Você está aqui: Página Inicial > Pró-Reitoria de Relações Internacionais - PROINT > Mobilidade Acadêmica
conteúdo

Mobilidade Acadêmica

publicado 31/03/2017 08h41, última modificação 25/07/2019 15h17
Com a mobilidade acadêmica, a UNILA oferece a possibilidade de estudantes, docentes e servidores realizar estudos no país e no exterior

A Mobilidade Acadêmica – ou o Intercâmbio, como é mais conhecido – tem por objetivo proporcionar uma experiência cultural e acadêmica enriquecedora, não somente para o indivíduo que a realiza, mas também para as instituições envolvidas, através da troca de conhecimentos, práticas e experiências. 

Na UNILA, o setor responsável por coordenar as mobilidades acadêmicas é a Seção de Mobilidade – SEMA/PROINT, que através de suas ações, busca fomentar esta prática em nossa universidade.

A mobilide pode ser realizada por discentes, docentes e técnico-administrativos, através de editais específico ou de forma livre. Da mesma forma, existe a possibilidade de receber de outras instituições, nacionais ou internacionais, estudantes, professores e taes.

As diretrizes da Mobilidade Acadêmica da UNILA são fornecidas pela Resolução CONSUN nº 029/2014.

 

Editais


Relatórios

 
Modalidades 

 

Os intercâmbios podem ocorrer em algumas modalidades:

Convenio Bilateral

Nestes casos existe um convênio específico que possibilita o intercâmbio entre a UNILA e outra Universidade. Sua Universidade de origem deve entrar em contato conosco para enviar sua candidatura.

Este es el caso es el más común, donde existe un convenio entre la UNILA y outra Universidad. Su Universidad de origen debe debe enviarnos formalmente la postulación de los estudiantes.

 

Programas de Intercambio BRACOL, BRAMEX, PAME

Nestes casos tratam-se de Universidades que trabalham em rede e anualmente são definidos novos grupos de universidades para trabalharem juntas, bem como as metodologias dos intercâmbios. 

En este caso se trata de universidades que trabajan en red y que cada año definen la metodología de sus intercambios de manera grupal. La Unviersidad contraparte debe postular formalmente al estudiante.

 

Intercambio LIVRE

Ocorre quando o estudante encontra-se matriculado em alguma Universidade que não possui convênio com a UNILA e quer fazer intercâmbio aqui ou vice-versa. Neste caso a área de relações internacionais e mobilidade de sua Universidade deve entrar em contato conosco, para definir os critérios da Mobilidade.

Este es el caso de estudiantes que se encuentran inscriptos en una universidad extranjera que no tiene convenio con la UNILA y de todas maneras desean estudiar un corto periodo acá o vice-versa. En este caso se debe tomar contacto con el Área de Movilidad Académica para comenzar con el proceso de postulación.

 

ANDIFES

A mobilidade entre IES Federais Brasileiras não requer convênio prévio e é realizada através do convênio ANDIFES. Esta modalidade é exclusiva para estudantes matriculados em IES Federais Brasileiras.

 

Contato

Seção de Mobilidade Acadêmica 
mobilidade.proint@unila.edu.br
+55 45 3529-2798 
Avenida Silvio Américo Sasdelli, 1842 - Vila A
3º Piso - sala 308