Você está aqui: Página Inicial > Especialização > Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família
conteúdo

Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família

publicado 08/12/2017 13h06, última modificação 11/01/2019 23h59
Apresentação

O Programa da Residência Multiprofissional em Saúde da Família é um curso de Pós-Graduação na modalidade lato sensu e que possui uma carga horária total de 5760 horas, divididas em 20% teóricas e 80% práticas. A carga horária semanal do residente é de 60 horas. Ao final do curso o pós-graduando obterá o título de Especialista em Saúde da Família na modalidade residência. O curso tem duração de dois anos tendo como início a primeira semana de março de 2016. São oferecidas 12 vagas para profissionais graduados na área da saúde distribuídas da seguinte maneira: 02 vagas para Enfermagem, 02 vagas para Fisioterapia 02 vagas para Nutrição, 02 vagas para Psicologia, 02 vagas para Odontologia e 02 vagas para Bacharel em Saúde Coletiva. Os profissionais selecionados terão bolsas a serem liberadas sobre total responsabilidade do Ministério da Educação.

 

As atividades a serem realizadas no curso irão contribuir para a produção de tecnologias assistenciais e gerenciais, com vistas ao apoio e à consolidação da saúde da família na região. O Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família vai induzir as mudanças no modelo assistencial, uma vez que envolve os diferentes protagonistas da formação, ou seja, o ensino e serviço participando das trocas de experiências e compartilhando o processo educativo no cotidiano do trabalho das ESF. Todos aprendem nesta relação, na medida em que se desenvolve um novo perfil de profissional de saúde, humanizado e comprometido com o saber e poder coletivo, único capaz de responder às reais necessidades de saúde das pessoas, famílias e comunidade.

   

O objetivo geral do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família é:

   

Formar profissionais de saúde com conhecimentos, habilidades e atitudes para atuar na Estratégia de Saúde da Família e Núcleo de Apoio à Saúde da Família, na perspectiva do cuidado integral à saúde nos diferentes ciclos de vida familiar considerando o planejamento estratégico local, a organização do processo de trabalho em equipe e as abordagens interdisciplinares e interssetoriais no campo da saúde.

 

A metodologia do curso privilegia a integração entre teoria e prática e o desenvolvimento de conteúdos que permitam sustentar a construção de habilidades e atitudes adequadas às concepções e processo de trabalho na Estratégia Saúde da Família. Neste contexto, o desenvolvimento de práticas que rompa o paradigma biomédico, e priorizem as ações de diagnóstico da situação de saúde, a promoção, proteção, prevenção, e cuidado continuado das pessoas, famílias e comunidades. O trabalho das ESF não se restringe ao espaço da Atenção Primária à Saúde, mas incluem outros contextos produtivos da saúde, os serviços de referência especializada e hospitalar, os quais contemplam a integralidade da atenção à saúde na estratégia Saúde da Família no âmbito do Sistema Único de Saúde. A Residência Multiprofissional será desenvolvida tendo três eixos estruturantes: a aprendizagem no trabalho, as necessidades de saúde da população do território das USF e a integralidade do cuidado. A inserção dos residentes no serviço de saúde deverá ser efetiva, potencializando o vínculo e o compromisso com pacientes, famílias e comunidade.