Você está aqui: Página Inicial > Eventos > Ciclo Formativo "Saberes Pedagógicos"
conteúdo

Ciclo Formativo "Saberes Pedagógicos"

publicado 28/11/2023 16h27, última modificação 12/12/2023 10h42 expirado
Oficinas têm como tema as especificidades linguísticas dos surdos, direitos linguísticos e atendimento inclusivo
Quando
11/12/2023 18h30 até 12/12/2023 22h30 (America/Buenos_Aires / UTC-300)
Onde
Jardim Universitário (sala C307)
Adicionar evento ao calendário
iCal

Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) e o Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História (ILAACH) oferecem, nos dias 11 e 12 de dezembro, o Ciclo Formativo "Saberes Pedagógicos e o processo de inclusão de acadêmicos surdos no Ensino Superior". O evento, no Jardim Universitário (sala C307), terá como convidados Tania Aparecida Martins, professora-adjunta na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE - campus de Toledo), e Thiago Rafael Mazzarollo, doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) na UNIOESTE  (UNIOESTE) campus de Cascavel. As oficinas são voltadas aos docentes da UNILA. 

O Ciclo  será composto por DUAS oficinas e tem como objetivos: compreender como a modalidade visual, gestual e espacial de uma língua impacta nas construções mentais dos surdos e no processo de leitura e produção escrita da língua portuguesa; repensar a importância dos agentes envolvidos no processo de inclusão de surdos em instituições de ensino superior; refletir sobre os diferentes processos avaliativos; identificar e lançar mão de recursos linguisticamente mais inclusivos para estudantes surdos e não surdos.

Confira a programação: 

Oficina I - Conhecendo os estudantes surdos (as) do Ensino Superior e suas especificidades linguísticas

  • Data: 11 de dezembro de 2023
  • Horário: das 18h30 às 22h
  • Público-alvo: docentes da UNILA

 

Oficina II -  Produção textual e avaliação dos estudantes surdos: direitos linguísticos e atendimento inclusivo

  • Data: 12 de dezembro de 2023
  • Turma 1: das 14h00 às 17h30
  • Turma 2: das 18h30 às 22h00
  • Público-alvo: docentes da UNILA