conteúdo

Ciclo Comum de Estudos

publicado 03/03/2022 14h16, última modificação 06/04/2022 14h18
Departamento de Acompanhamento do Ciclo Comum (DACICLO)

Versión en Español >>

O Ciclo Comum representa uma etapa formativa compartilhada pelos 29 cursos de graduação da UNILA. As matrizes curriculares possuem disciplinas ao longo dos primeiros semestres que versam sobre América Latina e Caribe, Filosofia e Línguas – Português e Espanhol, visando à formação de profissionais comprometidos com a transformação da nossa região.

Um importante objetivo da proposta acadêmica da Universidade é a oferta de cursos em áreas estratégicas para o desenvolvimento e a integração regional. Com vistas à promoção de um pensamento crítico e visando à especificidade da UNILA como instituição de ensino superior latino-americanista, torna-se fundamental uma abordagem interdisciplinar. Assim, o Ciclo Comum de Estudos da UNILA está composto por três eixos de conteúdos.

Projeto Pedagógico do Ciclo Comum de Estudos (PPC)


Eixo de Estudo Compreensivo sobre a América Latina e o Caribe

Os conteúdos desenvolvidos neste eixo apresentam-se por meio de debates e análise de materiais historiográficos, sociológicos, culturais, econômicos, ambientais, tecnológicos, entre outros, a fim de promover o conhecimento e a sensibilização às complexas realidades da nossa região.


Eixo de Línguas - Português e Espanhol

A UNILA conta com uma comunidade acadêmica diversa em nacionalidades, etnias e identidades, conformando um cenário altamente plurilíngue. Há diversas iniciativas de valorização e troca entre as diferentes línguas presentes neste espaço (aimará, árabe, creole, espanhol, guarani, francês, inglês, português, quéchua, entre outras).

Neste ambiente plurilíngue e intercultural, e em consonância com a missão institucional, os/as estudantes têm a oportunidade de uma formação bilíngue em português e em espanhol, por meio desses componentes de línguas adicionais obrigatórios para todas as áreas e cursos. A formação em língua adicional (espanhol para estudantes brasileiros/as e português para estudantes de outros países da América Latina e Caribe) busca contribuir para a competência linguística, acadêmica e intercultural dos/das estudantes.

Propõe-se a formação de alunos que sejam capazes de refletir com sentido crítico nas duas línguas, formulando ideias e argumentações conforme o método científico-acadêmico, para o desenvolvimento de temas de investigação sobre a contemporaneidade latino-americana.


Eixo de Epistemologia e Metodologia

Visa promover a reflexão filosófica sobre o processo de construção do conhecimento, bem como a relação entre produção científica, desenvolvimento tecnológico e questões de ordem ética.