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Perguntas Frequentes

publicado 11/04/2022 07h58, última modificação 29/04/2022 10h36
Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEPE)

Departamento de Promoção e Vigilância em Saúde (DPVS)

O que fazer quando estou de atestado médico?

A apresentação dos atestados de saúde deve ser realizada apenas de forma digital, por meio do aplicativo SouGov. Dessa forma, não serão aceitos atestados encaminhados por e-mail. O prazo para o envio é de, no máximo, cinco dias corridos, contados a partir da data de emissão do atestado.

Como funciona?

Após acessar o aplicativo com seu login e senha, no menu de autoatendimento, procure a opção “Atestado de Saúde”. De posse da foto do atestado de saúde, o servidor deverá preencher alguns dados, anexar a imagem e enviar o documento. A partir daí, o atestado será analisado e o servidor poderá acompanhar a análise pelo próprio aplicativo.

O que fazer em caso de consulta médica, realização de exames e doação de sangue?

A declaração de consulta, de exame ou doação de sangue deve ser anexada diretamente ao ponto eletrônico, por meio das ocorrências "Declaração de comparecimento consulta/exame" e "Doação volunt. sangue, art. 97, inc. I 8.112/90". Essas ocorrências serão homologadas pela chefia imediata.

Como solicitar EPIs durante a pandemia de Covid-19?

A chefia imediata pode solicitar os equipamentos de proteção individual (EPIs) através do e-mail , informando o quantitativo de servidores do setor e o local para entrega.

 

Departamento de Desenvolvimento Profissional e Pessoal (DDPP)

Para onde devo enviar meu processo de Progressão por Capacitação ou Progressão por Mérito?

Para a Seção de Acompanhamento de Desempenho e Carreiras (SADECA).

Para onde devo enviar meu processo de Solicitação de Licença para Capacitação?

Para o DDPP.

Para onde devo enviar meu processo de Solicitação de Afastamento para Stricto Sensu?

Para o DDPP.

Para onde devo enviar meu processo de solicitação de afastamento para participação em ações de capacitação?

Para a Seção de Capacitação e Desenvolvimento (SECADES).

Onde encontro o Formulário de Requerimento para instruir processo de Progressão por Mérito?

O Requerimento de Avaliação de Desempenho TAE possui modelo cadastrado no SIPAC.
Primeiramente, certifique-se de que a natureza do processo esteja cadastrada como Ostensivo. Do contrário, não será possível realizar tal procedimento.

Todos os documentos que possuem modelo cadastrado no SIPAC devem ser incluídos da seguinte forma: pela Mesa Virtual, localize o processo e clique nos três riscos em formato de funil, no canto superior direito. Na sequência, clique em Adicionar Documento > Adicionar Novo Documento. No campo Tipo do Documento: Requerimento de Avaliação de Desempenho TAE. Clique em Ostensivo > Escrever Documento > Carregar Modelo. Dessa forma, o documento é aberto e basta preenchê-lo com seus dados. Posteriormente, clique em Adicionar Documento > Adicionar Assinantes > Adicionar Minha Assinatura > Assinar (você deverá incluir sua senha de entrada no SIPAC para assinar o documento). Depois, clique em Finalizar.

Onde encontro o Formulário de Solicitação para instruir processo de Progressão por Capacitação Profissional?

O Formulário de Solicitação para Progressão por Capacitação possui modelo cadastrado no SIPAC.
Primeiramente, certifique-se de que a natureza do processo esteja cadastrada como Ostensivo. Do contrário, não será possível realizar tal procedimento.

Todos os documentos que possuem modelo cadastrado no SIPAC devem ser incluídos da seguinte forma: pela Mesa Virtual, localize o processo e clique nos três riscos em formato de funil, no canto superior direito. Na sequência, clique em Adicionar Documento > Adicionar Novo Documento. No campo Tipo do Documento: Solicitação de Progressão por Capacitação Profissional. Clique em Ostensivo > Escrever Documento > Carregar Modelo. Dessa forma, o documento é aberto e basta preenchê-lo com seus dados. Posteriormente, clique em Adicionar Documento > Adicionar Assinantes > Adicionar Minha Assinatura > Assinar (você deverá incluir sua senha de entrada no SIPAC para assinar o documento). Para a solicitação de progressão por capacitação também deverá ser incluída, como assinante, a chefia imediata. Depois, clique em Finalizar.

