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Perguntas Frequentes

publicado 03/03/2022 14h16, última modificação 03/03/2022 14h16
Departamento de Administração e Controle Acadêmico (DEACA)

Como faço uma solicitação?

Acesse o Portal do Discente, vá até a aba Solicitações e escolha o item desejado. É muito importante escolher de forma correta para evitar que a sua solicitação seja encaminhada ao setor errado. Caso você não localize na relação de solicitações o item desejado, você deve encaminhar um e-mail para a SAC. Elaboramos um tutorial para melhor compreensão.

 

Qual a diferença entre trancamento total e cancelamento de curso?

O trancamento total é temporário pelo período de um semestre letivo, sendo o vínculo do discente reativado ao fim desse período. Já o cancelamento é definitivo, não sendo possível a reativação do vínculo.

 

Como atualizo meus documentos?

A atualização dos documentos pode ser feita via SOLICITAÇÃO. 

 

Esqueci minha senha do SIGAA, o que eu faço?

No próprio SIGAA, é possível realizar a recuperação de senha.

 

Como faço para cancelar o curso?

Você deve formalizar o pedido via SOLICITAÇÃO e anexar o Termo de Quitação com a Biblioteca, que é emitido via SIGAA – BIBLIOTECA.


Eu preciso enviar o meu CRNM atualizado, após renová-lo na Polícia Federal?

Sim, você deverá encaminhá-lo para a Secretaria Acadêmica Central (SAC), por e-mail ou pela aba Solicitações. Você poderá enviar o Protocolo de Agendamento enquanto o documento não é emitido. Lembrando que a desatualização desse documento no SIGAA implica o impedimento de realizar a Matrícula Online.


Eu cursei o Ensino Médio fora do Brasil. Devo revalidá-lo?

Sim, nos seguintes casos:
1. Ensino Médio cursado em países que não fazem parte do Mercosul;
2. Ensino Médio Técnico cursado fora do Brasil (em qualquer país).

Como faço para revalidar o meu Diploma do Ensino Médio?

Somente as Secretarias Estaduais de Educação podem revalidar esse documento. Para tanto, você deverá procurar o Núcleo Regional de Ensino, onde poderá obter mais informações.

Os documentos emitidos fora do Brasil possuem validade na UNILA?

Sim, desde que eles sejam apostilados ou consularizados, nos termos do Acordo de Haia. A UNILA possibilita um prazo para que os discentes regularizem os seus documentos (verifique o Edital de Seleção e o Edital de Matrícula), além da dispensa de tradução juramentada para documentos emitidos em espanhol, inglês ou francês.

Onde consigo obter informações sobre o apostilamento ou consularização dos meus documentos?

Elaboramos um manual onde você pode obter mais informações sobre esse assunto. Você também pode buscar outras informações na PROINT, bem como no site do Ministério das Relações Internacionais do Brasil (http://www.portalconsular.itamaraty.gov.br/legalizacao-de-documentos).

 

O que acontece se eu colar grau e possuir pendências documentais com a UNILA?

Você poderá ter problemas para a retirada do seu Diploma de Graduação. Por isso, é importante ficar atento aos encaminhamentos da UNILA. Lembramos que não é cabível qualquer alegação de desconhecimento de legislação como justificativa para a não regularização, conforme disposto no ordenamento jurídico brasileiro.

Como as normas de funcionamento acadêmico da Graduação são definidas?

São definidas por órgãos colegiados deliberativos, compostos por representantes eleitos por seus pares. Os principais colegiados deliberativos são o Conselho Universitário (CONSUN), a Comissão Superior de Ensino (COSUEN) e os Colegiados de Curso. A PROGRAD e as Coordenações de Curso realizam o planejamento e a execução das atividades, conforme as normas vigentes.