Você está aqui: Página Inicial > Pró-Reitoria de Graduação - PROGRAD > Programas > Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde

Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde

publicado 03/02/2021 13h25, última modificação 09/03/2023 15h38
Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde - PET-SAÚDE

O que é

O PET-Saúde é uma proposta do Ministério da Saúde que se encontra na nona edição cuja temática é a interprofissionalidade e as Práticas Colaborativas. Apresenta como eixo a educação pelo trabalho por constituir uma proposta que favorece mudanças na formação em saúde por meio da interdisciplinaridade, integração ensino-serviço comunidade desenvolvidas na rede de atenção à saúde.

Como funciona

O PET-Saúde fomenta a formação de grupos de aprendizagem tutorial em áreas estratégicas para o Sistema Único de Saúde (SUS). Trata-se de um instrumento para qualificação em serviço dos profissionais de saúde, bem como de iniciação ao trabalho e vivências dirigidas aos estudantes das graduações em saúde, de acordo com as necessidades do SUS. A temática do PET-Saúde traz uma proposta diferenciada dos demais PET-Saúde por promover a interprofissionalidade dentro dos cursos de graduação. Os cursos de Medicina, Saúde Coletiva e Serviço Social, apesar de serem cursos reconhecidos como da área da saúde, não apresentavam interação na sua execução de forma que os estudantes possuam contato com outras profissões da área da saúde. Por meio do PET-Saúde, houve a oportunidade das três graduações trabalharem juntas, aprenderem um com outro e juntos para desenvolverem gradativamente práticas colaborativas.

Quando acontece

O PET-Saúde ocorre conforme demanda e critérios definidos em edital estabelecido pelo Ministério da Saúde através da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES). A atual edição do PET-Saúde traz a temática da Gestão em Saúde e Assistência à Saúde e possui o período de vigência de agosto de 2022 a julho de 2023.

O PET - Saúde na UNILA

A edição 2022-23 do PET - Saúde é coordenada pelo professor Giuliano Silveira Derrosso, e conta com 40 discentes bolsistas, provenientes dos cursos de Medicina, Saúde Coletiva, e Serviço Social, que estão divididos nos seguintes grupos:

1. Gestão do Trabalho em Saúde: Novas tecnologias de informação e comunicação em saúde. (Coordenadora do grupo: Gladys Amelia Velez Benito; Tutora 1: Gladys Amelia Velez Benito; Tutora 2: Juliana Domingues; Preceptora 1: Thaissy Fernanda de Oliveira; Preceptora 2: Sheila Rodrigues Paião).
  2. Gestão da informação em saúde no contexto da Pandemia da COVID-19: Desafios e perspectivas da vigilância em saúde. (Coordenador do grupo: Thiago Luis de Andrade Barbosa; Tutor 1: Thiago Luis de Andrade Barbosa; Tutora 2: Carmen Justina Gamarra; Preceptora 1: Cinthya de Fatima Oliveira Strada; Preceptora 2: Sandra Palmeira Melo Gomes).
  3. Atenção Primária à Saúde: Gestão de sistemas e serviços em saúde - avaliação e monitoramento. (Coordenadora do grupo: Analia Rosario Lopes; Tutora 1: Analia Rosario Lopes; Tutora 2: Ludmila Mourão Xavier Gomes; Preceptora 1: Gabrielle Scrake; Preceptor 2: Felipe Sgorla).
  4. Iniciativas de Atenção à Saúde, de Gestão em Saúde, e de Educação em Saúde voltadas para a Pandemia de COVID-19; (Coordenadora do grupo: Érika Marafon Rodrigues Ciacchi; Tutora 1: Érika Marafon Rodrigues Ciacchi; Tutora 2: Rosana Alvarez Callejas; Preceptor 1: David Ramos da Silva; Preceptor 2: Bruno Sicuro).
  5. Os Cuidados com a Saúde Mental: identificação de necessidades e propostas de intervenção. (Coordenadora do grupo: Ana Paula Fonseca; Tutora 1: Ana Paula Fonseca; Tutor 2: Anaxsuell Fernando da Silva; Preceptora 1: Larissa Borges dos Santos Menezes; Preceptora 2: Cirleine Couto).

Relatórios

Saiba mais

Edital nº 10, 23 de julho de 2018 Seleção para o programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde - PET-Saúde Interprofissionalidade
O projeto é uma parceria da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) representada pela PROGRAD e a Secretaria Municipal de Saúde de Foz do Iguaçu-PR