Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência - PIBID
O que é
O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, por meio do fomento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, constitui uma iniciativa que tem como propósito o aperfeiçoamento e valorização dos futuros professores que estão em processo de formação. O objetivo central do Programa é antecipar o vínculo entre os futuros mestres e as salas de aula da rede pública de ensino no período que corresponde à graduação nos cursos de licenciatura. Isso demonstra que o PIBID possui uma relevância impar na formação e práxis docente dos licenciandos que atuam no programa. Logo, o PIBID visa promover, através da concessão de bolsas, a articulação entre a educação superior (por meio dos discentes das licenciaturas participantes e professores que atuam nelas), e as escolas da Educação Básica (professores e alunos).
Na Unila o Programa existe desde 2012 e conta atualmente com 10 (dez) subprojetos sendo desenvolvidos nas seguintes áreas: Ciências, Filosofia, Geografia, História, Língua Espanhola, Língua Portuguesa, Matemática e Química. Há ainda dois subprojetos interdisciplinares, um que envolve as áreas de Filosofia, Geografia e História, e outro que envolve as áreas de Ciências da Natureza e Letras.
Como funciona
As Instituições de Ensino Superior (IES) são selecionadas por meio de edital público nacional elaborado pela CAPES. Desse modo, as IES interessadas apresentam projetos institucionais de iniciação à docência. Assim, cada IES pode enviar uma proposta que deve comportar subprojetos no âmbito de diferentes áreas relacionadas aos cursos de licenciatura que comporão o projeto institucional.
O Programa é desenvolvido em regime de cooperação entre a UNILA e a CAPES, contando ainda com as colaboração da Secretaria Estadual e Secretaria Municipal de Educação. Através desta colaboração, os bolsistas do PIBID podem atuar - juntamente com um(a) supervisor(a) (professor(a) da Educação Básica do Ensino Público de Ensino) - na escola contribuindo com atividades diversas relacionadas à sua área de formação, desenvolvendo estratégias didático-pedagógicas para facilitar o processo de ensino e, sobretudo, a aprendizagem dos alunos que estão no ensino Fundamental II e Ensino Médio.
Os projetos institucionais de bolsa têm duração máxima de 24 meses, e os alunos de licenciatura selecionados em processo seletivo realizado pela Unila, precisam dedicar 10 (dez) horas semanais às atividades programadas para execução no âmbito do PIBID.
Os PIBIDIANOS (discentes das licenciaturas) serão orientados pelos coordenadores de área responsáveis pelos subprojetos, e também pelos supervisores das escolas públicas. Algumas das atividades desenvolvidas são:
-
estudo do contexto educacional;
-
produção de materiais didáticos para uso durante o ensino remoto;
-
desenvolvimento de ações nos diferentes espaços escolares, como salas de aula, laboratórios, bibliotecas, a partir do diálogo e da articulação dos membros do programa, e destes com a comunidade escolar;
-
desenvolvimento de ações em outros espaços formativos físicos ou virtuais;
-
participação em atividades de planejamento e reuniões pedagógicas;
-
análise do processo de ensino e aprendizagem e seus conteúdos;
-
leitura e discussão de referenciais teóricos para a formação docente;
-
análise de casos e de práticas didático-pedagógicas em articulação com seus saberes sobre a escola e sobre a mediação didática dos conteúdos;
-
sistematização e registro das atividades realizadas no âmbito do subprojeto, com previsão de uma produção individual para cada discente.
-
entre inúmeras outras.
Quando acontece
O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência acompanha o edital para submissão de projetos que é lançado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, e que é divulgado pela Prograd em cooperação com a Coordenação Institucional do Programa na Unila.
O último edital PIBID-CAPES, foi lançado no primeiro semestre de 2024 e terá duração até o ano de 2026, podendo ser renovado para um novo ciclo.
Qual a composição atual do PIBID edição 2024-2026 da Unila?
O PIBID atual é composto por professores e discentes de diferentes áreas de atuação:
-
Uma coordenação Institucional (Prof. Dr. Eder Cristiano de Souza). E-mail: eder.souza@unila.edu.br
-
Dez coordenadores de área que estão vinculados aos cursos de licenciatura que possuem subprojetos em andamento. São eles:
- Prof. Dr. Ronaldo Adriano Ribeiro da Silva (Subprojeto de Ciências). E-mail: ronaldo.ribeiro@unila.edu.br
- Prof. Dr. Rogério Gimenes de Campos (Subprojeto de Filosofia). E-mail: rogerio.campos@unila.edu.br
- Prof. Dr. Marcelo Augusto Rocha (Subprojeto Geografia). E-mail: marcelo.rocha@unila.edu.br
- Prof. Dr. Tiago Costa Sanches (Subprojeto História). E-mail: tiago.sanches@unila.edu.br
- Prof. Dr. Valdiney da Costa Lobo (Subprojeto Letras - Espanhol). E-mail: valdiney.lobo@unila.edu.br
- Prfª. Drª. Mariléia Silva dos Reis (Subprojeto Letras - Português). E-mail: marileia.reis@unila.edu.br
- Profª. Drª. Maria Elizabete Rambo Kochhann (Subprojeto Matemática). E-mail: maria.kochhann@unila.edu.br
- Profª. Drª. Márcia Regina Becker (Subprojeto Química). E-mail: marcia.becker@unila.edu.br
- Profª Drª. Mariana Cortez (Subproj. Interd. Letras e Ciências da Natureza). E-mail: mariana.cortez@unila.edu.br
- Prof. Dr. Sérgio Henrique de Oliveira Teixeira (Subproj. Interd. Filosofia, Geografia e História). E-mail: sergio.teixeira@unila.edu.br
Supervisores que atuam diretamente nas escolas de Educação Básica onde as ações do PIBID são desenvolvidas. São eles(elas):
Relatórios
- Relatório 2020
- Relatório 2021
- Relação de discentes que receberam bolsa pelo programa em 2021
- Relação de discentes que receberam bolsa pelo programa em 2022
- Relação de discentes que receberam bolsa pelo programa em 2023
Saiba mais
Para saber mais acesse a página da CAPES sobre o programa:
https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/educacao-basica/pibid
Editais
Os editais referentes ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) são publicados no Portal de Editais da Graduação, no site da Unila, no link: https://documentos.unila.edu.br/
Documentos de apoio
Em breve
Repositório de atividades
Em breve
Redes Sociais
https://www.instagram.com/pibid.unila/
https://www.facebook.com/profile.php?id=100087463700150
Contato
E-mail: programa.pibid@unila.edu.br ou prograd@unila.edu.br ou eder.souza@unila.edu.br
Telefone: (45) 3522-9753
Perguntas Frequentes
1) Como faço para participar do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência?