Onde encontro o Formulário de Descrição de Atividades Realizadas para instruir processo de Progressão por Capacitação Profissional?

O Formulário de Descrição de Atividades Realizadas possui modelo cadastrado no SIPAC. 
Primeiramente, certifique-se de que a natureza do processo esteja cadastrada como Ostensivo. Do contrário, não será possível realizar tal procedimento.

Todos os documentos que possuem modelo cadastrado no SIPAC devem ser incluídos da seguinte forma: pela Mesa Virtual, localize o processo e clique nos três riscos em formato de funil, no canto superior direito. Na sequência, clique em Adicionar Documento > Adicionar Novo Documento. No campo Tipo do Documento: Formulário de Descrição de Atividades Realizadas. Clique em Ostensivo > Escrever Documento > Carregar Modelo. Dessa forma, o documento é aberto e basta preenchê-lo com seus dados. Posteriormente, clique em Adicionar Documento > Adicionar Assinantes > Adicionar Minha Assinatura > Assinar (você deverá incluir sua senha de entrada no SIPAC para assinar o documento). Para o formulário de descrição das atividades realizadas também deverá ser incluída, como assinante, a chefia imediata. Depois, clique em Finalizar.

O que acontece se eu não responder o Levantamento de Necessidades de Desenvolvimento Individual?

O formulário para Levantamento de Necessidades de Desenvolvimento Individual (LNDI) tem como objetivo mapear as necessidades de desenvolvimento para os servidores TAEs e docentes da UNILA. Anualmente, o formulário é disponibilizado via Google Docs e as informações coletadas compõem o Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP) da UNILA.

O PDP é parte integrante da Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas (PNDP), trazida pelo Decreto nº 9.991, de 28 de agosto de 2019. Além disso, o novo decreto institui que a participação de servidores em ações de desenvolvimento só poderá ser autorizada se a necessidade estiver prevista no PDP, inclusive as que impliquem em afastamentos de curta ou longa duração. Caso contrário, será necessário fazer uma justificativa e aguardar a liberação do SIPEC para a participação na ação.

 

Ao solicitar afastamento para pós-graduação stricto sensu ou licença para capacitação, eu devo criar a necessidade e temática do PDP neste momento?

Não. As necessidades e temáticas devem ser retiradas do PDP vigente, construído a partir da participação no Levantamento de Necessidades de Desenvolvimento Individual (LNDI), sendo importante, portanto, a participação na construção do documento de modo a fomentar a cultura de planejamento nas ações de desenvolvimento da instituição.

Mais informações sobre o PDP: https://portal.unila.edu.br/progepe/areas-da-gestao-de-pessoas/carreira/pdp

Por que eu tenho que ter um currículo no banco de talentos (SouGov)?

O painel de Banco de Talentos do SouGov é uma ferramenta gerencial desenvolvida pela Secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoal (SGP/SEDGG/ME), do Ministério da Economia, com o objetivo de apoiar a gestão de talentos da administração pública federal.

O instrumento disponibiliza às áreas de gestão de pessoas, de forma interativa, as informações relevantes contidas nos currículos profissionais dos servidores públicos federais que possuem cadastro no Banco de Talentos.

Atualmente, o cadastro no Banco de Talentos é utilizado para seleções públicas no âmbito do governo federal e nos processos de afastamento para capacitação, pós-graduação stricto sensu, pós-doutorado e licença para capacitação, conforme estipulado pela Instrução Normativa SGP-ENAP/SEDGG/ME nº 21, de 1º de fevereiro de 2021.

