conteúdo

Formação Continuada Docente

publicado 10/07/2025 14h10, última modificação 30/10/2025 17h24

Ações de Formação Continuada aos Docentes de Graduação

As ações de formação continuada para os professores da graduação são realizadas semestralmente, com o objetivo de promover momentos de reflexões sobre a docência no Ensino Superior, abordando temáticas importantes para pensar os desafios e necessidades no processo de ensino e aprendizagem atualmente. 

Estas atividades são planejadas e realizadas pela PROGRAD, a partir do levantamento de temáticas juntos aos docentes e aos institutos latino-americanos, a fim de trazer assuntos que abordem as maiores necessidades formativas dos nossos professores. Os eventos são encaminhados para a SECADES/PROGEPE, que realiza também encaminhamentos administrativos e financeiros .

São realizadas por meio de palestras, oficinas, minicursos, entre outras modalidades, ofertadas para todo o corpo docente na intenção de instigar trocas de experiências e um ambiente reflexivo.

Conheça as atividades realizadas:

I Seminário de Formação Pedagógica da UNILA 

II Seminário de Formação Pedagógica da UNILA 

III Seminário de Formação Pedagógica da UNILA

Mesa redonda do SAFOR: Apoio pedagógico aos estudantes universitários: desafios e estratégias no âmbito institucional e docente 

Oficina Formativa para docentes e técnicos administrativos em Educação: (Re)pensando o apoio pedagógico na universidade  

Ciclo Formativo Episteme indígena: contribuições para novas perspectivas didático-pedagógicas:

Ciclo Formativo Saberes Pedagógicos e o processo de inclusão de acadêmicos surdos no Ensino Superior

Roda de conversa Projetos Pedagógicos de Curso das licenciaturas: experiências nos cursos de graduação da UNILA

Roda de conversa Metodologias ativas e participativas: experiências nos cursos de graduação da UNILA

Ciclo Formativo Diálogos sobre a Docência no Ensino Superior

Ciclo Formativo Diálogos sobre os Desafios da Docência no Ensino Superior

O currículo e a avaliação no Ensino Superior: concepções e realidades no contexto latino-americano e caribenho

 

RELATÓRIO DO LEVANTAMENTO DAS NECESSIDADES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE NA UNILA

 

No final do ano de 2024, a Pró-Reitoria de Graduação da UNILA realizou duas ações para mapeamento das necessidades formativas na área do ensino: 1) reuniões com os institutos e centros interdisciplinares 2)  encaminhamento de um formulário online para os docentes da instituição. Ambos visando levantar as principais necessidades educacionais para temáticas de formação docente. 

O presente relatório tem como objetivo apresentar os dados do levantamento das necessidades de formação continuada docente na UNILA, cujos resultados contribuirão para mapeamento das necessidades formativas e de planejamento das ações de formação continuada a serem oferecidas nos semestres letivos: 2025/2, 2026/1, 2026/2 e 2027/1.

O Ciclo formativo Diálogos sobre os desafios da docência no Ensino Superior foi construído considerando o cotidiano pedagógico da UNILA e olhando todas essas contribuições. Nesse sentido, os próximos ciclos formativos estão sendo construídos também nessa perspectiva, ou seja, juntamente com o formulário de avaliação dessas atividades que serão ofertadas para o contínuo aprimoramento.

Agradecemos pela dedicação e pelo envolvimento de todos(as). A participação de cada um(a) é essencial para a construção dos espaços formativos com diálogos, troca de experiências, rodas de conversa, entre outros.  

Em caso de dúvidas ou sugestões, permanecemos à disposição.