publicado 13/07/2021 15h26, última modificação 03/06/2022 15h23

NIT_UNILA

EJs

Resolução que dispõe sobre as normas de qualificação e relacionamento das Empresas Juniores é aprovada na UNILA

O Conselho Universitário aprovou a Resolução 07, de 02 de maio de 2022, que trata das relações da Universidade com as Empresas Juniores (Ejs). Elas são entidades organizadas sob a forma de associações civis, sem fins lucrativos e com fins educacionais. O objetivo principal das EJs é a realização de projetos e serviços que contribuam para o desenvolvimento acadêmico-profissional dos associados, capacitando-os para o mercado de trabalho. Além disso, os discentes terão a oportunidade de praticar o que se aprende em sala de aula, vivenciar o empreendedorismo, fazer networking e ainda melhorar seu currículo.

Confira a Resolução e saiba mais sobre essa normativa.

1 Fórum de Inovação Social

1º Fórum de Inovação Social: conexões para o desenvolvimento local

O Núcleo de Inovação Tecnológica – NIT-UNILA – realizou no dia 09 de março o 1º Fórum de Inovação Social: conexões para o desenvolvimento local.

O evento foi transmitido o vivo pelo canal da UNILA no Youtube e contou com a com a participação da professora Karine Queiroz, do projeto 10 Caminhos - Núcleos de Design Participativo em Economia Solidária (UNILA) e de Meire Curcel, do Projeto Trilha Jovem (Polo Iguassu). A mediação ficou por conta de Daniel Nascimento, do NIT-UNILA.

megafone

Regimento do NIT-UNILA é aprovado pelo Conselho Universitário

Em 13 de dezembro de 2021, a Portaria nº 467, cria o Núcleo de Inovação Tecnológica da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (NIT-UNILA) e aprova o seu Regimento Interno.

O Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT-UNILA), vinculado à Divisão de Inovação Tecnológica e Fundação de Apoio (DITEFA), tem o objetivo de viabilizar políticas institucionais de inovação, facilitando a interação entre a Universidade e o setor produtivo e propicia aos pesquisadores, suporte à Propriedade Intelectual, Inovação e Empreendedorismo e a adequada proteção das invenções geradas na UNILA.

rocket

Conselho Universitário aprova Política de Inovação da UNILA

A UNILA aprova sua Política de Inovação e outras normativas que garantem aproximação da Universidade com o setor produtivo.

Além da Política de Inovação, foram aprovados os documentos que regulamentam a proteção dos direitos de Propriedade Intelectual, a prestação de serviços remunerados, em atividades voltadas à inovação, por servidores da Universidade e os critérios para o compartilhamento e permissão de uso da infraestrutura e de capital intelectual da UNILA.

Acesse a matéria completa e saiba mais sobre essa importante conquista para a Inovação e o empreendedorismo na Universidade.

Maratona EmpreendedoraMaratona Empreendedora

Com o intuito de despertar o interesse de acadêmicos e pesquisadores para o mundo do empreendedorismo e inovação o NIT-UNILA em parceria com Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) promoveu no mês de junho o programa Maratona Empreendedora. Durante 4 noites, buscou-se sensibilizar os participantes através de palestras e talks com empresários, ministradas de forma totalmente on-line. Em média 35 participantes por noite puderam interagir com os palestrantes/empresários, sanando dúvidas e curiosidades sobre diversos assuntos, como empreendedorismo, tendência de mercado e profissões, startups entre outros.

Startup Garage

Garage Sprint

O Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT-UNILA) promoveu, em parceria com o SEBRAE, o evento Garage Sprint. O objetivo da proposta foi despertar o interesse de acadêmicos e pesquisadores para o mundo do empreendedorismo e da inovação. Para isso, foram ofertadas duas palestras gratuitas, nos dias 13 e 14 de julho. As atividades ocorreram por videoconferência e os participantes tiveram a oportunidade de desenvolver modelos de negócios, produtos e protótipos, além de trabalharem aspectos como marketing, comunicação, vendas e questões jurídicas. O evento estimulou os acadêmicos para o pensamento Lean e para a criação de startups.

Startup Garage 1

Startup Garage

Foi realizado no segundo semestre de 2021, o programa Startup Garage que buscou despertar o lado empreendedor dos participantes, além de fornecer toda a capacitação necessária para a criação da startup. O programa foi desenvolvido em 3 fases (descoberta, produto e mercado) para o desenvolvimento da startup. As dinâmicas realizadas em times, formados no início das atividades, foram realizadas de forma interativa, proporcionando a aproximação dos participantes, a troca de conhecimento e a discussão de ideias, enriquecendo assim o evento. Quatro equipes chegaram ao final do programa.

Startup

Marco Legal das Startups é instituído

Acesse a LEI COMPLEMENTAR Nº 182, DE 1º DE JUNHO DE 2021 que Institui o marco legal das startups e do empreendedorismo inovador e saiba mais sobre essa legislação, que estabelece princípios, diretrizes e define o que são as startups, que, a partir dessa Lei, passam a ser consideradas parte do ecossistema de inovação do Brasil.

registrado em: Notícias