Programa Nacional de Fomento à Equidade na Formação de Professores da Educação Básica - PARFOR
O que é o PARFOR?
O Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) é um programa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), que visa contribuir para a adequação da formação inicial dos professores em serviço na rede pública de educação básica por meio da oferta de cursos de licenciatura correspondentes à área em que atuam.
O PARFOR na UNILA
A UNILA inicia sua participação no Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, a partir da aprovação da proposta do curso de Licenciatura Intercultural Indígena, no Edital conjunto n.º 23/2023/CAPES/SECADI - PARFOR Equidade.
O PARFOR Equidade visa formar professores em licenciaturas específicas para atendimento das redes públicas de educação básica ou das redes comunitárias de formação por alternância, que ofereçam educação escolar indígena, quilombola e do campo, assim educação especial inclusiva e na educação bilíngue de surdos. A PROGRAD atua no apoio à gestão institucional do PARFOR na UNILA.
Objetivos do PARFOR
- Fomentar a oferta de cursos de licenciatura cujas propostas pedagógicas atendam às especificidades da formação inicial de professores em serviço;
- Oferecer aos professores da rede pública de educação básica oportunidade de acesso à formação específica de nível superior em curso de licenciatura na área de conhecimento em que atuam;
- Estimular a aproximação entre a educação superior e a educação básica, tendo a escola onde o professor trabalha como espaço privilegiado de formação e de pesquisa.
Como funciona o PARFOR?
A participação das IES se dá por meio de Edital para seleção de propostas de cursos de licenciatura voltados para o atendimento de docentes em exercício na educação básica.
No âmbito do Parfor, a CAPES realiza o fomento à implantação de turmas especiais por Instituições de Ensino Superior (IES) em cursos de:
Primeira Licenciatura – para docentes da rede pública de educação básica que não possuem formação superior;
Segunda licenciatura – para docentes da rede pública de educação básica que possuem licenciatura em área distinta de sua atuação em sala de aula;
Formação pedagógica – para docentes da rede pública de educação básica que possuem curso superior, sem habilitação em licenciatura.
Para concorrer às vagas dos cursos ofertados, os professores devem:
Ter cadastrado seu currículo na Plataforma Freire;
Ter manifestado interesse em um dos cursos de licenciatura disponibilizados na Plataforma;
Ter sua participação deferida pela secretaria de educação à qual está vinculado;
Comprovar estar no exercício da docência na rede pública de educação básica, atuando na área do curso solicitado.
Legislação e normativas do PARFOR
A regulamentação do PARFOR, estabelecida nos dispositivos legais e oficiais, como leis, portarias, resoluções e manuais operacionais, define o funcionamento, a organização administrativa e acadêmica. Atualmente, a regulamentação abrange os seguintes documentos:
Portaria nº 62 de 27 de fevereiro de 2024: Altera a Portaria nº 220, de 21 de dezembro de 2021, que dispõe sobre o regulamento do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica - Parfor
Portaria nº 220, de 21 de Dezembro de 2021: Dispõe sobre o Regulamento do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica - Parfor
Edital nº 23/2023 - Parfor Equidade: Torna pública a seleção de propostas de oferta de cursos de licenciatura no âmbito do Programa Nacional de Fomento à Equidade na Formação de Professores da Educação Básica - PARFOR EQUIDADE
Resultado final do Edital nº 23/2023: Parfor Equidade
Contato
Coordenação Institucional do PARFOR UNILA: Márcia Cossetin - parfor@unila.edu.br
PROGRAD: prograd@unila.edu.br