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Criação de Turmas

publicado 03/03/2022 14h16, última modificação 08/04/2022 18h26
Departamento de Administração e Controle Acadêmico (DEACA)

A criação de turma é a operação realizada no SIGAA na qual uma turma, de um componente da estrutura curricular de um curso, é aberta e configurada para oferta no período letivo.

Esta operação é realizada pela Secretaria Acadêmica de Apoio ao Curso ou pela PROGRAD, conforme as datas definidas em calendário acadêmico e normas em vigor.

Cabe às Secretarias Acadêmicas o processo de abertura, ajuste e cancelamento das turmas de componentes curriculares no SIGAA, a organização do ensalamento e a verificação de possíveis divergências.

A abertura de turmas no SIGAA deverá ocorrer em prazo estipulado em calendário acadêmico.

É de competência da Secretaria Acadêmica a atribuição do espaço físico a ser ocupado por cada turma, considerando-se as características de cada componente curricular, o número de vagas ofertado para cada turma, a disponibilidade de espaço no horário requerido para a turma e o turno de cada curso.

A abertura de turmas fora do prazo definido em Calendário Acadêmico só poderá ocorrer caso a contratação do docente ocorra ao longo do período letivo e ainda haja possibilidade de conclusão do componente. A solicitação deve ser encaminhada, via Memo, para o DEACA, devidamente justificada.

A necessidade de ajuste de turmas fora do prazo definido em Calendário Acadêmico, quando envolver apenas a alteração de vínculo docente, deve ser encaminhada para a Secretaria Acadêmica de Apoio ao Curso. Já para os casos de alteração de horário, as solicitações devem ser encaminhadas ao DEACA, via Memo, devidamente justificadas e deverá estar anexada a anuência do docente, o novo horário, bem como a concordância de todos os discentes matriculados na referida turma.

Normas vigentes:
Normas de Graduação: Res. 07/2018/COSUEN:
- Cadastro e abertura de turmas de componentes curriculares: art. 174 a 181;
- Ajuste de turmas: art. 195 a 196.