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Programa de Educação Tutorial – PET

publicado 17/09/2018 16h03, última modificação 29/08/2024 10h07
Por meio do Programa de Educação Tutorial (PET), você pode participar de grupos de aprendizagem tutorial sob orientação de um docente tutor.

O que é

O Programa de Educação Tutorial (PET) é um programa do MEC desenvolvido por grupos de discentes, bolsistas e não-bolsistas, sob a tutoria de um docente, organizado academicamente a partir de formações em nível de graduação, por curso ou de forma interdisciplinar, nas Instituições de Ensino Superior do Brasil, orientados pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.
Uma vez criado em cada Instituição, o grupo do PET mantém suas atividades de ensino, pesquisa e extensão de forma contínua, planejadas anualmente.
Assim, busca-se a excelência na formação dos discentes bolsistas do PET, sem que haja especialização precoce dos mesmos em somente um dos três pilares da universidade.
Os grupos do PET podem ser formados no âmbito de um determinado curso de graduação, e, assim ser integrado por discentes desse curso, ou ser interdisciplinar e, dessa forma, conter discentes bolsistas de diversos cursos de graduação da Instituição de Ensino a qual está vinculado. O PET interdisciplinar é denominado como “Conexões de Saberes - diálogos entre a universidade e as comunidades populares”, e foi instituído pela Portaria nº 1, de 17 de maio de 2006, voltando-se para o desenvolvimento de ações inovadoras que ampliem a troca de saberes entre as comunidades populares e a universidade, valorizando o protagonismo dos estudantes universitários beneficiários das ações afirmativas no âmbito das Universidades públicas brasileiras, contribuindo para a inclusão social de jovens oriundos das comunidades do campo, quilombola, indígena e em situação de vulnerabilidade social.

 

 

O PET na UNILA

A UNILA abriga, atualmente, o Grupo do PET/Conexões de Saberes “Literatura e Cultura como espaços da integração da Universidade no projeto latino-americano”. A atual docente tutora do PET/UNILA, Drª. Laura Janaina Dias Amato, assumiu em 2022 com a proposta temática de trabalho para o Grupo intitulada “Línguas que acolhem: migração e refúgio na Tríplice Fronteira”.
A gestão do Programa está sob a responsabilidade da Pró-reitoria de Graduação (PROGRAD), que designou como interlocutor do PET o servidor José Fernando Schuck, responsável por apoiar administrativamente o grupo e representá-lo institucionalmente junto à Secretaria de Educação Superior (SESu) e que acumula a função de presidente do Comitê Local de Acompanhamento e Avaliação (CLAA) do PET na UNILA. Para saber mais sobre o CLAA, como por exemplo suas atribuições e membros, acesse a PORTARIA PROGRAD Nº 45/2019.
À PROGRAD, além de atuar na gestão do PET na UNILA e de apoio ao Programa, cabe aprovar o Planejamento Anual das atividades do grupo, em conformidade com o projeto pedagógico institucional e as formações em nível de graduação, acompanhar sua realização e, ainda, aprovar o Relatório Anual de atividades desenvolvidas e a Prestação de Contas de cada ano, com parecer do CLAA. 

Objetivo geral

  • Promover a formação ampla e de qualidade acadêmica dos alunos de graduação envolvidos direta ou indiretamente com o programa, estimulando a fixação de valores que reforcem a cidadania e a consciência social de todos os participantes e a melhoria dos cursos de graduação. 

Objetivos específicos

 Estimular a melhoria do ensino de graduação através de: 

  • Desenvolvimento de novas práticas e experiências pedagógicas no âmbito do curso;

  • Desenvolvimento de ações que procurem integrar o ensino, a pesquisa e a extensão;

  • Atuação dos bolsistas como agentes multiplicadores, disseminando novas ideias e práticas entre o conjunto dos alunos do curso;

  • Interação dos bolsistas do Programa com os corpos docente e discente da instituição, inclusive em nível de pós-graduação, quando for o caso;

  • Participação em atividades características de programas de pós-graduação;

  • Desenvolvimento de atividades que promovam o contato dos bolsistas e demais alunos do curso com a realidade social em que o grupo/curso/ou IES estejam inseridos, estimulando o desenvolvimento de uma consciência do papel do aluno/curso/IES perante a sociedade.

  • Oferecer uma formação acadêmica de excelente nível, visando à formação de um profissional crítico e atuante, através de:

  • Desenvolvimento de ações coletivas e capacidade de trabalho em grupo;

  • Facilitação do domínio dos processos e métodos gerais e específicos de investigação, análise e atuação da área de conhecimento acadêmico-profissional;

  • Envolvimento dos bolsistas em tarefas e atividades que propiciem o APRENDER FAZENDO E REFLETINDO SOBRE;

  • Discussão de temas éticos, sócio-políticos, científicos e culturais relevantes para o País e/ou para o exercício profissional e para a construção da cidadania;

  • Promoção da integração da formação acadêmica com a futura atividade profissional, especialmente no caso da carreira universitária, através de interação constante com o futuro ambiente profissional;

  • Participação, com igual ênfase, em projetos de ensino, pesquisa e extensão. 

Relatórios


Legislação e normativas do PET

A regulamentação do PET, estabelecida nos dispositivos legais e oficiais, como leis, portarias, resoluções e manuais operacionais, define o funcionamento, a organização administrativa e acadêmica, bem como o processo de acompanhamento e avaliação dos grupos e sua forma de gestão. Atualmente, a regulamentação abrange os seguintes documentos:

Lei nº 11.180, de 23 de setembro de 2005 - Institui o Programa de Educação Tutorial – PET.
Portaria nº 1, de 17 de maio de 2006 - Institui o Programa Conexões de Saberes: diálogos entre a universidade e as comunidades populares.
Portaria nº 976, de 27 de julho de 2010 - Atualizada pela Portaria n° 343/2013 – dispõe sobre o Programa de Educação Tutorial – PET.
Portaria n° 343, de 24 de abril de 2013 - Altera dispositivos da Portaria MEC nº 976, de 27 de julho de 2010, que dispõe sobre o Programa de Educação Tutorial – PET.
Resolução nº 36, de 24 de setembro de 2013 - Estabelece os procedimentos para creditar os valores destinados ao custeio das atividades dos grupos PET aos respectivos tutores.
Resolução/CD/FNDE nº 42, de 4 de novembro de 2013 - Estabelece orientações e diretrizes para o pagamento de bolsas a estudantes de graduação e a professores tutores no âmbito do Programa de Educação Tutorial (PET).
Manual de Orientações Básicas do PET, versão 2006 - Apresenta o Programa e orienta os interessados quanto aos objetivos, procedimentos, atividades, avaliação e benefícios.

 Formulários

Contato

Tutora: Laura Janaína Dias Amato - laura.amato@unila.edu.br

Interlocutor: José Fernando Schuck - jose.schuck@unila.edu.br

PROGRAD: prograd@unila.edu.br