R: É necessário acompanhar a publicação dos editais do PIBID que são divulgados pela Prograd-Unila em https://documentos.unila.edu.br. É por meio do processo de seleção em fluxo contínuo que ocorre o ingresso dos participantes no Programa em diferentes modalidades, a citar: coordenador(a) institucional; docentes coordenadores de área nos subprojetos dos cursos de licenciatura; professores supervisores na escola pública; e dos alunos bolsistas de cursos de licenciatura da UNILA.
2) Quem pode participar como aluno bolsista?
R: Os discentes de licenciatura da UNILA que atendam aos seguintes requisitos:
- Estar regularmente matriculado e cursando um curso de licenciatura participante do Programa na área de um subprojeto;
- Não receber concomitantemente outra bolsa da CAPES, do CNPQ, do FNDE ou outra instituição pública de fomento ao ensino e à pesquisa;
- O participante do PIBID pode possuir vínculo empregatício ou estar realizando estágio remunerado, desde que tenha tempo disponível para dedicar ao PIBID.
3) Quais são as modalidades e os valores de bolsas do PIBID?
A CAPES oferece 4 modalidades de bolsa aos participantes do projeto institucional:
-
Iniciação à docência – para estudantes de licenciatura das áreas abrangidas pelo subprojeto. Valor: 700,00 mensais.
-
Supervisão – para professores de escolas públicas de educação básica que supervisionam, no mínimo, cinco e, no máximo, dez bolsistas da licenciatura. Valor: R$ 1.100,00 mensais.
-
Coordenação de área – para professores da licenciatura que coordenam subprojetos. Valor: R$ 2.000,00 mensais.
-
Coordenação institucional – para o professor da licenciatura que coordena o projeto PIBID na IES. Permitida a concessão de uma bolsa por projeto institucional. Valor: R$ 2.100,00.
4) Apenas bolsistas podem participar do Programa?
Atualmente sim, o PIBID não oferece a modalidade de alunos voluntários.
5) O que significam os seguintes termos referidos no Projeto: bolsista de iniciação à docência, professor supervisor, coordenador de área, coordenador institucional, Núcleo de iniciação à docência, Subprojeto?
São definições específicas do Programa:
-
Bolsista de iniciação à docência: discente que ao ingressar no programa tenha concluído menos de 50% da carga horária regimental de curso de licenciatura que integra o projeto institucional de iniciação à docência.
-
Professor supervisor: docente da escola de educação básica da rede pública de ensino que integra o projeto institucional de iniciação à docência, responsável por planejar, acompanhar e supervisionar as atividades dos estudantes de licenciatura nas escolas.
-
Coordenador de área: professor da IES responsável pelo planejamento e execução das atividades de iniciação à docência em sua área de atuação acadêmica, acompanhamento, orientação e avaliação dos estudantes de licenciatura e articulação com as escolas públicas parceiras.
-
Coordenador institucional: professor da IES responsável perante a CAPES por garantir e acompanhar o planejamento, a organização e a execução das atividades de iniciação à docência previstas no projeto institucional, zelando por sua unidade e qualidade.
-
Núcleo de iniciação à docência: grupo formado por 1 coordenador de área, 3 supervisores, e até 24 discentes bolsistas.
-
Subprojeto: núcleo ou conjunto de núcleos organizados por áreas de iniciação à docência, prioritárias e gerais, apoiadas pelo edital da CAPES.
6) Quais são os objetivos específicos do PIBID?
-
Incentivar a formação de docentes em nível superior para a educação básica;
-
Contribuir para a valorização do magistério;
-
Elevar a qualidade da formação inicial dos professores nos cursos de licenciatura, promovendo a integração entre educação superior e educação básica;
-
Inserir os licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de educação, proporcionando-lhes oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem;
-
Incentivar escolas públicas de educação básica, mobilizando seus professores como coformadores dos futuros docentes e tornando-as protagonistas nos processos de formação inicial para o magistério;
-
Contribuir para a articulação entre teoria e prática necessárias à formação dos docentes, elevando a qualidade das ações acadêmicas nos cursos de licenciatura.