Você está aqui: Página Inicial > Pró-Reitoria de Graduação - PROGRAD > Programas > Programa de Monitoria Acadêmica - PROMA
conteúdo

Programa de Monitoria Acadêmica - PROMA

publicado 17/09/2018 16h03, última modificação 23/04/2021 12h12
Programa de Monitoria Acadêmica - PROMA

O que é

O Programa de Monitoria Acadêmica é um instrumento para a melhoria do aprendizado que contribui tanto com a formação do estudante que atua como monitor, possibilitando a experiência com a docência, quanto no reforço do aprendizado dos discentes que possuem dificuldades nos conteúdos das disciplinas do curso de graduação. Viabiliza atividades de acompanhamento discente, vinculadas às necessidades de formação acadêmica dos estudantes, aprimorando o processo de ensino e aprendizagem relacionado ao conteúdo programático dos componentes curriculares de seus cursos.

A Pró-Reitoria de Graduação, junto com o DAAA, docentes e alunos perceberam a necessidade de implementação de projetos de monitoria para reforçar as aulas e consequentemente diminuir as reprovações. Com a organização do Programa, a cada semestre, é feita a solicitação acerca da disponibilidade orçamentária com a PROPLAN e o processo de empenho dos recursos da monitoria.

O docente interessado em participar do Proma é o responsável por elaborar o projeto de monitoria e cadastrá-lo no SIGAA dentro do prazo estipulado em edital. É também responsável por auxiliar os monitores na preparação dos materiais, na preparação das atividades e orientar em relação aos discentes ouvintes. O monitor fica responsável por auxiliar os estudantes ouvintes, estudar o material de apoio e desenvolver as atividades planejadas pelo coordenador/orientador do projeto, além de elaborar relatórios de atividades mensais e o relatório final.

 

Como funciona

O Departamento de Apoio Acadêmico ao Aluno é responsável pela elaboração e divulgação do edital de submissão de projetos de monitoria e do edital de seleção de monitores. Também é responsável pelos trâmites relacionados ao pagamento das bolsas aos monitores bolsistas.

Os docentes interessados em participar do PROMA devem elaborar uma proposta conforme os critérios estabelecidos em edital e submetê-la no SIGAA para apreciação do coordenador de curso em que o componente curricular será ofertado ou para chefia do Departamento de Acompanhamento do Ciclo comum de Estudos.

Após a análise e avaliação, pela Comissão de Monitoria, de todos os projetos submetidos, o DAAA divulga os editais de resultado e de classificação dos projetos, com a distribuição das bolsas.

Os docentes coordenadores dos projetos que foram deferidos nos editais de resultado, cadastram o processo seletivo de escolha dos monitores no SIGAA e o DAAA publica um edital específico com as regras e prazos para a seleção dos monitores. Os estudantes interessados em atuar como monitores podem realizar a inscrição no SIGAA para participar da seleção dos projetos no prazo especificado em edital.

Depois de realizar a seleção, o docente coordenador do projeto cadastra o resultado do processo seletivo no sistema e convoca os estudantes aprovados para assumirem a vaga de monitor no projeto e para assinar eletronicamente o termo de compromisso no SIGAA.

Um edital de resultado da seleção dos monitores de todos os projetos é divulgado com todas as orientações aos monitores aprovados no processo de seleção.

Depois de assumirem a convocação do docente no SIGAA, todos os monitores bolsistas e voluntários deverão cadastrar mensalmente um relatório de atividades/frequência. Os coordenadores dos projetos deverão validar no SIGAA os relatórios de atividades/frequência dos monitores, inserindo a frequência de participação do monitor nas atividades descritas no relatório.

Durante o semestre em que o projeto está ocorrendo, o docente coordenador/orientador e o(s) monitor(es) realizarão atividades de atendimento às necessidades/dificuldades dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos do componente curricular ao qual o projeto faz parte.

Após o término do projeto, para finalizar a monitoria e permitir que o sistema libere os certificados de participação, com a carga horária contabilizada através do cadastro e validação de todos os relatórios mensais, o coordenador do projeto de monitoria e o discente monitor deverão cadastrar no SIGAA o relatório final.

 

Quando acontece

O PROMA acompanha o calendário acadêmico e o edital para submissão de projetos é lançado no início de cada semestre, auxiliando os alunos que estejam cursando o componente curricular naquele semestre.

