Institucional
Atividade formativa

A Pró-Reitoria de Graduação, o Programa de Pós-Graduação em Educação, o Núcleo de Estudos em Educação Latino-Americana e Caribenha e a Área de Educação da UNILA promoveram, no dia 20 de outubro, no auditório do Jardim Universitário, a palestra “O currículo e a avaliação no Ensino Superior: concepções e realidades no contexto latino-americano e caribenho”. Voltada a docentes e técnico-administrativos, a atividade formativa foi ministrada por Ángel Díaz-Barriga, professor da Universidade Nacional Autônoma do México e referência em toda a América Latina nessa temática.
O evento foi marcado por reflexões potentes sobre o papel das universidades públicas na construção de uma educação que reconheça a diversidade, a pluralidade epistemológica e a dimensão emancipatória do conhecimento. Além de Ángel Díaz-Barriga, a atividade contou com a participação de docentes convidados de cada um dos quatro institutos da UNILA: Cristiane Checchia (ILAACH), Luiz Faria (ILACVN), Fábio Borges (ILAESP) e Patrícia Zandonade (ILATIT). Eles trataram do histórico, do projeto e das experiências que tiveram na instituição. As falas convergiram em torno de um mesmo horizonte: reencantar o sentido da educação superior. Pensar currículo e avaliação, na perspectiva latino-americana e caribenha, é confrontar os limites da racionalidade instrumental e recolocar o humano no centro do processo formativo.
Dessa forma, o encontro mostrou que o desafio contemporâneo não é apenas metodológico, mas também ético e político. Trata-se de formar sujeitos críticos, sensíveis e solidários, capazes de ler e transformar a realidade. Como lembrou o professor Díaz-Barriga, a universidade que se pensa desde a América Latina precisa olhar para o futuro com responsabilidade histórica, cultivando esperança, diálogo e compromisso com a emancipação dos povos que a constituem.