Institucional
Atendimento das unidades
Conforme instituído pela Portaria nº 1161/2025, o recesso administrativo no âmbito da UNILA para comemoração das festas de final de ano compreenderá os períodos de 22 a 26 de dezembro de 2025 e de 29 de dezembro de 2025 a 2 de janeiro de 2026.
Confira, a seguir, os horários e as formas de atendimento das unidades administrativas e acadêmicas da UNILA durante o período:
Reitoria
Período de recesso institucional: 22/12/2025 a 02/01/2026
Retorno das atividades presenciais: 05/01/2026
Contatos durante o recesso
Gabinete da Reitoria
E-mail: reitoria.gabinete@unila.edu.br
Deise Baumgratz – Chefe de Gabinete
WhatsApp: +55 (45) 3522-9609
Assessoria da Reitoria
E-mail: assessoria.reitoria@unila.edu.br
Alisson Vinicius Silva Ferreira
WhatsApp: +55 (45) 9853-0985
Secretaria Geral do Gabinete
E-mail: reitoria.gabinete@unila.edu.br
WhatsApp: +55 (45) 3522-9637
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD)
Gabinete da PROGRAD
Horário de atendimento: 8h às 12h e 13h às 17h
Forma de atendimento: remoto
Canais: prograd@unila.edu.br | WhatsApp (45) 3522-9753
Divisão de Gestão Administrativa (DIGA)
Horário de atendimento: 8h às 12h e 13h às 17h
Forma de atendimento: remoto
Canais: administrativo.prograd@unila.edu.br | WhatsApp (45) 3522-9711
Divisão de Estágio e Atividades Acadêmicas (DEAC)
Horário de atendimento: 8h às 12h e 13h30 às 17h30
Forma de atendimento: remoto
Canais: prograd.deac@unila.edu.br | WhatsApp (45) 3522-9601
Departamento de Acompanhamento do Ciclo Comum de Estudos (DACICLO)
- De 22 a 26/12/2025: 14h às 18h
Canais: prograd.daciclo@unila.edu.br | WhatsApp (45) 3522-9740
- De 29/12/2025 a 02/01/2026: 8h às 12h e 13h às 17h
Canais: prograd.daciclo@unila.edu.br | WhatsApp (45) 3522-9676
Forma de atendimento: remoto
Departamento de Administração e Controle Acadêmico (DEACA)
Horário de atendimento: 8h às 12h e 13h30 às 17h30
Forma de atendimento: remoto
Canal: prograd.deaca@unila.edu.br
Divisão de Registro e Diplomação (DIRD)
Horário de atendimento: 8h às 12h e 13h30 às 17h30
Forma de atendimento: remoto
Canal: registro.diplomacao@unila.edu.br
Secretaria Acadêmica Central (SAC)
Horário de atendimento: 8h às 12h e 13h30 às 17h30
Forma de atendimento: remoto
Canais: prograd.sac@unila.edu.br | WhatsApp (45) 3522-9751
Departamento de Normas e Desenvolvimento Curricular (DENDC)
Horário de atendimento: 8h às 12h e 13h30 às 17h30
Forma de atendimento: remoto
Canais: prograd.dendc@unila.edu.br | WhatsApp (45) 3522-9616
Departamento de Seleção de Alunos (DESA)
Horário de atendimento: 8h às 12h e 13h30 às 17h30
Forma de atendimento: remoto
Canais: selecao.alunos@unila.edu.br | WhatsApp/Telefone (45) 3522-9659
Assessoria Pedagógica Universitária (APU)
Horário de atendimento: 8h às 12h e 13h às 17h
Forma de atendimento: remoto
Canais: prograd.assessoriapedagogica@unila.edu.br | WhatsApp (45) 3522-9705
Programas de Ensino
Horário de atendimento: 8h às 12h e 13h às 17h
Forma de atendimento: remoto
Canais: prograd.programas@unila.edu.br | programa.pibid@unila.edu.br | WhatsApp (45) 3522-9747
Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG)
Secretaria Executiva (Apoio Tático)
Horário: 8h30 às 12h30 e 13h30 às 17h30
Modalidade: remoto
Canais: prppg@unila.edu.br | WhatsApp (45) 3522-9732
Apoio Financeiro
Horário: 8h30 às 12h30 e 13h30 às 17h30
Modalidade: remoto
Canal: financeiro.prppg@unila.edu.br
Apoio administrativo do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) e CEUA
Horário: 13h às 19h
Modalidade: remoto ou presencial por agendamento
Canais: (45) 98802-1174 | cep@unila.edu.br | ceua@unila.edu.br
Divisão de Inovação Tecnológica e Fundação de Apoio (DITEFA)
