Você está aqui: Página Inicial > Informes > Educação superior indígena
conteúdo

Institucional

Educação superior indígena

Reitoria e SECAFE promovem uma roda de conversa com o secretário Nacional de Direitos Territoriais Indígenas na segunda-feira (20), no JU.
publicado: 16/10/2025 15h37, última modificação: 16/10/2025 16h37

Na próxima segunda-feira (20), a Reitoria e a Secretaria de Ações Afirmativas e Equidade (SECAFE) realizam uma roda de conversa com o secretário Nacional de Direitos Territoriais Indígenas, do Ministério dos Povos Indígenas, Marcos Vesolsoquzki Kaingang. Voltada a estudantes indígenas, a atividade ocorre no Jardim Universitário (sala C203), às 17h.

O encontro tem como objetivo fortalecer o diálogo entre os discentes indígenas, a gestão universitária e o Ministério dos Povos Indígenas, promovendo a troca de experiências sobre os desafios e as perspectivas da educação superior indígena na UNILA.

Sobre o convidado

Marcos Vesolsoquzki Kaingang é bacharel em Direito, possui experiência em assessorias, cursos e palestras, destacando-se na defesa dos direitos dos povos indígenas. Atuou na assessoria do Conselho de Missão entre Povos Indígenas (Comin), desenvolvendo cursos e materiais sobre povos indígenas. Prestou assessoria jurídica voluntária à Articulação dos Povos Indígenas da Região Sul (Arpinsul), acompanhando processos judiciais. De 2021 a 2023, exerceu a função de assessor de projetos na Fundação Luterana de Diaconia, na qual coordenava e acompanhava a execução de projetos nos territórios e comunidades indígenas da região sul do Brasil, bem como realizava o acompanhamento de projetos executados por organizações indígenas. Em 2023, foi diretor do Departamento de Mediação e Conciliação de Conflitos Fundiários Indígenas, do Ministério dos Povos Indígenas. Atualmente, exerce o cargo de secretário Nacional de Direitos Territoriais Indígenas.

registrado em: , , ,