conteúdo

Google Workspace for Education

publicado 17/11/2020 12h56, última modificação 23/11/2022 14h43

O que é o Google Workspace for Education ?

É um conjunto de aplicativos de colaboração, que oferece e-mail, agenda, edição e armazenamento de documentos on-line, videoconferência, salas de aula e outros recursos. Desenvolvido e mantido pelo Google, tem como principais características a facilidade de uso e integração entre os aplicativos, a arquitetura focada no uso em nuvem e em multidispositivos. Mais informações em:

https://edu.google.com/

Quais as vantagens de utilizar o Google Workspace ?

Uma das principais vantagens é o aumento da produtividade criada ao usuário, pois os seus documentos, agendas, emails e outros serviços estão disponíveis por meio de uma infraestrutura em nuvem altamente resiliente, segura e disponível, além de proporcionar economia financeira em relação a aquisição e manutenção de equipamentos pela instituição.

Os dados armazenados estão seguros ?

De acordo com o Google, são seguidas rígidas normas de segurança da informação para proteção dos dados armazenados no ambiente de nuvem. Entre as principais ações, destacam-se a impossibilidade de que outros clientes acessem dados da instituição, o uso de criptografia para transmissão e armazenamento dos dados, auditoria nos sistemas de segurança por entes externos e equipe com mais de 700 (setecentos) engenheiros de segurança. Veja mais informações em:

https://storage.googleapis.com/gfw-touched-accounts-pdfs/google-cloud-security-and-compliance-whitepaper.pdf

https://support.google.com/googlecloud/answer/6056693?hl=pt-BR&ref_topic=6055719

https://gsuite.google.com.br/intl/pt-BR/security/

Como fica minha privacidade ?

Agora você define o que compartilhar por meio de configurações na sua conta, acesse https://myaccount.google.com/?hl=pt&pli=1.

Segundo o Google, as instituições podem usar os serviços principais do Google Workspace em compliance com a Lei de Proteção da Privacidade On-line (COPPA, na sigla em inglês) e a Lei dos Direitos Educacionais e da Privacidade da Família (FERPA, na sigla em inglês). Esses serviços não exibem anúncios e não usam as informações presentes neles para fins publicitários.
https://gsuite.google.com/terms/education_privacy.html?_ga=2.124956938.1259812913.1501530839-1800684438.1499263309

Quem pode usar o Google Workspace ?

Servidores, docentes e discentes que estiverem com o vínculo ativo na instituição, conforme a Resolução 4/2022/CGD.

O Google Workspace tem anúncios ?

Não, no pacote de serviços principais do Google Workspace não há anúncios. Fora deste pacote, os serviços adicionais do Google podem exibir anúncios, conforme descrito no Aviso de privacidade do Google Workspace. Para os usuários do Google Workspace, o Google não usa informações pessoais, ou informações associadas a uma Conta do Google, para segmentar anúncios.

O Google é o proprietário dos dados das instituições ou dos alunos ?

Não, os dados pertencem às instituições e usuários, independentemente de serem propriedade intelectual, informações pessoas ou tarefas escolares.

Já tenho uma conta pessoal @gmail, posso usá-la no Google Workspace ?

Não, as contas pessoais não estão relacionadas ao uso do Google Workspace pela instituição. As únicas contas que acessarão os serviços do Google Workspace são @unila.edu.br e @aluno.unila.edu.br. É importante destacar que as contas pessoais e da instituição são diferentes e não se comunicam, você continuará usando a sua conta pessoal normalmente, no entanto, os recursos do Google Workspace são acessíveis apenas com a sua conta institucional.

Como acesso os principais serviços disponíveis do Google Workspace ?

Os principais serviços podem ser acessados pelos endereços:

Calendário: https://agenda.unila.edu.br

Drive: https://drive.unila.edu.br

Documentos: https://docs.unila.edu.br

Posso alterar o nome de exibição da minha conta ?

Não, o nome de exibição é o que está registrado no Sistema Integrado de Gestão - SIG.

