conteúdo

Revisão de Nota

publicado 11/04/2022 10h06, última modificação 09/02/2024 10h44
Departamento de Administração e Controle Acadêmico (DEACA)

O que é?

A revisão de nota é um instrumento dado ao estudante como recurso ao resultado de uma avaliação realizada em seu curso de graduação.


Como solicitar?

A solicitação deve ser realizada pela Central de Serviços (https://servicos.unila.edu.br), no prazo máximo de 5 (cinco) dias úteis,
contados a partir da realização de vistas do instrumento de avaliação de aprendizagem aos discentes.
O requerimento deve conter justificativa, com a exposição de motivos e a fundamentação do conteúdo em que o discente se julgue prejudicado e,
caso possível, acompanhado da cópia do instrumento de avaliação da aprendizagem.


O que acontece?

A Secretaria Acadêmica de Apoio às Coordenações deve abrir um processo eletrônico e encaminhar à Coordenação de Curso para conhecimento e contato com o docente responsável.


O que o docente deve fazer?

Cabe ao docente manifestar-se, deferindo ou indeferindo a solicitação, proferindo decisão fundamentada, indicando as razões do seu convencimento em relação ao resultado da avaliação. O docente deverá registrar a alteração da nota, quando for este o caso.


E se o discente ainda discordar?

Cabe recurso por parte do discente, no prazo máximo de 5 (cinco) dias a partir da manifestação do docente no processo. O Colegiado do Curso (ou do Ciclo Comum de Estudos) deverá compor uma comissão formada por 3 (três) docentes da área ou áreas afins, sendo vedada a participação do docente responsável pela avaliação. A comissão poderá solicitar ao docente informações complementares pertinentes para sua deliberação, mediante solicitação cujo atendimento deve ocorrer no prazo máximo de 5 (cinco) dias úteis. A comissão deve proferir sua decisão por meio da elaboração de ata detalhada e fundamentada do trabalho de revisão.

Não cabe revisão de nota para atividades de estágio e TCC.

Normas vigentes:

Normas de Graduação: Resolução 07/2018/Cosuen:
- Revisão de nota: art. 234 a 241.