Você está aqui: Página Inicial > Pró-Reitoria de Graduação - PROGRAD > Programas > Monitoria Acadêmica
conteúdo

Monitoria Acadêmica

publicado 17/09/2018 16h03, última modificação 12/01/2019 00h21
Programa de Monitoria Acadêmica - PROMA

O QUE É

O Programa de Monitoria Acadêmica é um instrumento para a melhoria do aprendizado que contribui tanto com a formação do estudante que atua como monitor, possibilitando a experiência com a docência quanto no reforço do aprendizado dos discentes que possuem dificuldades nos conteúdos das disciplinas do curso de graduação. Viabiliza atividades de acompanhamento discente, vinculadas às necessidades de formação acadêmica dos estudantes, aprimorando o processo de ensino e aprendizagem relacionado ao conteúdo programático dos componentes curriculares de seus cursos.

O docente interessado em participar do Proma é o responsável por elaborar o projeto de monitoria e cadastrá-lo no SIGAA dentro do prazo estipulado em edital. É também responsável por auxiliar os monitores na preparação dos materiais, na preparação das atividades e na orientação do monitor em relação aos discentes ouvintes. O monitor fica responsável por auxiliar os estudantes ouvintes, estudar o material de apoio e desenvolver as atividades planejadas pelo coordenador/orientador do projeto, além de elaborar relatórios de atividades e relatório final.

O Departamento de Apoio Acadêmico ao Aluno é responsável pela divulgação do edital de submissão de projeto de monitoria e do edital de seleção de monitores.

 

COMO FUNCIONA

A Pró-Reitoria de Graduação, junto com o DAAA, docentes e alunos perceberam a necessidade das monitorias para reforçar as aulas e consequentemente diminuir as reprovações. Com a organização, a cada semestre, do Programa é feita a solicitação acerca da disponibilidade orçamentária com a PROPLAN e o processo de empenho dos recursos da monitoria.

Os docentes interessados em participar do PROMA devem elaborar uma proposta conforme o edital e submetê-la no SIGAA para apreciação do coordenador de curso em que o componente curricular será ofertado ou para chefia do Departamento de Acompanhamento do Ciclo comum de Estudos dentro do prazo estipulado.

Os Projetos de Monitoria poderão ser:

a) de iniciativa coletiva de docentes, dos colegiados de curso, das áreas, das Unidades Acadêmicas, entre outros;

b) de iniciativa docente individual para um (ou mais) componente (s) curricular (es) que será (ão) ministrado (s) no semestre.

A Prograd analisa as projetos e avalia de acordo com alguns critérios: a) projetos de monitoria que contemplem os componentes curriculares com maior número de reprovações no último semestre em que foi ministrado;

b) projetos de monitoria que contemplem os componentes curriculares com maior número de discentes matriculados na turma que receberá monitoria no semestre atual;

c) projetos de monitoria que contemplem dois ou mais componentes curriculares;

d) docente com maior tempo de dedicação ao componente curricular do projeto.

As bolsas de monitoria serão distribuídas às Unidades Acadêmicas proporcionalmente ao número de discentes ativos nos cursos pertencentes a cada Unidade. E após a divulgada a classificação final de todos os projetos submetidos, o edital para seleção dos estudantes é divulgado para que os interessados possam se inscrever no SIGAA para participar do processo seletivo que é conduzido pelos docentes que submeteram as propostas.

O docente coordenador/orientador do projeto cadastra o resultado do processo seletivo no sistema e convoca os aprovados para assumirem a vaga. Um edital de resultado da seleção dos monitores de todos os projetos é divulgado com todas as orientações aos monitores aprovados no processo de seleção.

Depois de assumirem a convocação da monitoria no SIGAA, todos os monitores bolsistas e voluntários deverão cadastrar mensalmente no referido sistema um relatório de atividades/frequência.

Os coordenadores/ orientadores dos projetos deverão validar mensalmente no SIGAA os relatórios de atividades/frequência dos monitores, inserindo a frequência de participação do monitor nas atividades descritas no relatório.

No término do projeto, para que o sistema contabilize a carga horária de participação e libere os certificados, o coordenador/orientador e discente monitor deverão cadastrar no SIGAA um relatório final.

 

QUANDO ACONTECE

O PROMA acompanha o calendário acadêmico tendo atividades semestrais que auxiliam os alunos que estejam cursando a matéria naquele semestre.

A monitoria é realizada em sala de aula, em contra turno com as aulas do curso.


SAIBA MAIS

Resolução 005/2013 - Estabelece normas para o desenvolvimento de monitorias nos cursos de graduação da Universidade Federal da Integração Latino- Americana – UNILA.


O Departamento de Apoio Acadêmico ao Aluno – DAAA – é responsável pelo PADTCC.

Contato
Fones: 3529.2885 ou 3576.7367
E-mail: prograd.daad@unila.edu.br