Horário: 8h às 12h e 13h às 17h
Modalidade: remoto ou presencial por agendamento
Canais: nucleo.inovacao@unila.edu.br | ditefa@unila.edu.br | WhatsApp (45) 3522-9755
Departamento de Pós-Graduação
Horário: 8h às 12h e 13h às 17h
Modalidade: remoto
Canal: posgraduacao@unila.edu.br
Divisão de Pós-Graduação Lato Sensu
Horário: 7h às 11h e 13h às 17h
Modalidade: remoto ou presencial por agendamento
Canais: lato@unila.edu.br | WhatsApp (45) 98413-0692 | GLPI: servicos.unila.edu.br
Divisão de Pós-Graduação Stricto Sensu
Horário: 8h às 12h e 13h às 17h
Modalidade: remoto ou presencial por agendamento
Canais: stricto@unila.edu.br | WhatsApp (45) 3522-9615
Departamento de Pesquisa
Horário: 8h às 12h e 13h às 17h
Modalidade: remoto
Canais: pesquisa@unila.edu.br | (45) 3522-9709
Divisão de Iniciação Científica
Horário: 8h às 12h e 13h às 17h
Modalidade: remoto ou presencial por agendamento
Canais: iniciacao.pesquisa@unila.edu.br | (45) 3522-9669
Divisão de Fomento à Pesquisa
Horário: 8h às 12h e 13h às 17h
Modalidade: remoto (meet) ou presencial por agendamento
Canais: fomento.pesquisa@unila.edu.br | WhatsApp (45) 3522-9699 (ligação e/ou mensagem)
Pró-Reitoria de Extensão (PROEX)
No período de 22/12/2025 a 09/01/2026, o atendimento será online, conforme o horário do setor, com atendimento presencial por agendamento.
- Coordenadoria de Extensão - Atendimento online das 8h às 17h
E-mail: coex.proex@unila.edu.br
- Divisão de Indicadores e Comunicação da Extensão e Cultura - Atendimento online das 8h às 12h e das 13h às 17h
WhatsApp: https://wa.me/554535229925
E-mail: dicec.proex@unila.edu.br
- Departamento de Ações e Curricularização da Extensão - Atendimento online das 8h às 12h e das 13h às 17h
E-mail: dacex.proex@unila.edu.br
- Apoio SIGAA Extensão - Atendimento online das 8h às 12h e das 13h às 17h
WhatsApp: https://wa.me/554535229917
E-mail: sigaa.extensao@unila.edu.br
- Divisão de Execução Financeira da Extensão - Atendimento online das 8h às 17h
WhatsApp: https://wa.me/554535229977 | (45) 3522-9600
E-mail: financeiro.extensao@unila.edu.br
- Departamento de Cultura - Atendimento online das 8h às 17h
WhatsApp: https://wa.me/554535229920
E-mail: cultura.proex@unila.edu.br
- Serviço de Fomento à Cultura - Atendimento online das 8h às 17h
WhatsApp: https://wa.me/554535229920
E-mail: fomento.cultura@unila.edu.br
Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE)
Os seguintes setores da PRAE realizarão atendimento remoto a partir de 22/12/2025, com retorno do atendimento presencial em 05/01/2026:
Atendimento geral da PRAE e pró-reitora
Horário: 8h às 12h e 13h às 17h
Canal: prae@unila.edu.br
Divisão de Apoio Administrativo e Atendimento ao Público
Canais: atendimento.prae@unila.edu.br | WhatsApp (45) 3522-9919
Divisão de Administração e Finanças (DIAF)
Canais: subsidio.financeiro@unila.edu.br | WhatsApp (45) 3522-9983
Departamento de Atendimento à Saúde (DEAS)
Canais: saude.deas@unila.edu.br | WhatsApp (45) 3522-9808
Seção de Serviço Social
Canal: servicosocial.prae@unila.edu.br
Alojamento Estudantil (DEGEM)
Canais: alojamento.estudantil@unila.edu.br | WhatsApp (45) 3522-9980
Atendimento com especificidades
Departamento de Apoio ao Estudante (DEAE)
Atendimento prioritariamente remoto
Atendimento presencial somente mediante agendamento prévio (mínimo de 24h)
Contato:s deae.prae@unila.edu.br | WhatsApp (45) 3522-9922
Seção de Psicologia (SEPSICO)
Acolhimentos psicológicos on-line, solicitados pelo e-mail psicologia.prae@unila.edu.br
Realizados às segundas e quintas-feiras, das 13h às 16h, exceto feriados
Atendimento presencial somente mediante solicitação com antecedência mínima de 24h
Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEPE)
Gabinete do Pró-Reitor - progepe@unila.edu.br
Pró-Reitora Adjunta - proadgp@unila.edu.br
Atendimento remoto por meio de e-mails institucionais
Atendimento via telefone (45) 3522-9716, das 8h às 17h
Atendimento via WhatsApp: (45) 3522-9698, das 8h às 17h
Departamento de Promoção e Vigilância em Saúde (DPVS) - dpvs@unila.edu.br e dpvs.siass@unila.edu.br
Atendimento remoto por meio de e-mails institucionais e WhatsApp Business, das 8h às 17h
Atendimentos via WhatsApp: (45) 3522-9671 (Administrativo), (45) 3522-9720 (chefia da unidade) e (45) 3522-9968 (SIASS)
Atendimento presencial nos dias 22/12, 23/12, 29/12 e 31/12 (sala G007 - JU)
Departamento de Desenvolvimento Profissional e Pessoal (DDPP) - ddpp@unila.edu.br
Atendimento remoto por meio de e-mail institucional e via chat institucional do Gmail, das 8h às 17h
Atendimento via telefone: (45) 3522-9618
Seção de Acompanhamento de Desempenho e Carreiras (SADECA) - sadeca@unila.edu.br
Atendimento remoto por meio de e-mail institucional e via chat institucional do Gmail, das 8h às 17h
Atendimento via telefone: (45) 3522-9673
Seção de Capacitação e Desenvolvimento (SECADES) - secades@unila.edu.br
Atendimento remoto por meio de e-mail institucional e via chat institucional do Gmail, das 8h às 17h
Atendimento via telefone: (45) 3522-9721
Departamento de Administração de Pessoal - dap@unila.edu.br
Atendimento remoto por meio de e-mail institucional, das 8h às 17h
Atendimento via telefone: (45) 3522-9728
Divisão de Cadastro - cadastro.pessoal@unila.edu.br
Atendimento remoto por meio de e-mail institucional, das 8h às 17h
Atendimento via telefone: (45) 3522-9725
Divisão de Concursos e Seleções - dics@unila.edu.br
Atendimento remoto por meio de e-mail institucional, das 8h às 17h
Atendimento via telefone: (45) 3522-9737
Divisão de Pagamentos - dipag@unila.edu.br
Atendimento remoto por meio de e-mail institucional, das 8h às 17h
Atendimento via telefone: (45) 3522-9729
Pró-Reitoria de Administração, Gestão e Infraestrutura (PROAGI)
De 22 de dezembro de 2025 a 2 de janeiro de 2026, as equipes da PROAGI irão atender de forma remota, em escala por subunidade, em conformidade com o estabelecido pela Portaria nº 1161/2025/PROGEPE.
Serviços essenciais que exijam presencialidade serão mantidos normalmente e, para os demais, quando necessário atendimento presencial, deverá ser solicitado com antecedência mínima de 24 horas pelos canais digitais.
PROAGI
proagi@unila.edu.br
Coordenadoria de Compras, Contratos e Licitações (CCCL)
cccl@unila.edu.br
WhatsApp (45) 3523-9690
Departamento de Licitações (DELIC)
licitacao@unila.edu.br
Departamento de Contratos (DECON)
decon@unila.edu.br
Departamento de Logística (DELOG)
logistica@unila.edu.br
Divisão de Transportes (DITRAN)
transporte@unila.edubr
WhatsApp (45) 3529-9951
Coordenadoria de Tecnologia da Informação (CTIC)
coordenacao.ti@unila.edu.br
WhatsApp (45) 3522-9605
Divisão de Sistemas (DISIS)
disis@unila.edu.br
Divisão de Suporte Técnico (DISUT)
disut@unila.edu.br
WhatsApp (45) 3522-9777
Pró-Reitoria de Planejamento, Orçamento e Finanças (PROPLAN)
O atendimento da PROPLAN no período de recesso será online via chat, WhatsApp e e-mail institucional.
Horário de atendimento: das 8h às 17h
Canais disponíveis
PROPLAN: proplan@unila.edu.br | dpe@unila.edu.br
DPCO: orcamento@unila.edu.br, augusto.heck@unila.edu.br, andressa.speck@unila.edu.br e Whatsapp Business +55 45 3522-9752
DEFIN, DC, SECONGES e CCF: financas@unila.edu.br, contabilidade@unila.edu.br, ccf.@unila.edu.br, seconges.@unila.edu.br, ramais 9733, 9319, 9739 e 9731.
