILAACH os centros interdisciplinares de Antropologia, Educação e História (CIAEH) e de Letras e Artes (CILA). 

Cursos que fazem parte do ILAACH:

Antropologia – Diversidade Cultural Latino-Americana | Cinema e Audiovisual | História – Licenciatura | História - América Latina | Letras – Espanhol e Português como Línguas Estrangeiras  | Mediação Cultural - Artes e Letras | Música

ILAESP: Instituto Latino-Americano de Economia, Sociedade e Política

- Compõem o ILAESP os centros interdisciplinares de Integração e Relações Internacionais (CIIRI) e de Economia e Sociedade (CIES).

Cursos que fazem parte do ILAESP:

Administração Pública e Políticas Públicas | Ciência Política e Sociologia | Ciências Econômicas – Economia, Integração e Desenvolvimento | Desenvolvimento Rural e Segurança Alimentar | Filosofia | Relações Internacionais e Integração | Serviço Social

ILACVN: Instituto Latino-Americano de Ciências da Vida e da Natureza 

- Integram o ILACVN os centros interdisciplinares de Ciências da Natureza (CICN) e de Ciências da Vida (CICV).

Cursos que fazem parte do ILACVN:

Biotecnologia | Ciências Biológicas – Ecologia e Biodiversidade | Ciências da Natureza – Biologia, Física e Química | Engenharia Física | Matemática | Medicina | Química – Licenciatura | Saúde Coletiva

ILATIT: Instituto Latino-Americano de Tecnologia, Infraestrutura e Território 

- Compõem o ILATIT os centros interdisciplinares de Tecnologia e Infraestrutura (CITI) e de Território, Arquitetura e Design (CITAD).

Cursos que fazem parte do ILATIT:

Arquitetura e Urbanismo | Engenharia Civil de Infraestrutura | Engenharia de Energia | Engenharia de Materiais | Engenharia Química | Geografia (Licenciatura) | Geografia (Bacharelado)

SIGAA: Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas

- O SIGAA é a sua Secretaria Acadêmica Virtual. Ele é composto por módulos que reúnem atividades relativas ao Ensino, Pesquisa, Extensão, Monitoria, Bibliotecas, Processo Seletivo, Secretarias, Apoio ao Estudante e Infraestrutura.

Acesse mais informações sobre o cadastro no SIGAA.

Outras informações importantes estão disponíveis no Guia de Sobrevivência do(a) Calouro(a): português / espanhol.

Consulte, também, o Glossário Terminológico da UNILA.

E para ficar por dentro das principais ações que rolam na Universidade, acompanhe os canais oficiais de comunicação da UNILA:
Site institucional
La Semana Unilera (LSU)
Instagram 
Facebook 
YouTube 
Twitter 
TikTok

registrado em: , , ,