Formação Continuada Docente
Ações de Formação Continuada aos Docentes de Graduação
As ações de formação continuada para os professores da graduação são realizadas semestralmente, com o objetivo de promover momentos de reflexões sobre a docência no Ensino Superior, abordando temáticas importantes para pensar os desafios e necessidades no processo de ensino e aprendizagem atualmente.
Estas atividades são planejadas e realizadas pela PROGRAD, a partir do levantamento de temáticas juntos aos docentes e aos institutos latino-americanos, a fim de trazer assuntos que abordem as maiores necessidades formativas dos nossos professores. Os eventos são encaminhados para a SECADES/PROGEPE, que realiza também encaminhamentos administrativos e financeiros .
São realizadas por meio de palestras, oficinas, minicursos, entre outras modalidades, ofertadas para todo o corpo docente na intenção de instigar trocas de experiências e um ambiente reflexivo.
Conheça as atividades realizadas:
I Seminário de Formação Pedagógica da UNILA
II Seminário de Formação Pedagógica da UNILA
III Seminário de Formação Pedagógica da UNILA
Mesa redonda do SAFOR: Apoio pedagógico aos estudantes universitários: desafios e estratégias no âmbito institucional e docente
Oficina Formativa para docentes e técnicos administrativos em Educação: (Re)pensando o apoio pedagógico na universidade
Ciclo Formativo Episteme indígena: contribuições para novas perspectivas didático-pedagógicas:
Ciclo Formativo Saberes Pedagógicos e o processo de inclusão de acadêmicos surdos no Ensino Superior
Roda de conversa Projetos Pedagógicos de Curso das licenciaturas: experiências nos cursos de graduação da UNILA
Roda de conversa Metodologias ativas e participativas: experiências nos cursos de graduação da UNILA
Ciclo Formativo Diálogos sobre a Docência no Ensino Superior
Ciclo Formativo Diálogos sobre os Desafios da Docência no Ensino Superior
RELATÓRIO DO LEVANTAMENTO DAS NECESSIDADES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE NA UNILA
No final do ano de 2024, a Pró-Reitoria de Graduação da UNILA realizou duas ações para mapeamento das necessidades formativas na área do ensino: 1) reuniões com os institutos e centros interdisciplinares 2) encaminhamento de um formulário online para os docentes da instituição. Ambos visando levantar as principais necessidades educacionais para temáticas de formação docente.
O presente relatório tem como objetivo apresentar os dados do levantamento das necessidades de formação continuada docente na UNILA, cujos resultados contribuirão para mapeamento das necessidades formativas e de planejamento das ações de formação continuada a serem oferecidas nos semestres letivos: 2025/2, 2026/1, 2026/2 e 2027/1.
O Ciclo formativo Diálogos sobre os desafios da docência no Ensino Superior foi construído considerando o cotidiano pedagógico da UNILA e olhando todas essas contribuições. Nesse sentido, os próximos ciclos formativos estão sendo construídos também nessa perspectiva, ou seja, juntamente com o formulário de avaliação dessas atividades que serão ofertadas para o contínuo aprimoramento.
Agradecemos pela dedicação e pelo envolvimento de todos(as). A participação de cada um(a) é essencial para a construção dos espaços formativos com diálogos, troca de experiências, rodas de conversa, entre outros.
Em caso de dúvidas ou sugestões, permanecemos à disposição.
