Você está aqui: Página Inicial > Informes > Docência no Ensino Superior
conteúdo

Institucional

Docência no Ensino Superior

PROGRAD promoveu, em agosto, o Ciclo Formativo Diálogos sobre os Desafios da Docência no Ensino Superior. Evento contou com cinco atividades.
publicado: 08/09/2025 15h09, última modificação: 08/09/2025 15h11

Nos dias 25 a 29 de agosto, a Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) realizou o Ciclo Formativo Diálogos sobre os Desafios da Docência no Ensino Superior. Confira os detalhes de cada uma das atividades que fizeram parte da programação do evento:

Roda de conversa “A Educação Inclusiva no Ensino Superior”

A atividade teve como palestrante a professora Marivete Gesser, da UFSC, com mediação da professora Ana Paula Araujo Fonseca, da UNILA. Durante a conversa, houve um debate e reflexão acerca da Educação Inclusiva, abordando a inserção acadêmica de estudantes com deficiência no Ensino Superior. Examinou-se as implicações do capacitismo nas trajetórias acadêmicas de estudantes com deficiência no ensino superior com base em uma perspectiva interseccional. Além disso, apresentou-se elementos teórico-metodológicos voltados à construção de práticas anticapacitistas, comprometidas com o acesso coletivo, para a inclusão de estudantes com deficiência no ensino superior.

Roda de conversa “Saberes em travessia: práticas culturais, matemáticas e a educação superior em conexão”

Nesta ação, que contou com a participação da professora Alexandrina Monteiro, da Unicamp, foi realizado um diálogo sobre a educação matemática indígena, problematizando propostas pedagógicas que almejam trabalhar na fronteira, no entre saberes, de modo a ampliar a participação de saberes menores, nômades, no contexto universitário.

Roda de conversa “Experiências formativas interculturais com estudantes indígenas no contexto universitário”

Esse terceiro momento formativo também teve como palestrante a professora Alexandrina e foi espaço para dialogar sobre experiências formativas interculturais para estudantes indígenas no contexto universitário, objetivando o aprimoramento das práticas educacionais.

Roda de conversa “O uso da inteligência artificial na educação superior: possibilidades e contradições”

Com a participação do professor Mariano Pimentel, da Unirio, a atividade teve como objetivo refletir sobre os caminhos, possibilidades e limites do uso da inteligência artificial no contexto universitário.

Oficina “A Inteligência Artificial generativa e os processos didáticos na docência universitária”

Essa oficina, também ministrada pelo professor Mariano, foi voltada ao diálogo sobre as possibilidades da inteligência artificial generativa no contexto universitário.

registrado em: , ,