Link para o Banco de Talentos: https://painelbancodetalentos.economia.gov.br/banco-talentos/login.jsp

Mais informações sobre a Instrução Normativa SGP-ENAP/SEDGG/ME nº 21/2021: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/instrucao-normativa-sgp-enap/sedgg/me-n-21-de-1-de-fevereiro-de-2021-302021570

Qual a diferença entre ação de capacitação interna e ação de capacitação externa?

As ações de capacitação interna (link) são planejadas, coordenadas e executadas pela UNILA e passam pela SECADES, ainda que haja pagamento de Gratificação por Encargo de Curso ou Concurso (GECC), contratação de instituições públicas ou privadas. Já as ações de capacitação externa (link) são aquelas organizadas por outras instituições que não a UNILA, podendo ser públicas ou privadas, remota ou presencial.

 

Departamento de Administração de Pessoal (DAP)

Como consulto débitos de compensação especial?

Para consultar, você deve ingressar no SIGRH > Menu Servidor > Consultas > Frequências > Demonstrativo de Compensação Especial.

Neste, aparecerão na forma de consulta todos os débitos existentes e o status de compensação até a data.

Quais documentos devo apresentar para a celebração do meu contrato de professor substituto/visitante:

O rol de documentos que são necessários para a contratação está disponível neste link: https://portal.unila.edu.br/progepe/areas-da-gestao-de-pessoas/pessoal/Documentosparaacontratao.pdf

Fui nomeado(a) para um cargo efetivo, quantos dias tenho para apresentar os documentos e tomar posse e exercício?

A Lei Federal 8.112/90 informa que, após a publicação da nomeação, o candidato terá o prazo de 30 dias para apresentar as documentações e tomar posse. Já o exercício pode ocorrer no mesmo dia da posse ou em até 15 dias após a posse.

Posso reprogramar férias do mês atual para outros meses?

Não. Nesse caso, somente a PROGEPE poderá efetuar o cancelamento das férias já programadas do mês atual para outros meses, mediante justificativa.

Como efetuar uma Solicitação Eletrônica/Requerimento?

Atualmente, existem três formas de efetuar uma Solicitação Eletrônica/Requerimento. Algumas solicitações estão elencadas no sistema SIGRH, outras no SIGEPE e outras no SouGov, a saber:

SIGRH:

  • Alteração de e-mail;
  • Alteração do nome social;
  • Alteração de outros dados pessoais;
  • Desbloqueio SIGEPE/SIGAC;
  • Designação de beneficiário de pensão.

 

SIGEPE:

  • Assistência à saúde suplementar (inclusão, alteração e exclusão);
  • Cadastro de dependentes (auxílio-natalidade, auxílio pré-escolar, imposto de renda, licença para acompanhamento de pessoa da família);
  • Ausência por falecimento de familiar;
  • Ausência por motivo de casamento.


Mais informações sobre o Módulo Requerimento do SIGEPE


SouGov:

  • Auxílio-transporte;
  • Licença para gestante;
  • Licença-paternidade;
  • Licença para adotante;
  • Auxílio-funeral;
  • Alteração de dados bancários.


Acesse as Perguntas Frequentes sobre os requerimentos/solicitações do SouGov.

Link para acesso ao SouGov

 

Acesso inicial/bloqueio ao SouGov

A gerência das plataformas SIGEPE/Servidor e app SouGov é exclusiva da Secretaria de Gestão de Pessoas do Ministério da Economia.

O cadastro inicial deve ser realizado pelo próprio servidor nas plataformas SIGEPE e SouGov. Caso ocorra o bloqueio no acesso, o servidor deverá realizar uma Solicitação Eletrônica no SIGRH do tipo "Desbloqueio SIGEPE/SIGAC". A PROGEPE/DICAD irá realizar o desbloqueio e o servidor deverá realizar Novo Acesso nas plataformas acima.
 

Como faço para consultar o contracheque?

O acesso ao contracheque, informe de rendimentos e outros assuntos estão agora disponíveis no aplicativo do SouGov.

