Você está aqui: Página Inicial > Pró-Reitoria de Graduação - PROGRAD > Programas > Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde

Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde

publicado 03/02/2021 13h25, última modificação 23/04/2021 12h20
Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde - PET-SAÚDE

O que é

O PET-Saúde é uma proposta do Ministério da Saúde que se encontra na nona edição cuja temática é a interprofissionalidade e as Práticas Colaborativas. Apresenta como eixo a educação pelo trabalho por constituir uma proposta que favorece mudanças na formação em saúde por meio da interdisciplinaridade, integração ensino-serviço comunidade desenvolvidas na rede de atenção à saúde.

Como funcina

O PET-Saúde fomenta a formação de grupos de aprendizagem tutorial em áreas estratégicas para o Sistema Único de Saúde (SUS). Trata-se de um instrumento para qualificação em serviço dos profissionais de saúde, bem como de iniciação ao trabalho e vivências dirigidas aos estudantes das graduações em saúde, de acordo com as necessidades do SUS. A temática do PET-Saúde traz uma proposta diferenciada dos demais PET-Saúde por promover a interprofissionalidade dentro dos cursos de graduação. Os cursos de Medicina, Saúde Coletiva e Serviço Social, apesar de serem cursos reconhecidos como da área da saúde, não apresentavam interação na sua execução de forma que os estudantes possuam contato com outras profissões da área da saúde. Por meio do PET-Saúde, houve a oportunidade das três graduações trabalharem juntas, aprenderem um com outro e juntos para desenvolverem gradativamente práticas colaborativas.

Quando acontece

O PET-Saúde ocorre conforme demanda e critérios definidos em edital estabelecido pelo Ministério da Saúde através da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES). A atual edição do PET-Saúde traz a temática da Interprofissionalidade e das Práticas Colaborativas e possui o período de vigência de abril de 2019 a março de 2021.

Relatórios

Saiba mais

Edital nº 10, 23 de julho de 2018 Seleção para o programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde - PET-Saúde Interprofissionalidade
O projeto é uma parceria da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) representada pela PROGRAD e a Secretaria Municipal de Saúde de Foz do Iguaçu-PR