Secretaria de Comunicação (SECOM)
Atendimento totalmente remoto, pelo telefone (45) 3522-9748, pelo e-mail secom@unila.edu.br ou pela Central de Serviços.
Secretaria de Apoio Científico e Tecnológico (SACT)
Recesso de Natal
- Jardim Universitário: atendimento presencial nos dias 23 e 26 de dezembro, das 8h às 11h;
- Itaipu Parquetec: atendimento remoto.
Recesso de Ano Novo
- Jardim Universitário: atendimento presencial nos dias 30 de dezembro e 2 de janeiro, das 8h às 11h;
- Itaipu Parquetec: atendimento remoto.
Mês de janeiro
Devido ao recesso acadêmico e às férias dos servidores, os laboratórios irão atender em meio turno, das 8h às 14h, durante todo o mês de janeiro.
Corregedoria
Atendimento presencial: até 19/12/2025
Recesso administrativo: de 22 a 26/12/2025 e de 29/12/2025 a 02/01/2026
Forma de trabalho no recesso: remoto
Atendimentos somente com hora marcada mediante agendamento.
Canais disponíveis:
E-mail: corregedoria.geral@unila.edu.br
Telefone/WhatsApp: (45) 3522-9771
Auditoria
- De 22 de dezembro de 2025 a 9 de janeiro de 2026, os atendimentos serão realizados de forma remota, por meio do e-mail auditoria@unila.edu.br e do telefone +55 (45) 3522-9623, exceto aos sábados, domingos e feriados.
Para atendimentos presenciais, é necessário solicitação com antecedência mínima de 24 horas pelos canais digitais.
- De 12 de janeiro a 20 de fevereiro de 2026, os atendimentos presenciais serão retomados normalmente, das 9h às 17h.
- Do 21 de fevereiro de 2026 em diante, os horários presenciais serão das 8h às 17h.
Canais de atendimento:
Seção de Acompanhamento da Gestão
Gestor: William Mori Junior | seages@unila.edu.br | +55 (45) 3522-9641
Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História (ILAACH)
De 22 de dezembro de 2025 a 30 de janeiro de 2026, as subunidades administrativas do ILAACH atenderão de forma diferenciada, via e-mail e WhatsApp (exceto aos sábados, domingos e feriados, quando estarão fechadas). Para atendimentos presenciais, é necessário solicitar com antecedência mínima de 24 horas pelos canais digitais.
- Secretaria Acadêmica de Apoio às Coordenações
De 22 de dezembro a 2 de janeiro, atendimento remoto com possibilidade de atendimento presencial mediante agendamento. De 5 a 30 de janeiro, atendimento presencial diário das 8h às 12h e remoto das 13h às 17h. Nesse período, se houver necessidade de atendimento presencial entre 13h e 17h, realizar agendamento.
E-mail: secretaria.academica.ilaach@unila.edu.br
WhatsApp: (45) 3522-9961
- Departamento Administrativo
De 22 de dezembro a 9 de janeiro, atendimento remoto com possibilidade de atendimento presencial mediante agendamento. De 12 a 23 de janeiro, atendimento presencial diário das 8h às 12h e remoto das 13h às 17h. Nesse período, se houver necessidade de atendimento presencial entre 13h e 17h, realizar agendamento.
E-mail: administrativo.ilaach@unila.edu.br
WhatsApp: (45) 3522-9967
- Secretarias de Pós-Graduação
PPGEDU: entre 22 e 31 de dezembro de 2025 e no dia 2 de janeiro de 2026, atendimento remoto ou solicitação de atendimento presencial com agendamento pelo e-mail secretaria.ppgedu@unila.edu.br. Fechada entre 5 e 30 de janeiro de 2026.
PPGHIS: entre 22 e 30 de dezembro de 2025, atendimento remoto ou solicitação de atendimento presencial com agendamento pelo e-mail secretaria.ppghis@unila.edu.br e telefone (45) 3522-9945 (WhatsApp institucional). Fechada de 1º a 29 de janeiro de 2026.
PPGIELA: fechada entre 22/12 e 11/01. Atendimento normal a partir de 12 de janeiro de 2026, através do e- mail secretaria.ppgiela@unila.edu.br e telefone (45) 3522-9890 (WhatsApp institucional)
PPGLC: entre 22 e 31 de dezembro de 2025 e no dia 2 de janeiro de 2026, atendimento remoto ou solicitação de atendimento presencial com agendamento pelo e-mail secretaria.ppglc@unila.edu.br. Fechada entre 5 e 28 de janeiro de 2026.