Quanto tempo demora o pagamento de valores retroativos? (Ex: progressão, incentivos e outros)

A Divisão de Pagamentos segue o cronograma de folha disponibilizado mensalmente pela Serpro para o sistema SIAPE. Isso significa que a inclusão de valores retroativos na folha de pagamento do servidor não pode ser realizada a qualquer tempo, mas deve sempre respeitar o período de "folha aberta".

Após o envio do processo à DIPAG, o prazo para inclusão em folha é de até 30 dias. Existe, ainda, o tempo de processamento da folha, até que o salário seja efetivamente creditado na conta do servidor.

Além disso, os valores retroativos que podem ser incluídos em folha devem ser do exercício (ano) vigente. Casos em que o servidor tenha valores de exercícios (anos) anteriores a receber possuem um fluxo diferente. Após os procedimentos e posterior cadastramento no SIAPE, esses casos dependem de disponibilidade orçamentária do Ministério da Economia, não tendo, portanto, prazo para pagamento.

Minha portaria de progressão/designação (e outras) foi publicada, mas ainda não recebi, e agora?

A emissão de portaria, publicação e inclusão em folha ocorrem em setores diferentes da Universidade. Cada processo passa por um fluxo específico e demanda certa quantidade de tempo para o cumprimento de todas as etapas. Por isso, é sempre importante consultar o sistema SIPAC, verificar a localização do processo e analisar se este chegará a tempo de inclusão na folha (vide resposta anterior acerca do cronograma).

Link para consulta ao SIPAC

Observa-se que, mesmo que o processo seja enviado após o fechamento da folha, o servidor não será prejudicado. Os valores retroativos serão sempre pagos conforme data de vigência da portaria.

Quais os procedimentos para realizar uma redistribuição para a UNILA?

Instruções a servidores TAEs e docentes da UNILA para outra instituição:
Entrar em contato com a instituição de interesse para entender quais os procedimentos adotados por lá e quais documentos deverá enviar para análise. Caso positivo, a instituição de destino encaminhará, para a UNILA, ofício com o pedido de análise na redistribuição do(a) servidor(a), ofertando em contrapartida um código de vaga igual ou equivalente, e/ou outro servidor, em caso de permuta. Restando positivo, a UNILA encaminhará ofício ao MEC para a efetivação da redistribuição.

Instruções a servidores TAEs e docentes de outra instituição para a UNILA:
Entrar em contato com a Divisão de Concurso e Seleções através do e-mail redistribuicao.progepe@unila.edu.br, anexando os seguintes documentos: Declaração de Ajuda de Custo; Documentos para Redistribuição; e Termo de Anuência. Será avaliado o interesse quanto ao cargo, o perfil, o currículo e o dimensionamento da Universidade. Se parecer positivo e houver código de vaga livre ou ocupado para permuta/contrapartida, o processo é enviado com um ofício à Universidade daquele servidor, para deliberação e posterior envio ao MEC.

Fiz o pagamento da taxa de inscrição em concurso há alguns dias, mas no sistema segue aparecendo "Pagamento não efetuado/identificado". Há algum problema?

Leva alguns dias para o financeiro da UNILA identificar o pagamento. Após a identificação e o lançamento do pagamento no SIGRH, a alteração da situação da inscrição no sistema é feita manualmente.

Orienta-se que seja realizado o acompanhamento da publicação do edital de inscrições no Portal de Documentos da UNILA. Caso constate divergência, solicita-se que seja enviado recurso, com o comprovante anexo, para o e-mail da Divisão de Concursos (concursos@unila.edu.br).

Sou professor e tenho interesse em lecionar na UNILA. Como faço para ingressar na instituição?

Há três formas de ingresso para trabalhar na UNILA como docente:

  1. Concurso público para docentes;
  2. Processo Seletivo Simplificado (PSS) para professor visitante ou substituto (contrato temporário);
  3. Redistribuição de outra universidade ou instituto federal do Brasil (nesta modalidade, o interessado deve estar com contrato efetivo na instituição de origem).


Recomenda-se que os(as) interessados(as) consultem os editais de abertura de concurso ou processo seletivo, por meio do Portal de Documentos da UNILA.