Tutoria de Apoio à Permanência
Programa de Tutoria de Apoio à Permanência de estudantes indígenas, haitianos(as), migrantes, refugiados(as) e portadores(as) de visto humanitário
O que é?
É uma ação de monitoria acadêmica voltada para o acolhimento e atendimento das demandas dos alunos Indígenas, Haitianos(as), Migranates, Refugiados e Portadores de Visto Humanitário, com o objetivo de apoiar seu processo de adaptação acadêmica e de integração ao curso de graduação, contribuindo para sua permanência por meio de atividades de ensino, e visando um ensino-aprendizagem de qualidade que resulte em melhoria dos seus índices de rendimento nas áreas que apresentam maior necessidade.
Entende-se por Tutoria de Apoio à Permanência de estudantes indígenas, haitianos(as), migrantes, refugiados(as) e portadores(as) de visto humanitário o processo de ensino-aprendizagem e de orientação acadêmica, no qual os(as) tutores(as) devem promover a integração à comunidade acadêmica e a aprendizagem ativa dos(as) tutorandos(as), através de inclusão, vivência, reflexões e discussões em clima de cooperação entre pares.
As atividades do programa serão realizadas por meio de grupos de tutoria, que .contarão com a participação de estudantes tutorandos(as), tutores(as) e a supervisão, acompanhamento e orientação de um(a) coordenador(a) e um(a) vice-coordenador(a), sendo estes(as) os(as) responsáveis pelo projeto de tutoria.
Os grupos de tutoria buscarão propiciar o trabalho conjunto e a cooperação entre seus(as) membros(as), a análise compartilhada das dificuldades de adaptação à vida acadêmica na UNILA e a socialização e o intercâmbio de estratégias que auxiliem os(as) estudantes indígenas, haitianos(as), migrantes, refugiados(as) e portadores(as) de visto humanitário na construção de sua autonomia no decorrer da experiência acadêmica.
Objetivos
A Tutoria de Apoio à Permanência de estudantes indígenas, haitianos(as), migrantes, refugiados(as) e portadores(as) de visto humanitário da UNILA tem como objetivo:
I - reforçar a equidade de oportunidades acadêmicas promovida pela lei de cotas, pelas políticas de ingresso e de ações afirmativas da UNILA;
II - inserir os(as) estudantes indígenas, haitianos(as), migrantes, refugiados(as) ou portadores(as) de visto humanitário na realidade universitária, a fim de minimizar as barreiras sociais, culturais e acadêmicas existentes, por meio do apoio ao processo de adaptação e integração acadêmica, e à construção de sua autonomia no curso de graduação ou pós-graduação;
III - cooperar para a permanência dos(as) estudantes pertencentes a grupos específicos, por meio de atividades de ensino que resultem em melhoria dos seus índices de rendimento nas áreas que apresentam maior necessidade e para a integralização de seu curso de graduação;
IV - promover a igualdade ou equidade de condições ao acesso, à permanência e ao percurso formativo e de conclusão nos cursos de graduação e de pós-graduação de estudantes indígenas, haitianos(as), migrantes, refugiados(as) e portadores(as) de visto humanitário;
V - contribuir para a permanência dos(as) estudantes indígenas, haitianos(as), migrantes, refugiados(as) e portadores(as) de visto humanitário, por meio de ações de acompanhamento e de orientação que proporcionem a mediação de conhecimentos específicos necessários à formação acadêmica em cursos de graduação e pós-graduação;
VI - complementar o trabalho educativo realizado em sala de aula, através da oferta de orientação e acompanhamento acadêmico/pedagógico aos estudantes indígenas, haitianos(as), migrantes, refugiados(as) e portadores(as) de visto humanitário;
VII - contribuir para a qualificação do ensino, por meio da consolidação e difusão da tutoria como prática de formação na graduação e pós-graduação;
VIII - promover o desenvolvimento acadêmico dos(as) tutores(as) através do diálogo intercultural associado à reflexão sobre a diversidade como pertinente a sua formação em nível superior;
IX - criar condições para o(a) tutor(a) aprofundar suas reflexões sobre diferentes aspectos do currículo do seu curso e sobre o desenvolvimento de habilidades relacionadas à docência em sua área de formação acadêmica;
X - fomentar o desenvolvimento de práticas e a produção do conhecimento sobre as atividades desenvolvidas no âmbito da Tutoria de Apoio à Permanência dos(as) estudantes indígenas, haitianos(as), migrantes, refugiados(as) e portadores(as) de visto humanitário na UNILA; e
XI - contribuir para o sucesso da Política de Ações Afirmativas da Universidade, assegurando melhores condições de permanência e desenvolvimento acadêmico de estudantes de graduação pertencentes a grupos específicos.
Como funciona?
A gestão do programa de Tutoria de Apoio à Permanência de Estudantes indígenas, haitianos(as), migrantes, refugiados(as) e portadores(as) de visto humanitário será realizada de forma conjunta pela Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) e Secretaria de Ações Afirmativas (SECAFE).
O programa será organizado em grupos de tutoria, conforme quadro a seguir:
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GRUPO |
COORDENAÇÃO |
PÚBLICO-ALVO |
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I - ILAACH |
Samarys Lynette Cruz Báez e Mario Ramão Villalva Filho |
Estudantes indígenas, migrantes, refugiados e portadores(as) de visto humanitário |
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II - ILACVN |
Maria Eta Vieira e Gleisson Alisson Pereira de Brito |
Estudantes indígenas, migrantes, refugiados e portadores(as) de visto humanitário |
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III - ILAESP |
Simone Carvalho e Tatiana Pereira Carvalhal |
Estudantes indígenas, migrantes, refugiados e portadores(as) de visto humanitário |
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IV - ILATIT |
Gisele Suhett Helmer e Victor Arturo Martinez Leon |
Estudantes indígenas, migrantes, refugiados e portadores(as) de visto humanitário |
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V - HAITIANOS(AS) |
Ana Paula de Araujo Lopez e Laura Janaina Dias Amato |
Estudantes haitianos(as) |
Quando acontece?
A seleção de tutores(as) do programa ocorre anualmente, por meio da divulgação de edital no Portal de Editais.
Editais
Os editais referentes ao Programa de Tutoria de Apoio à Permanência de estudantes indígenas, haitianos(as), migrantes, refugiados(as) e portadores(as) de visto humanitário são publicados no Portal de Documentos - Unidade responsável PROGRAD.
Contato
Fones: +55 (45) 3522-9747
E-mail: prograd.programas@unila.edu.br