Relatórios

Saiba mais

  • RESOLUÇÃO Nº 17/2018/COSUEN - Estabelece novas normas para o Programa de Monitoria Acadêmica da Universidade Federal da Integração Latino-Americana – UNILA (PROMA-UNILA).

  • RESOLUÇÃO Nº 2/2020/COSUEN – Altera normas do Programa de Monitoria Acadêmica da Universidade Federal da Integração Latino-Americana – UNILA (PROMA-UNILA).

 

Editais

Os editais referentes ao Programa de Monitoria Acadêmica (PROMA) são publicados no Portal de Editais da Graduação, no site da UNILA, no link: <https://documentos.unila.edu.br/?combine=&field_tipo_tid=All&field__rg_o_respons_vel_tid=17&field_errata_value=All&items_per_page=100>.
O Departamento de Apoio Acadêmico ao Aluno – DAAA é responsável pelo Programa de Monitoria Acadêmica.

Contato

Fones: +55 (45) 3522-9747 | +55 (45) 3522-9705  | +55 (45) 3522-9704  
E-mail: 

Perguntas frequentes

1) Como faço para participar do programa de monitoria acadêmica para atuar como monitor em uma disciplina?

R.: É necessário acompanhar a publicação dos editais do PROMA. Na primeira etapa, são publicados os editais para os docentes submeterem os projetos que vinculam componentes curriculares que serão ofertados e que necessitam de monitores para auxiliar os estudantes que possuem dificuldades nesses componentes.

Na segunda etapa, após a publicação do edital de resultado final da classificação de todos os projetos de monitoria que foram submetidos, com a distribuição das bolsas, é publicado o edital de seleção dos monitores. Neste edital, constam todas as orientações, regras e prazos para os estudantes que pretendem atuar como monitores nos componentes curriculares dos projetos. Os interessados devem realizar a inscrição nos processos seletivos dos projetos exclusivamente pelo SIGAA/ Portal do Discente.

 

2) Quando e onde são publicados os editais do PROMA?

R.: Os editais do Programa de Monitoria Acadêmica são publicados semestralmente. Todos esses editais são publicados e estão disponibilizados no site da UNILA. Para ter acesso, é necessário clicar em “Portal de Editais”, na página principal da UNILA. Em “Documentos e Editais, clicar em Graduação. Na página Portal de Documentos, localizar os editais da monitoria. Também é possível acessar clicando aqui: Portal de Editais.

 

3) Qual é a normativa que regulamenta o PROMA na UNILA?

R.: O Programa de Monitoria Acadêmica da UNILA é regulamentado pela RESOLUÇÃO Nº 17/2018/COSUEN.

 

4) Para participar do PROMA, é necessário entregar alguma documentação?

R.: Não. Os procedimentos que envolvem a monitoria são realizados exclusivamente no SIGAA, conforme os prazos estabelecidos nos editais. É importante que o estudante interessado em participar de algum projeto de monitoria mantenha todos os seus dados (telefones, e-mails, dados bancários, etc.) atualizados no sistema, além de acessar regularmente o e-mail institucional.

 

5) Quem pode atuar como monitor nos projetos de monitoria?

R.: Todos os estudantes que estão regularmente matriculados nos cursos de graduação da UNILA poderão realizar a inscrição para participar dos processos seletivos dos projetos. Após participar da seleção, conforme os critérios do docente, o estudante aprovado será convocado para assumir a monitoria no SIGAA e assinar eletronicamente o termo de compromisso.

 

6) É possível ser monitor bolsista e também receber uma bolsa de extensão, de iniciação científica ou de estágio?

R.: Conforme a RESOLUÇÃO Nº 2/2020/COSUEN que alterou a RESOLUÇÃO Nº 17/2018/COSUEN, a monitoria remunerada tem caráter temporário e não poderá ser acumulada com estágios remunerados (obrigatórios ou não obrigatórios) e bolsas de outras ações acadêmicas, exceto quando se tratar de bolsas recebidas no âmbito das Políticas de Assistência Estudantil.

  

7) Como realizo a inscrição em um processo seletivo de um projeto de monitoria?

