Senhas e Credenciais de Acesso

publicado 17/11/2020 15h20, última modificação 23/11/2020 14h24

A sua credencial de acesso permite utilizar os principais serviços de Tecnologia da Informação na UNILA, como correio, wi-fi e computadores. Acesse a RESOLUÇÃO Nº 4/2020/CGTIC e conheça as normas de utilização e credenciamento.

Esqueci minha senha, como faço para recuperar?

Acesse o fluxograma e veja o passo a passo para recuperação da sua senha.

1. Para iniciar a recuperação da senha, acesse minhasenha.unila.edu.br;

2. Na tela de recuperação de senha insira o login institucional (sem @aluno.unila.edu.br ou @unila, ex: js.silva.2020) e seu e-mail alternativo completo;

ATENÇÃO: O e-mail alternativo é o e-mail pessoal informado no momento do seu cadastro na UNILA.

Caso não se recorde do seu e-mail alternativo, ou tenha perdido o acesso a ele, acesse o SIGAA (alunos) ou SIPAC (servidores), e em seguida a opção Alterar Senha (no canto direito superior). Serão exibidos dois campos de e-mail, o primeiro que deverá ser preenchido com o seu e-mail institucional, e o segundo, seu e-mail alternativo, que deverá ser preenchido com um e-mail pessoal de sua preferência.

Realize as alterações que forem necessárias, clique em salvar e aguarde alguns minutos até que o sistema sincronize os seus dados. Em seguida retorne ao passo 2.

ATENÇÃO: Caso tenha perdido a senha de acesso ao SIG, acesse o FAQ e veja como fazer a recuperação.

3. Verifique os e-mails que aparecem, clique no e-mail alternativo para que o sistema envie o código de segurança para o e-mail selecionado;

4. Acesse seu e-mail pessoal, veja o código de 8 caracteres que foi enviado (Ex: YXW8ALMU). Insira o código recebido e clique em "Validar código";

5. Clique em continuar;

6. Insira a nova senha (Atente-se para os requisitos da senha), e clique em mudar senha;

7. Após completar todos os passos sem erro, tente acessar seu e-mail com a nova senha cadastrada.

Caso apresente algum erro no processo, por favor, entre em contato com a TI – no PTI, Bloco 9, Espaço 4, Sala 2. No JU, Sala C314. Na vila A, Sala 04, térreo.

Erro ao tentar recuperar a senha? Não lembra o e-mail pessoal?

Caso você insira o login institucional errado ou o e-mail alternativo (pessoal) diferente do cadastrado no sistema, será retornado o erro PVM5015.

Lembre-se, o e-mail alternativo é o seu e-mail pessoal informado no momento do seu cadastro na UNILA. Caso não se recorde ou tenha perdido acesso a ele, acesse o SIGAA (alunos) ou SIPAC (servidores), em seguida a opção Alterar Senha (no canto direito superior).

Serão exibidos dois campos de e-mail, o primeiro que deverá ser preenchido com o seu e-mail institucional, e segundo, o seu e-mail alternativo, que deverá ser preenchido com um e-mail pessoal de sua preferência.

Realize as alterações que forem necessárias, clique em salvar e aguarde alguns minutos até que o sistema sincronize os seus dados. Em seguida retorne ao fluxo de alteração de senha.

Caso nenhum desses procedimentos funcione, será necessário entrar em contato com a secretaria acadêmica para verificar qual e-mail pessoal está cadastrado e atualizar caso seja necessário.

Demais erros, por favor, entre em contato com a TI – no PTI, Bloco 9, Espaço 4, Sala 2. No JU, Sala C314. Na vila A, Sala 04, térreo.

Como faço para trocar minha senha?

Caso saiba sua senha atual, entre normalmente no seu e-mail institucional. Então, clique no seu nome no canto superior direito e depois em “Alterar Senha”.

ou

Passo 1 - Clique aqui e faça login, nessa tela não é necessário colocar o sufixo do e-mail(@unila.edu.br ou @aluno.unila.edu.br)
Passo 2 - Clique na opção Mudar Senha.
Passo 3 - Insira a nova senha nos campos Nova Senha e Confirmar Senha.

OBS: Atente-se para os requisitos da nova senha.

Em caso de dúvidas ou erro no processo, favor entrar em contato com a TI para apoio – no PTI, Bloco 9, Espaço 4, Sala 2. No JU, Sala C314. Na vila A, Sala 04, térreo.

Não lembro meu login institucional, o que devo fazer?

Se você não lembra seu login, o padrão é:

Docentes e técnicos - O login se resume ao nome.sobrenome do usuário. Por exemplo, se o nome da pessoa for João Carlos da Silva Pereira, seu login será joao.pereira. NÃO é preciso escrever o sufixo do e-mail (@unila.edu.br), apenas o login.

Discentes que ingressaram até 2015 - O login se resume ao nome.sobrenome do usuário. Por exemplo, se o nome da pessoa for João Carlos da Silva Pereira, seu login será joao.pereira. É preciso escrever o sufixo do e-mail (@aluno.unila.edu.br).

Discentes que ingressaram após 2015 - O login consiste nas suas iniciais, seu último nome e o ano de ingresso na UNILA. Por exemplo, se o nome da pessoa for João Carlos da Silva Pereira e entrou na UNILA em 2016, o login será jcs.pereira.2016. É preciso escrever o sufixo do e-mail (@aluno.unila.edu.br).

Caso não funcione, será preciso entrar em contato com a equipe de TI para a recuperação – no PTI, Bloco 9, Espaço 4, Sala 2. No JU, Sala C314. Na vila A, Sala 04, térreo.