conteúdo

TCC

publicado 07/10/2025 11h07, última modificação 07/10/2025 11h14
Trabalho de Conclusão do Curso (TCC) do curso Licenciatura Intercultural Indígena - no território Yvy Mbyte

No curso de Licenciatura Intercultural Indígena - no território Yvy Mbyte, a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso constituirá um processo que decorre, a priori, do tema escolhido para o desenvolvido no seu estágio curricular supervisionado, quando os cursistas receberão orientações mais personalizadas sobre como desenvolver um TCC. As comunidades participam desse processo como um todo e, em razão disso, os resultados das pesquisas, ou seja, os diferentes tipos de artefatos produzidos (vídeos, livros educativos, monografias, artigos, entre outros), deverão ser apresentados para que cada uma delas possa melhor compreender como os resultados obtidos podem ser empregados para elucidar seus problemas específicos.

O TCC é um componente curricular obrigatório do curso de Licenciatura Intercultural Indígena - no território Yvy Mbyte e será regido pela Resolução n.º 002/2013, aprovada pelo Conselho Universitário da Unila, por este regulamento e pelo regulamento complementar do TCC.

Antes de realizar o TCC final, o acadêmico deverá cursar os componentes curriculares, no formato disciplina, Fundamentos Teóricos-práticos de Pesquisa I e II, as quais terão sessenta horas cada e serão ofertadas no quinto e sexto semestre, respectivamente. Na disciplina Fundamentos Teóricos-Práticos de Pesquisa I o discente aprenderá como elaborar o projeto de pesquisa e na disciplina Fundamentos Teóricos-Práticos de Pesquisa II o aluno irá elaborar o projeto de pesquisa.

Para a integralização dos créditos do curso de Licenciatura Intercultural Indígena o aluno deverá realizar o TCC. Este será realizado no componente curricular, na modalidade atividade, Trabalho de Conclusão de Curso, o qual será ofertado no sétimo semestre do curso e terá como pré-requisito as disciplinas Fundamentos Teóricos-Práticos de Pesquisa I e Fundamentos Teóricos-Práticos de Pesquisa II. A carga horária para a realização do TCC é de noventa horas.

O TCC deverá resultar do desenvolvimento de projeto teórico-conceitual, descritivo, comparativo, experimental, computacional ou de revisão, em conformidade com os princípios gerais de um trabalho de pesquisa científica no campo das licenciaturas. O TCC deverá ser original. No caso de trabalho de revisão, o produto final deverá representar avanço significativo do tema abordado. O TCC pode derivar também dos dados resultantes de um estágio de caráter não obrigatório ou da Iniciação Científica feita pelo aluno. No entanto, não deve ser resultado
de atividades relacionadas ao Estágio Curricular Obrigatório, haja vista as naturezas diferenciadas deste em relação ao TCC.

O TCC deverá ser orientado por um docente do curso com compromisso assumido em documento. O orientador pode solicitar a colaboração de um coorientador que pode ser do quadro da instituição ou mesmo de fora. No caso de haver coorientador de fora da instituição será realizado um cadastro de seus dados no sistema como um vínculo institucional. As competências e atribuições do orientador, coorientador e discente que está matriculado em TCC estão definidas nas normativas da Unila e no Regulamento Complementar do TCC.

O TCC final deverá ser apresentado sob a forma oral (defesa pública) e será avaliado de acordo com os critérios definidos neste regulamento e no regulamento complementar do TCC. A defesa deverá ser realizada preferencialmente na Tekoha. A apresentação oral será realizada preferencialmente em sessão pública (presencial ou virtual) diante de uma banca avaliadora composta por três membros, sendo um deles o próprio docente orientador. Os membros da banca deverão ser profissionais formados (preferencialmente mestres ou doutores), com reconhecida competência na área de pesquisa do TCC, que serão convidados pelo docente orientador.

Digno de nota também é o fato de que o cursista poderá optar por escrevê-lo na sua língua materna, língua portuguesa, língua espanhola. Recomenda-se que as defesas dos TCC ocorram nas comunidades Guarani, garantindo assim a participação destas