Você está aqui: Página Inicial > Pró-Reitoria de Graduação - PROGRAD > Vida Acadêmica > Colação de Grau
conteúdo

Colação de Grau

publicado 05/02/2019 17h23, última modificação 15/02/2024 16h09
Orientações sobre cerimônia de Colação de Grau pública coletiva e Colação de Grau virtual

Colação de Grau

A colação de grau, além de um momento de celebração da conclusão do curso, é um ato obrigatório na legislação brasileira que consiste na leitura do juramento pelo formando(a) e a outorga do grau pelo Reitor(a) ou autoridade designada.   

CERIMÔNIAS COLETIVAS PRESENCIAIS - AUDITÓRIO MARTINA - JU.
10/05/2024 - Publicação de Edital de Alunos Aptos a Colar Grau, pela DIRD (2023.2)

20 a 23/05/2024 - Período de Cerimônias de Colação de Grau (2023.2)
*
As datas por Instituto só serão distribuídas após a finalização das inscrições de participação. Instruções estarão dispostas no edital da DIRD. 

 Acesse aqui todas as orientações sobre a cerimônia de colação de grau pública coletiva.

 

Colação de Grau Mensal VIRTUAL

As cerimônias são realizadas através de videoconferência.

As datas estão pré-agendas uma vez ao mês conforme cronograma abaixo.

As solicitações para colação de grau em gabinete devem ser feitas através da   Central de Serviços, com pelo menos 10 dias de antecedência da cerimônia pré-agendada.

Acesse aqui o tutorial.

Após a realização da requisição, o Departamento de Cerimonial e Protocolo enviará a convocação por e-mail para participação na cerimônia. 

No desenvolvimento da cerimônia virtual, o concluinte deverá realizar a leitura do juramento do curso seguido da outorga do Grau pelo Reitor ou autoridade designada. O tempo médio de duração da  cerimônia é de 20 minutos.

Cronograma para Cerimônias Virtuais de Colação de Grau

Calendário Colação de Grau  Virtual
Fevereiro 23/02
Março 21/03

 

Requisitos

Para participar da colação de grau, o discente deverá ter integralizado todos os componentes curriculares previstos no PPC de seu curso, incluindo as Atividades Acadêmicas Complementares, Estágios e ainda, estar em regularidade com o ENADE. 

 

Emissão de Certificado de Conclusão

No dia da colação de grau, após o fim da cerimônia, estará disponível no Portal do Discente o Certificado de Conclusão de Curso, documento com validação eletrônica, oficial, e válido para comprovação de conclusão do curso, até a emissão do Diploma.  

 

Emissão de Diploma

O processo de registro e diplomação é automático, o documento será emitido pelo PROGRAD em até 60 dias após a data de Colação de Grau.

Para a emissão do diploma, serão utilizadas as informações pessoais contidas no cadastro do formando, tais como cidade de nascimento, documento de identidade, e-mail de contato, entre outros. É de responsabilidade do estudante conferir e manter atualizados os seus dados no SIGAA, e caso necessário, solicitar atualização ou alteração de informações junto a Secretaria Acadêmica Central - SAC, com a finalidade de evitar eventuais equívocos na emissão do diploma. Ainda, para a emissão do diploma, o formando não poderá apresentar pendências junto à UNILA, tais como empréstimo de livros, prestação de contas, envio da versão final do TCC, documentos de escolaridade e afins.

Em atendimento a Portaria 554/2019/MEC, informamos que a partir de 2022, à UNIVERSIDADE FEDERAL DA INTEGRAÇÃO LATINO-AMERICANA – UNILA, passou a emitir Diplomas de graduação somente em formato digital, assinado eletronicamente por meio do sistema da universidade, pelo SEPRO e registrado no Ministério da Educação - MEC.

 O Diplomado receberá via e-mail 2 arquivos:

1. Representação visual (.pdf) do Diploma com chave para validação no site da UNILA

2. Arquivo (.xml) para validação no site do Ministério da Educação - MEC

 

Histórico Final

O histórico final poderá ser emitido após a colação de grau e verificação de possíveis pendências. O egresso terá acesso ao histórico final pelo SIGAA, ou poderá solicitá-lo na Secretaria Acadêmica. No histórico final não constam trancamentos, cancelamentos ou reprovações. Ficam disponíveis apenas as aprovações junto da nota e frequência para cada componente. 

 

 

PROGRAD, Registro e Diplomação:

Responsável pela verificação dos componentes curriculares e repassar para agendamento da outorga do grau.
Contato: registro.diplomacao@unila.edu.br | +55 (45) 3522-9701

Departamento de Cerimonial e Protocolo:

Responsável pela cerimônia de colação de grau (outorga).
Contato: cerimonial.gabinete@unila.edu.br | (45) 3522 9635 | 3522 9682