Instituto Latino-Americano de Economia, Sociedade e Política (ILAESP)
De 22 de dezembro a 9 de janeiro, as subunidades administrativas do Instituto Latino-Americano de Economia, Sociedade e Política (ILAESP) irão atender de forma remota, via e-mail e WhatsApp (exceto aos sábados, domingos e feriados, quando estarão fechadas). Para atendimentos presenciais, é necessário solicitar com antecedência mínima de 24 horas pelos canais digitais.
Já de 12 de janeiro a 20 de fevereiro, os atendimentos presenciais serão retomados, das 9h às 17h, com exceção dos sábados, domingos e feriados, quando as subunidades estarão fechadas.
Canais de atendimento
- Secretaria Acadêmica de Apoio às Coordenações
E-mail: secretaria.academica.ilaesp@unila.edu.br
WhatsApp: (45) 3522-9899
- Departamento Administrativo
E-mail: administrativo.ilaesp@unila.edu.br
WhatsApp: (45) 3522-9802
- Secretaria Geral de Pós-Graduação
E-mail: secretaria.posgraduacao.ilaesp@unila.edu.br
WhatsApp PPGE: (45) 3522-9604
WhatsApp PPGICAL: (45) 3522-9820
WhatsApp PPGPPD: (45) 3522-9982
WhatsApp PPGRI: (45) 3522-9907
Instituto Latino-Americano de Ciências da Vida e da Natureza (ILACVN)
- Horários de atendimento durante o recesso:
Departamento Administrativo ILACVN
Secretaria Acadêmica ILACVN
Secretaria dos Programas de Pós-Graduação - PPGBN, PPGBC, PPGFISA e PRMSF
Atendimento exclusivamente remoto - das 8h às 17h
- Canais para contato disponíveis:
Departamento Administrativo ILACVN - administrativo.ilacvn@unila.edu.br - 45 3522-9959
Secretaria Acadêmica ILACVN - secretaria.academica.ilacvn@unila.edu.br - 45 3522-9937
Secretaria dos Programas de Pós:
PPGBN - secretaria.ppgbn@unila.edu.br - 45 3522-9935
PPGBC - secretaria.ppgbc@unila.edu.br - 45 99847-6747
PPGFISA - secretaria.ppgfisa@unila.edu.br - 45 3522-9823
PRMSF - secretaria.prmsf@unila.edu.br - 45 99102-7064
De 5 a 16 de janeiro de 2026, os atendimentos presenciais serão com expediente reduzido, das 9h às 16h, tanto na Unidade Jardim Universitário como no Itaipu Parquetec.
Departamento Administrativo ILACVN: Sala G 202-10 (Jardim Universitário)
Secretaria Acadêmica ILACVN: Jardim Universitário (Sala G 202-15) e Itaipu Parquetec (Sala 2, Bloco 1, Espaço 3 - Ruínas)
EDUNILA
Durante o recesso de fim de ano (22/12/2025 a 02/01/2026), a EDUNILA não terá atendimento presencial, mantendo o atendimento remoto conforme a seguir:
- Das 8h às 12h e das 13h às 17h, nos dias úteis, exclusivamente via e-mail e WhatsApp.
- Canais: e-mail editora@unila.edu.br | WhatsApp 45 3522-9832 (não haverá atendimento via telefone fixo)
- A doação de livros estará suspensa no período.
Ouvidoria
No âmbito da Ouvidoria, o atendimento no período de final de ano, se dará da seguinte forma:
24 a 26 de dezembro de 2025, atendimento presencial suspenso; e
31 a 1º de janeiro de 2026, atendimento presencial suspenso.
O Sistema FalaBr não interrompe suas atividades.
Restaurantes Universitários e Cantina
Neste período de recesso de Natal e Ano Novo, os restaurantes universitários e a cantina da UNILA irão atender da seguinte forma:
- Restaurante Universitário do JU
Fechado de 20 de dezembro a 6 de janeiro
- Cantina do JU
Fechada de 20 de dezembro a 6 de janeiro
- Restaurante Universitário do Itaipu Parquetec
Fechado nos dias 24, 25 e 31 de dezembro e 1º de janeiro
Nos demais dias: almoço das 11h às 14h e jantar das 17h30 às 19h30
Já no período de 7 de janeiro a 8 de março, os horários de funcionamento serão:
- Restaurante Universitário do JU
Atendimento de segunda a sexta-feira
Café da manhã: das 7h30 às 9h
Almoço: das 11h30 às 13h
Jantar: fechado
- Restaurante Universitário do Itaipu Parquetec
Atendimento de segunda a sexta-feira
Almoço: das 11h às 14h
Jantar: das 17h30 às 19h30