conteúdo

Matrícula

publicado 03/03/2022 14h16, última modificação 08/02/2023 17h24
Departamento de Administração e Controle Acadêmico (DEACA)

A matrícula é o ato que vincula oficialmente o discente ingressante à UNILA, por meio do registro em turmas ou diretamente a componentes curriculares, no primeiro período letivo do curso de graduação; ou que vincula os discentes não ingressantes a turmas ou diretamente a componentes curriculares em um determinado período letivo.

Os discentes deverão realizar matrícula, em cada período letivo, exclusivamente nos prazos definidos no calendário acadêmico. No período de realização de matrícula, os discentes solicitam a matrícula em componentes curriculares e devem verificar o resultado da solicitação após o processamento.

A realização de matrícula é obrigatória para todos os discentes vinculados a cursos de graduação. A não realização de matrícula caracteriza desistência de curso e gera cancelamento do vínculo com a UNILA.

Os discentes ingressantes serão automaticamente matriculados nos componentes curriculares que compõem o primeiro período do curso com o qual estabeleceram vínculo.

O ajuste de matrícula corresponde à possibilidade de o discente efetuar adequações, solicitando a inclusão e/ou exclusão de componentes curriculares. O ajuste de matrícula é efetuado em período estabelecido no calendário acadêmico. Serão atribuídas faltas nas aulas ocorridas até o dia de efetivação da matrícula e não há previsão de reposição de conteúdo, apenas de avaliações ocorridas.

Ao fim dos períodos de matrícula e de ajustes de matrícula, é realizado o processamento eletrônico da matrícula dos discentes, de acordo com os critérios de preenchimento de vagas. É dever do discente conferir a situação definitiva da matrícula nos componentes curriculares, após o processamento.

Para matrícula em componentes curriculares do tipo Estágio, Atividades Acadêmicas Complementares e Trabalho de Conclusão de Curso, consulte os procedimentos específicos para cada caso.

A matrícula e o ajuste de matrícula são solicitados pelo discente via SIGAA.

Tutoriais:
- Matrícula online em turmas (período regular)
-
Matrícula online em turmas de línguas adicionais