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Ensalamento

publicado 07/04/2022 12h10, última modificação 04/09/2023 09h41
Departamento de Administração e Controle Acadêmico (DEACA)

O ensalamento é a atribuição do espaço físico a ser ocupado por cada turma.

Cabe às Secretarias Acadêmicas de Apoio às Coordenações dos Institutos Latino-Americanos a organização do ensalamento e a verificação de possíveis divergências, devendo ser consideradas as características de cada componente curricular, o número de vagas ofertado para cada turma, a disponibilidade de espaço no horário requerido para a turma e o turno de cada curso.

As salas de aulas estão distribuídas entre os Institutos Latino-Americanos, por curso, considerando o local e turno de funcionamento de cada um, assim como o quantitativo de créditos previsto em seu Projeto Pedagógico. Esta distribuição fica pré-reservada para cada curso a cada início de período letivo regular. Permutas ou empréstimos podem ser realizados com a comunicação entre as secretarias acadêmicas. Após o cadastro das turmas, as salas e horários não utilizados ficam disponíveis no SIPAC.

No caso de laboratórios, a reserva para aulas deve ser realizada com a Secretaria de Apoio Científico e Tecnológico – SACT, ou via SIPAC, quando se tratar de Laboratórios de Informática.

As salas a serem utilizadas devem ser informadas na criação de turmas no SIGAA. Após a abertura das turmas, o(a) servidor(a) responsável deve “gerar o ensalamento” para criar automaticamente a reserva para o período letivo ou “regerar o ensalamento”, no caso de ajustes nas turmas.

 

 

Mapa interativo de utilização salas de aula de graduação

Abaixo temos algumas orientações importantes para utilização desse Mapa Interativo.

1. O preenchimento do mesmo é de uso exclusivo das Secretarias Acadêmicas de Apoio aos Cursos e da PROGRAD;

2. Trata da distribuição da oferta de componentes para o semestre vigente;

3. Os espaços não preenchidos indicam a possibilidade de reserva esporádica, porém não garante, uma vez que não será realizada a atualização;

4. A confirmação de que o espaço físico está desocupado deve ser realizada pelo solicitante, diretamente no SIPAC;

5. A aprovação da reserva esporádica cabe à COINFRA/PROAGI, no caso das salas de graduação ou ao gestor do espaço físico (laboratórios, etc);

6. As reservas esporádicas somente podem ser solicitadas dentro do semestre letivo vigente - caso contrário serão canceladas.

Link para acesso ao Mapa interativo: