Aprovada a criação da Secretaria de Ações Afirmativas e Equidade da UNILA
Unidade irá gerenciar a execução de políticas sobre inclusão e diversidade na Universidade e fomentar discussões com a comunidade local
Unidade irá gerenciar a execução de políticas sobre inclusão e diversidade na Universidade e fomentar discussões com a comunidade local
Políticas e direitos linguísticos dos povos indígenas é o tema da roda de conversa que será realizada no dia 17 de outubro, no Campus Integração, com participação da pesquisadora Vanessa Sagica, do povo Makuxi/Wapichana.
Na terça (14) e quinta (16), a Monitoria de Letramento, a CAPPI e a SECAFE promovem um plantão de matrícula para estudantes indígenas, refugiados e portadores de visto humanitário. Atividades serão no JU e no Campus Integração.
Estão abertas as inscrições para o Ciclo Formativo "Metodologias e Práticas Pedagógicas Acessíveis e Educação para as Relações Étnico-Raciais". Atividades começam no dia 28 de novembro e são destinadas a TAEs e docentes.
Ciclo Formativo “Episteme indígena: contribuições para novas perspectivas didático-pedagógicas” será realizado no Campus Integração, de 29 de novembro a 1º de dezembro.
Nos dias 7 e 8 de fevereiro, a PROGRAD e a SECAFE promoveram uma atividade formativa para os(as) acadêmicos(as) que atuarão na Tutoria de Apoio à Permanência de estudantes indígenas, haitianos(as), refugiados(as) e portadores(as) de visto humanitário.
Estudantes e servidoras da UNILA podem utilizar o espaço de amamentação do PTI. Unidade Jardim Universitário também conta com um local de apoio à maternidade/paternidade.
Nesta quarta-feira (28), às 15h, a SECAFE promove uma reunião aberta a servidoras(es) e estudantes interessadas(os) em participar da organização de atividades relacionadas ao mês de Março das Mulheres.
Texto elaborado para a semana do Dia Internacional da Mulher traz uma reflexão sobre a presença das mulheres no ambiente acadêmico, a partir de fotos disponíveis no Flickr da UNILA.
SECAFE, projeto Educom Guarani e Coletivo Indígena da UNILA promovem encontro dos estudantes indígenas da Universidade com os guaranis da Aldeia do Ocoy.
Estudante veterano (a) da UNILA participe da campanha adote um calouro (a) indígena inscrevendo-se através de formulário organizado pela Secretaria de Ações Afirmativas e Equidade
PROINT e SECAFE selecionam discentes que irão atuar como bolsistas em projetos de extensão desenvolvidos em parceria com o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania. As inscrições podem ser feitas até esta quinta-feira (25).
Com apoio da Secretaria de Ações Afirmativas e Equidade, será realizada, na quinta-feira (1º), a exibição do filme “Lembro mais dos corvos”. Evento marca a recepção de estudantes trans da UNILA.
SECAFE promove duas ações referentes ao Agosto Lilás, mês dedicado ao enfrentamento da violência contra as mulheres. Atividades estão programadas para esta quarta (21), no JU, e quinta (22), no Campus Integração.
Nesta quinta-feira (29), no Campus Integração, a SECAFE e o Comitê Municipal LGBTQIAPN+ promovem um evento em alusão ao Dia Nacional da Visibilidade Lésbica.
Em setembro, mês da inclusão social da pessoa com deficiência, diversas ações irão promover a conscientização sobre o tema. Programação começa nesta segunda-feira (2), com atividades destinadas aos cursos de licenciatura.
Primeira atividade da campanha OcupaTrans será a roda de conversa "Intersecções entre raça, gênero e etnia", nesta quinta-feira (5), no Campus Integração. Ação é realizada pelo GT de Conscientização contra a LGBTFobia, com apoio da SECAFE.
Programação desta semana da campanha Setembro Verde conta com uma ação de conscientização sobre o tema da inclusão de pessoas com deficiência. Já a Exposição Sensorial "O fazedor" foi adiada, e uma nova data será informada em breve.
Discentes indígenas da UNILA estiveram presentes no Seminário Regional Sul de escuta para implementação e criação da Universidade Indígena, que ocorreu em Chapecó/SC.
Na próxima semana, a campanha Setembro Verde ofertará duas oficinas voltadas a estudantes atendidos pelo Departamento de Acessibilidade e Inclusão da Pessoa com Deficiência, da SECAFE. A primeira delas começa na segunda-feira (16), às 14h.
Projeto Cineclube Cinelatino exibe, no dia 24 de setembro, o documentário “Assexybilidade”. Após a exibição, haverá um debate com a presença do diretor Daniel Gonçalves.
Chamada pública da SECAFE para selecionar servidoras(es) interessadas(os) em atuar como membros de Bancas de Ações Afirmativas está com inscrições abertas até 6 de outubro.
Últimas atividades da Campanha Setembro Verde deste ano serão realizadas nos dias 24, 27 e 30 de setembro. Estão programados, respectivamente, a exibição do filme “Assexybilidade”, o Encontro do Projeto Espaço iFozLibras e uma mesa-redonda.
Oficina “Kilombo como Prática para Transgredir” ocorre na quinta-feira (10), no Campus Integração. Atividade faz parte da Campanha OcupaTrans.
Terminam nesta segunda-feira (30) as inscrições para o processo seletivo de bolsa-aperfeiçoamento, que visa fomentar as ações desenvolvidas pela SECAFE. São cinco vagas exclusivas para estudantes de pós-graduação.
Ginásio da Unidade Jardim Universitário recebe, na quinta-feira (3), uma partida de goalball - modalidade paralímpica criada especificamente para pessoas com deficiência visual. Comunidade acadêmica está convidada a participar e conhecer o esporte.
Exibição do filme “Assexybilidade”, com a presença de seu diretor, Daniel Gonçalves, integrou programação do Setembro Verde na UNILA
PRAE e SECAFE promovem, a partir de terça-feira (22), um ciclo de oficinas que integra o Programa de Vivência do Alojamento Estudantil da UNILA. As inscrições estão abertas.
Projeto de extensão organiza oficina sobre saúde e migração no dia 26 de outubro. Aberta a toda a comunidade, a atividade é voltada, em especial, à população migrante, refugiada e apátrida.
SECAFE promove, em novembro, o 1º Ciclo Formativo sobre Ações Afirmativas. Inscrições podem ser feitas até 31 de outubro.