conteúdo

IRA

publicado 03/03/2022 14h16, última modificação 03/03/2022 14h16
Departamento de Administração e Controle Acadêmico (DEACA)

O Índice de Rendimento Acadêmico (IRA) é um indicador geral do desempenho acadêmico e da aprendizagem do discente no curso de graduação da UNILA.

O cálculo do IRA é a média do resultado global final obtido pelo discente nos componentes curriculares cursados ao longo da graduação, ponderado pela carga horária dos componentes.
A fórmula do IRA é:

 ira.png

Onde:
“N” = total de componentes curriculares concluídos;
“ni” = resultado global final (nota) obtido no i-ésimo componente curricular;
“ci” = carga horária discente no i-ésimo componente curricular.

São contabilizados no cálculo do IRA todos os componentes curriculares concluídos, seja com aprovação ou com reprovação, por nota ou frequência, e cujo desempenho acadêmico seja expresso de forma numérica, incluindo as atividades de TCC e Estágio, além dos componentes curriculares dispensados, cujo desempenho acadêmico seja expresso de forma numérica.

São excluídos no cálculo do IRA os componentes curriculares dispensados, cujo desempenho acadêmico não seja expresso de forma numérica; e os componentes curriculares trancados, excluídos, cancelados e implantados (correção administrativa).

O IRA será igual a zero (0,0) para os discentes ingressantes, sendo calculado somente após o discente ter concluído os componentes curriculares cursados no primeiro período letivo na UNILA.