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Programa de Residência Pedagógica - PRP

publicado 03/02/2021 16h09, última modificação 28/04/2021 12h19

O que é

O Programa de Residência Pedagógica – PRP, constitui uma iniciativa que integra a Política Nacional de Formação de Professores, e que tem o propósito de contribuir para a formação teórico/prática nos cursos de licenciatura.
Através do fomento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, o Programa visa promover, por meio de concessão de bolsas, a atuação dos discentes de licenciatura no cotidiano da escola pública de educação básica, a partir do quinto período do curso de licenciatura.
Na UNILA o Programa teve sua segunda edição implementada no segundo semestre de 2020 com subprojetos sendo desenvolvidos nos cursos de História, Geografia e Letras – Espanhol; e contam atualmente com 1 (um) coordenador(a) Institucional; 3 (três) coordenadores de área; e 48 (quarenta e oito) “alunos residentes”; e 11 “alunos residentes” voluntários. 

Como funciona

As IES são selecionadas por meio de Edital público nacional para apresentarem projetos institucionais de residência pedagógica, os quais devem comportar subprojetos no âmbito dos diferentes cursos de licenciatura.
O Programa é desenvolvido em regime de colaboração formal com as Secretarias Estaduais e Municipais de Educação, para que formalmente e em convênio com a IES, as redes de ensino público possam receber os licenciandos residentes.
Os projetos institucionais de residência pedagógica tem duração de 18 meses, e possuem carga horária total de 414 horas de atividades, organizadas em 3 módulos com carga horária de 138 horas em cada semestre.

Os discentes de licenciatura podem se tornar “alunos residentes” através de seleção, e devem comprometer-se com uma dedicação mensal mínima de 23 horas, nas quais irão desenvolver atividades didáticos pedagógicas em escolas públicas, sob a orientação de um docente orientador do curso de licenciatura, e de um professor preceptor da escola. No caso da UNILA, as escolas participantes foram designadas pela Secretaria Estadual de Educação,

Pelo Programa, ao longo de 18 meses o aluno residente irá vivenciar a rotina escolar; conhecer seu funcionamento e cultura organizacional; acompanhar atividades de planejamento pedagógico; identificar como é feita a articulação da escola com a comunidade; observar o planejamento e trabalho do docente preceptor; elaborar planos de aulas; e desenvolver o projeto pedagógico constituído a partir do subprojeto da área a que o Programa estiver vinculado, isso sob a orientação do docente orientador da UNILA, e a supervisão do preceptor da escola em que o trabalho é desenvolvido.

Quando acontece

O Programa de Residência Pedagógica acompanha o edital para submissão de projetos que é lançado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, e que é divulgado pela PROGRAD em cooperação com o coordenador do programa na UNILA.

O último edital PRP-CAPES, foi lançado no primeiro semestre de 2020.

Relatórios

Saiba mais

Página da CAPES sobre o programa: https://uab.capes.gov.br/educacao-basica/programa-residencia-pedagogica

Editais

Os editais referentes ao Programa de Residência Pedagógica (PRP) são publicados no Portal de Editais da Graduação, no site da UNILA, no link: https://documentos.unila.edu.br/?combine=&field_tipo_tid=All&field__rg_o_respons_vel_tid=17&field_errata_value=All&items_per_page=100.

Contato

Fones: +55 (45) 3522-9753
E-mail: programa.residenciapedagogica@unila.edu.br ou prograd@unila.edu.br

Perguntas Frequentes

 

1) Como faço para participar do Programa de Residência Pedagógica?

R: É necessário acompanhar a publicação dos editais do Programa de Residência Pedagógica pela PROGRAD. É por meio do processo de seleção conduzido por esses editais, que ocorre o ingresso no Programa de docentes orientadores dos cursos de licenciatura; professores preceptores no âmbito das escolas públicas; e alunos residentes que estiverem do quinto período em diante do curso de licenciatura.

2) Quem pode participar como aluno residente?

R: Os discentes de licenciatura da UNILA que atendam aos seguintes requisitos:

- Estar regularmente matriculado no curso de licenciatura participante do Programa na área de um subprojeto;

- Ter cursado no mínimo 50% do curso ou estar cursando a partir do 5º período;

- Declarar ter condições de dedicar 25 horas mensais para o desenvolvimento das atividades do Programa de Residência Pedagógica.

 

3) Quais são os valores das bolsas concedias aos participantes do Programa de Residência Pedagógica?

R: A bolsa para alunos residentes tem o valor de R$ 400,00 (quatrocentos reais) mensais; e para preceptor tem o valor de R$ 765,00 (setecentos e sessenta e cinco reais) mensais.

4) Somente residente bolsista pode participar?

Não, o Programa permite o ingresso de alunos residentes voluntários.

 

5) O que significam os seguintes termos referidos no Projeto: Escolas-campo, aluno residente, preceptores, docente orientador, subprojeto e núcleo?

São definições específicas do Programa:

  • Escola-campo: escola pública de educação básica habilitada pela Secretaria de Educação ou órgão equivalente para participar do projeto institucional de residência pedagógica.

  • Aluno residente: discente que participa como bolsista ou voluntário, do Programa de Residência Pedagógica, desempenhando as atividades requeridas pelo programa em uma escola pública.

  • Preceptor: professor da escola de educação básica responsável por planejar, acompanhar e orientar os residentes nas atividades desenvolvidas na escola-campo.

  • Docente Orientador: docente da UNILA responsável por planejar e orientar as atividades dos alunos residentes de seu núcleo de residência pedagógica estabelecendo a relação entre teoria e prática;

  • Subprojeto: núcleo ou conjunto de núcleos organizados por áreas da licenciatura que participam do Programa de Residência Pedagógica.

  • Núcleo de residência pedagógica: grupo formado por 1 docente orientador, 3 preceptores, 24 residentes bolsistas e até 6 residentes voluntários.

 

6) Quais são os objetivos específicos do RP?

  • incentivar a formação de docentes em nível superior para a educação básica, conduzindo o licenciando a exercitar de forma ativa a relação entre teoria e prática profissional docente;

  • promover a adequação dos currículos e propostas pedagógicas dos cursos de licenciatura às orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC);

  • fortalecer e ampliar a relação entre a UNILA e as escolas públicas de educação básica para a formação inicial de professores da educação básica; e

  • fortalecer o papel das redes de ensino público na formação de futuros docentes.