Você está aqui: Página Inicial > Pró-Reitoria de Graduação - PROGRAD > Programas > Monitoria para Estudantes Indígenas, Refugiados e Portadores de Visto Humanitário
conteúdo

Monitoria para Estudantes Indígenas, Refugiados e Portadores de Visto Humanitário

publicado 03/02/2021 13h51, última modificação 10/01/2024 12h06

ATENÇÃO

Com a publicação do edital nº. 208/2023/PROGRAD, de 27 de novembro de 2023, esse programa passou a integrar a "Tutoria de Apoio à Permanência de estudantes indígenas, haitianos(as), refugiados(as) e portadores(as) de visto humanitário".

Aguarde, em breve, a atualização desta página.

 

O que é?

É uma ação de monitoria acadêmica voltada para o acolhimento e atendimento das demandas dos alunos Indígenas, Refugiados e Portadores de Visto Humanitário, com o objetivo de apoiar seu processo de adaptação acadêmica e de integração ao curso de graduação, contribuindo para sua permanência por meio de atividades de ensino, e visando um ensino-aprendizagem de qualidade que resulte em melhoria dos seus índices de rendimento nas áreas que apresentam maior necessidade.
 

Como funciona?

Atualmente a monitoria se desenvolve em três áreas:

  1. Bilinguismo - Assessoria em Português e Espanhol: lida com processos de leitura e escrita em Português e/ou Espanhol, contemplando habilidades de interpretação textual, produção escrita e oral, elementos gramaticais e domínio dos gêneros resumo, resenha, artigo acadêmico, etc;

  2. Letramento Acadêmico e Imersão ao Ambiente Universitário: compreende aspectos amplos da vida universitária e acadêmica, como (a) ferramentas digitais usadas no ambiente acadêmico (SIGAA; e-mail zimbra; sistemas de TI da UNILA; bibliotecas digitais; busca em sites confiáveis); (b) questões que envolvem o letramento acadêmico, tais como: pesquisa acadêmica, estratégias de colaboração em trabalho em grupo, reconhecimento de gêneros textuais acadêmicos, a questão do plágio, etc; e (c) estadia, locomoção, procedimentos e protocolos da UNILA, bem como serviços de acolhimento e atendimento aos estudantes nas pró-reitorias;

  3. Matemática: trata de sanar dúvidas acerca de conteúdos basilares para o desenvolvimento dos estudos em nível de graduação, tais como: propriedades básicas dos números reais (valor absoluto, desigualdades, intervalos); funções (domínio, imagem, função composta, função inversa, esboço de gráficos por translações); funções Importantes (módulo, afim, quadráticas, logarítmicas, exponenciais e trigonométricas); polinômios (grau, raízes, fatoração, completamento de quadrado, divisão); matrizes (operações, determinante, inversa); sistemas lineares (resoluções).

 

Quando acontece?

A seleção de monitores para as três áreas ocorre anualmente, por meio da divulgação de edital único pela Prograd através do Portal de Editais.
 

Editais

Os editais referentes ao Programa de Monitoria Ensino na Modalidade de Promoção da Permanência de Estudantes Indígenas, Refugiados e Portadores de Visto Humanitário são publicados no Portal de Documentos - Unidade responsável PROGRAD. 

EDITAL Nº 17/2022/PROGRAD-  

Material de divulgação- Edital nº17/2022/PROGRAD

 

Relatórios

O Departamento de Apoio Acadêmico ao Aluno é responsável pela divulgação do edital de seleção de monitores. 

 

Contato

Fones: +55 (45) 3522-9747 | +55 (45) 3522-9705  | +55 (45) 3522-9704 
E-mail: prograd.daad@unila.edu.br