Qual é a capacidade de armazenamento para o meu drive e para o e-mail institucional ?

Discentes: 5GB; Taes: 15GB; Docentes: 25GB.

Posso compartilhar arquivos e documentos com usuários fora do domínio @unila?

Não, o uso do armazenamento em nuvem não significa que o acesso aos documentos é público. O acesso é protegido pelo uso de usuário e senha, e o compartilhamento é possível somente entre os usuários da instituição que possuem as credenciais @unila.edu.br ou @aluno.unila.edu.br. (Resolução 03/2020/CGTIC).

Posso armazenar arquivos pessoais na plataforma ?

Não, de acordo com a Resolução 4/2022/CGD, que regulamenta o armazenamento de arquivos na Unila, os recursos somente poderão ser utilizados para finalidades relacionadas às atividades acadêmicas e administrativas.

Posso armazenar qualquer arquivo na plataforma ?

Não, importante destacar que conforme a Resolução 4/2022/CGD, arquivos sigilosos ou documento preparatório que possa originar informação classificada como sigilosa, de acordo com a lei 12.527 (Lei de Acesso a Informação), não poderão ser armazenados em nuvem.

Depois de quanto tempo os arquivos são removidos da lixeira ?

Os arquivos são definitivamente excluídos após 30 dias na lixeira.

Como transfiro um arquivo que está na minha conta pessoal para a conta institucional ?

Para arquivos que eventualmente estejam na conta pessoal do usuário e devam ser armazenadas na conta institucional, aí vão duas alternativas para o processo:

1 - faça o download do arquivo da conta pessoal e o upload na conta institucional;

ou

2 - compartilhe o documento da conta pessoal com a conta institucional e logo em seguida faça uma cópia do arquivo (selecione o arquivo na conta institucional e faça clique com o botão direito e selecione Fazer uma Cópia);

Depois da conferência que o arquivo está armazenado corretamente na conta institucional, o arquivo deve ser excluído da conta pessoal.

Como faço para acessar o material disponibilizado pelo professor e que está no Google Workspace ?

Para acessar os materiais que tenham sido disponibilizados pelos professores, como arquivos, documentos, gravações de aulas, entre outros, deverá ser feito o login com a sua credencial @aluno.unila.edu.br.

Após meu desligamento da instituição, continuarei a ter acesso aos documentos, e-mails e aos serviços do Google Workspace ?

O Google Workspace for Education é uma oferta institucional, portanto, após o término do vínculo o acesso será encerrado, conforme Resolução 04/2020/CGTIC. No entanto, o usuário poderá exportar as informações armazenadas na plataforma antes do acesso ser interrompido.

Como faço uma cópia dos arquivos e documentos do meu drive pessoal ?

Utilize o Google TakeOut para realizar uma cópia dos seus arquivos.

Minha unidade pode ter acesso a um drive compartilhado ?

Sim, conforme a Resolução 4/2022/CGD, a chefia da unidade deverá solicitar a criação por meio da Central de Serviços. A unidade de TIC irá criar a área compartilhada e colocará o chefe como administrador, desta forma ele poderá gerenciar o compartilhamento da pasta com outros usuários. Quando houver troca da chefia da unidade, o atual chefe da unidade poderá atribuir a nova chefia a administração do drive compartilhado.

Como altero minha senha de acesso ?

A senha utilizada para acessar os recursos do Google Workspace é a mesma usada para o acesso aos demais serviços, como e-mail institucional, Moodle, Central de Serviços, WI-FI, etc. Para trocar a senha, acesse o endereço https://minhasenha.unila.edu.br e siga os passos informados. Lembre-se que a nova senha será utilizada para o acesso a todos os sistemas institucionais.

Observação: Os Sistemas Integrados de Gestão - SIG, utilizam sistema próprio de senha e não são atualizados pelo procedimento descrito neste item.

Onde encontro dicas de como aprender a usar os aplicativos do Google Workspace ?

Acesse o Centro de Aprendizagem on-line com boas dicas de uso dos serviços disponíveis.