Você está aqui: Página Inicial > Pró-Reitoria de Graduação - PROGRAD > Vida Acadêmica > Colação de Grau
conteúdo

Colação de Grau

publicado 05/02/2019 17h23, última modificação 23/03/2021 09h54
Orientações sobre cerimônia de colação de grau pública coletiva e colação de grau em gabinete

A colação de grau, além de um momento de celebração da conclusão do curso, é um ato obrigatório na legislação brasileira que consiste na leitura do juramento pelo formando(a) e a outorga do grau pelo Reitor(a) ou autoridade designada.  

PROGRAD, Registro e Diplomação:

Responsável pela verificação dos componentes curriculares e repassar para agendamento da outorga do grau.
Contato: registro.diplomacao@unila.edu.br | +55 (45) 3522-9701

Departamento de Cerimonial e Protocolo:

Responsável pela cerimônia de colação de grau (outorga).
Contato: cerimonial.gabinete@unila.edu.br | (45)  3522 9635 | 3522 9682 

 

Colação de grau em gabinete

De acordo com as medidas de segurança sanitária contra a COVID-19, todas as cerimônias estão sendo realizadas exclusivamente no formato virtual.

As datas são agendadas uma vez por mês conforme disponibilidade da reitoria.

As solicitações para colação de grau em gabinete devem ser feitas através do SIGAA, na página do discente, aba 'solicitações', com pelo menos 10 dias de antecedência da cerimônia pré-agendada.

O concluinte deverá fazer a leitura do juramento do curso que será entregue ao aluno pela equipe do Departamento de Cerimonial e Protocolo. O desenvolvimento da cerimônia tem a duração média de 15 minutos e sua ordem consiste na abertura, juramento, outorga de grau e encerramento;

Previsão de datas para as cerimônias virtuais 

Calendário Colação de Grau  2021
Março 11/03
Abril 01/04
Maio 13/05
Junho 09/06
Julho 08/07
Agosto 12/08
Setembro 14/09
Outubro 07/10
Novembro 11/11
Dezembro 09/12

 

Requisitos

Para participar da colação de grau, o discente deverá ter integralizado todos os componentes curriculares previstos no PPC de seu curso, incluindo as Atividades Acadêmicas Complementares, Estágios e ainda, estar em regularidade com o ENADE. 

 

Emissão de Certificado de Conclusão

No dia da colação de grau, após o fim da cerimônia, estará disponível no Portal do Discente o Certificado de Conclusão de Curso, documento com validação eletrônica, oficial, e válido para comprovação de conclusão do curso, até a emissão do Diploma.  

 

Emissão de Diploma

A requisição do diploma se dá a partir da assinatura da ata de Colação de Grau. O documento será emitido pelo PROGRAD em até 60 dias após a data de Colação de Grau. Para a emissão do diploma, serão utilizadas as informações pessoais contidas no cadastro do formando, tais como cidade de nascimento, documento de identidade, e-mail de contato, entre outros. É de responsabilidade do estudante conferir e manter atualizados os seu dados no SIGAA, e caso necessário, solicitar atualização ou alteração de informações junto a Secretaria Acadêmica Central - SAC, com a finalidade de evitar eventuais equívocos na emissão do diploma. Ainda, para a emissão do diploma, o formando não poderá contar com nenhuma pendência junto à UNILA, tais como empréstimo de livros, prestação de contas, envio da versão final do TCC e afins. 

Será informado através do e-mail cadastrado no SIGAA, quando o DIPLOMA estiver disponível para ser retirado, bem como, o procedimento e local para retirada. Para a retirada por terceiros, é necessário que seja feita a nomeação de um representante através de uma procuração, com firma reconhecida em cartório (para estudantes em território nacional), ou devidamente apostilado (para estudantes no exterior). A procuração original deverá ser apresentada no ato da retirada do diploma. Caso necessário, este é um MODELO de procuração. 

 

Histórico Final

O histórico final poderá ser emitido após a colação de grau e verificação de possíveis pendências. O egresso terá acesso ao histórico final pelo SIGAA, ou poderá solicitá-lo na Secretaria Acadêmica. No histórico final não constam trancamentos, cancelamentos ou reprovações. Ficam disponíveis apenas as aprovações junto da nota e frequência para cada componente. 

 

Acesse aqui todas as orientações sobre a cerimônia de colação de grau pública coletiva.