R.: É necessário verificar no edital de seleção dos monitores quais os projetos que serão executados e quais são os componentes curriculares que estão vinculados em cada um deles. Depois, acessar o SIGAA/ Portal do Discente> Aba Monitoria>Inscrever-se em Seleção de Monitoria. Em tipo de bolsa, selecionar a opção “Monitoria”. Ao clicar em “buscar” o sistema vai apresentar todas os processos seletivos que foram cadastrados pelos docentes coordenadores dos projetos de monitoria. Também é possível visualizar os detalhes de cada projeto e o quantitativo de bolsas remuneradas e não remuneradas (voluntárias) ofertadas. Ao clicar em “cadastrar interesse”, o interessado é direcionado para a página de inscrição da seleção do projeto. Nos dados da prova seletiva, o estudante poderá verificar todas as informações da prova de seleção, como requisitos, data da prova, local e horário. Após preencher as informações solicitadas, clicar em “Inscrever-se na seleção”.

 

8) Posso realizar mais de uma inscrição nos processos seletivos dos projetos de monitoria?

R.: Sim. Mas será necessário realizar um novo login no SIGAA para cada nova inscrição que pretenda realizar e verificar a data de realização de cada prova.

  

9) Após participar da seleção, é necessário realizar algum procedimento no sistema?

R.: Após participar do processo seletivo de escolha dos monitores, é necessário verificar o resultado da seleção no sistema e acompanhar a publicação do edital de resultado do processo de seleção dos monitores. Caso o estudante seja aprovado na seleção, o docente vai realizar a convocação do estudante para assinatura eletrônica do termo de compromisso no SIGAA/ Portal do Discente.

 

10) Quantas bolsas são ofertadas pelo PROMA?

R.: É necessário acessar o edital de seleção dos monitores e verificar o quantitativo de bolsas remuneradas e não remuneradas (voluntárias) distribuídas para cada projeto.

 

11) É possível participar da monitoria sem bolsa, somente na modalidade voluntária?

R.: Sim. No edital de seleção dos monitores, é possível verificar se o projeto que o estudante pretende participar foi contemplado com bolsas não remuneradas (voluntárias). É necessário também verificar com o docente coordenador do projeto a possibilidade de incluir uma vaga de monitor voluntário na proposta do projeto.

  

12) Os monitores precisam entregar algum relatório ou outra documentação que comprove a realização das atividades para fins de pagamento da bolsa?

R.: Sim. Após assumir a monitoria, todos os monitores (bolsistas e voluntários) deverão cadastrar mensalmente um relatório de atividades / frequência no SIGAA, descrevendo as atividades desenvolvidas no período. Além do relatório, o monitor deverá anexar no sistema uma lista de presença.

Os docentes coordenadores dos projetos de monitoria deverão analisar e validar esses relatórios, inserindo o percentual da frequência correspondente ao total de horas mensais de efetiva participação do monitor nas atividades.

No caso do monitor bolsista, a bolsa só será encaminhada para pagamento se o relatório estiver cadastrado pelo monitor e validado pelo docente dentro do prazo definido no edital.

Após o término do projeto, todos os monitores e docentes coordenadores dos projetos também deverão cadastrar um relatório final no SIGAA. Este relatório final, permitirá finalizar cada monitoria para que o sistema libere os certificados.

 

13) O PROMA emite certificados de participação para os estudantes que atuaram como monitores nos projetos?

R.: Sim. Tantos os monitores bolsistas quanto os monitores não remunerados (voluntários) poderão receber certificados de participação após o término do projeto.

 

14) Qual é a carga horária para a realização das atividades de monitoria? No certificado de monitoria vai constar a carga horária?

R.: A monitoria remunerada terá, obrigatoriamente, carga horária de 20 horas (vinte horas)

semanais. Já a monitoria não remunerada terá, obrigatoriamente, carga horária miníma de 12 horas (doze horas) semanais.

A carga horária total que vai constar no certificado é contabilizada de acordo com os relatórios de atividades/ frequência que foram mensalmente cadastrados e validados.

 

15) Para receber a bolsa de monitoria, é necessário ter uma conta bancária, pode ser conta poupança?

R.: É obrigatório que o monitor bolsista possua conta bancária em seu próprio nome. A conta bancária poderá ser corrente ou poupança. Entretanto, não serão aceitas contas conjuntas, contas em bancos do exterior, contas em bancos digitais (TIPO NUBANK) ou contas tipo “fácil”.