Ações Formativas Para Discentes
As Ações formativas para Discentes são realizadas por meio de: Ciclos de Estudos e Oficinas Pedagógicas para estudantes de graduação
São atividades coletivas em forma de oficinas, que são realizadas com os estudantes de graduação periodicamente. Podem ser ofertadas por iniciativa da APU, com temáticas que atendem demandas dos estudantes que chegam até o setor por meio dos programas e ações desenvolvidas. Bem como, podem ser atividades programadas a partir de solicitações de cursos ou outros setores, para públicos específicos da graduação.
As oficinas são espaços propícios ao acolhimento das demandas pedagógicas dos sujeitos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem, com a missão de apoiar a eficiência institucional da UNILA, tanto para a melhoria do desempenho acadêmico dos estudantes de graduação quanto para a diminuição dos índices de evasão e retenção universitária. Tem-se como objetivo:
-
Oferecer assessoramento pedagógico coletivo aos estudantes de graduação da UNILA;
-
Criar estratégias de inclusão, integração, permanência, aprendizagem e acompanhamento acadêmico;
-
Realizar o acolhimento (escuta ativa) dos sujeitos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem.
Algumas das atividades desenvolvidas foram realizadas em forma de live e estão disponibilizadas no canal da UNILA no YouTube. Confira os conteúdos disponíveis:
- Educação Remota: Dicas de organização e técnicas de estudos
- Repositórios e demais recursos da biblioteca no Ensino Remoto
- Saúde Mental na pandemia
- Aplicativos e recursos tecnológicos para gestão do conhecimento e trabalho colaborativo
- Escrita Acadêmica
- Gestão da vida acadêmica, planejamento e conclusão do curso
- Manejo de ansiedade na vida acadêmica
- Depoimentos de estudantes que contribuem para a vida acadêmica
- Introdução à vida acadêmica na UNILA e a importância do reconhecimento e envolvimento na universidade
- Os transtornos do neurodesenvolvimento e as possibilidades de adaptação para a aprendizagem
- A importância do autoconhecimento, autocuidado e equilíbrio da rotina no universo acadêmico
- O que falta para você iniciar, dar continuidade ou terminar seu TCC?
- Escrita Acadêmica