Licença Paternidade
Afastamento remunerado concedido ao servidor por nascimento de filho ou adoção de criança.
Afastamento remunerado concedido ao servidor por nascimento de filho ou adoção de criança.
É a licença concedida ao servidor, sem prejuízo no salário, em caso de contrair matrimônio.
É a licença concedida ao servidor, sem prejuízo no salário, por motivo de óbito ocorrido na família (cônjuge, companheiro, pais, madrasta ou padrasto, filhos, enteados, menor sob guarda ou tutela e irmãos).
O servidor pode solicitar redução da carga horária de trabalho, com respectiva redução proporcional da remuneração mensal, cujo deferimento, a critério da administração, não poderá implicar prejuízo ao serviço. Nesse mesmo sentido, poderá também servidor solicitar a reversão de carga horária
Benefício devido à família ou a terceiro que tenha custeado o funeral do servidor falecido em atividade ou aposentado.
Ato de dispensa do(a) servidor(a) em função gratificada, função de coordenador(a) de curso ou cargo de direção integrante do quadro de chefias da UNILA
Este serviço proporciona ao imigrante ou interessado obter autorização de residência para fins laborais, nos termos da Lei de Migração 13.445, de 24 de maio de 2017, e do Decreto 9.199, de 20 de novembro de 2017.
É a possibilidade de ter exercício em outro órgão ou entidade da Administração Federal direta, autárquica ou fundacional, para o exercício de atividade compatível com o seu cargo, em razão de acompanhamento do cônjuge ou companheiro (a), também servidor público, em caso deste ser deslocado para outro ponto do território nacional.
Para acesso à remuneração, subsídios recebidos por ocupante de cargo, posto, graduação, função e emprego público, incluídos os auxílios, as ajudas de custo, os jetons e outras vantagens pecuniárias, além dos proventos de aposentadoria e das pensões daqueles servidores e empregados públicos ativos, inativos e pensionistas, de maneira individualizada, acessar a página http://www.portaltransparencia.gov.br/servidores.
O Professor poderá solicitar a alteração de seu regime de trabalho mediante proposta que será submetida a sua unidade de lotação.
Licença concedida ao servidor para candidatar-se a cargo eletivo federal, estadual, municipal ou distrital
Licença concedida, sem remuneração, ao servidor eleito para o desempenho de mandato em confederação, federação, associação de classe de âmbito nacional, sindicato representativo da categoria ou entidade fiscalizadora da profissão ou, ainda, para participar de gerência ou administração em sociedade cooperativa constituída por servidores públicos para prestar serviços a seus membros.
Lives temáticas sobre legislação de pessoal.
O nepotismo ocorre quando um agente público usa da posição de poder para nomear, contratar ou favorecer um ou mais parentes. A prática é vedada pela Constituição Federal, pois contraria os princípios da impessoalidade, moralidade e igualdade.
Consiste na possibilidade de os servidores trabalharem em turnos de 6 (seis) horas diárias, com revezamento entre os servidores lotados no setor, para ser possível o atendimento ao público usuário dos serviços por 12 (doze) horas diárias e ininterruptas, no mínimo.
Benefício concedido aos dependentes do servidor falecido, conforme definido em lei.
Licença concedida ao servidor para acompanhar cônjuge ou companheiro que foi deslocado para outro ponto do território nacional, para o exterior ou para o exercício de mandato eletivo dos Poderes Executivo e Legislativo, por prazo indeterminado, sem remuneração.