Senhas e Credenciais de Acesso

publicado 17/11/2020 15h20, última modificação 04/03/2021 18h15

A sua credencial de acesso permite utilizar os principais serviços de Tecnologia da Informação na UNILA, como correio, wi-fi e computadores. Acesse a RESOLUÇÃO Nº 4/2020/CGTIC e conheça as normas de utilização e credenciamento.

Esqueci minha senha, como faço para recuperar?

Acesse o fluxograma e veja o passo a passo para recuperação da sua senha.

1. Para iniciar a recuperação da senha, acesse minhasenha.unila.edu.br;

2. Na tela de recuperação de senha insira o login institucional (sem @aluno.unila.edu.br ou @unila, ex: js.silva.2020) e seu e-mail alternativo completo;

ATENÇÃO: O e-mail alternativo é o e-mail pessoal informado no momento do seu cadastro na UNILA.

Caso não se recorde do seu e-mail alternativo, ou tenha perdido o acesso a ele, acesse o SIGAA (alunos) ou SIPAC (servidores), e em seguida a opção Alterar Senha (no canto direito superior). Serão exibidos dois campos de e-mail, o primeiro que deverá ser preenchido com o seu e-mail institucional, e o segundo, seu e-mail alternativo, que deverá ser preenchido com um e-mail pessoal de sua preferência.

Realize as alterações que forem necessárias, clique em salvar e aguarde alguns minutos até que o sistema sincronize os seus dados. Em seguida retorne ao passo 2.

ATENÇÃO: Caso tenha perdido a senha de acesso ao SIG, acesse o FAQ e veja como fazer a recuperação.

3. Verifique os e-mails que aparecem, clique no e-mail alternativo para que o sistema envie o código de segurança para o e-mail selecionado;

4. Acesse seu e-mail pessoal, veja o código de 8 caracteres que foi enviado (Ex: YXW8ALMU). Insira o código recebido e clique em "Validar código";

5. Clique em continuar;

6. Insira a nova senha (Atente-se para os requisitos da senha), e clique em mudar senha;

7. Após completar todos os passos sem erro, tente acessar seu e-mail com a nova senha cadastrada.

Caso apresente algum erro no processo, por favor, entre em contato com a TI – no PTI, Bloco 9, Espaço 4, Sala 2. No JU, Sala C314. Na vila A, Sala 04, térreo ou pelo e-mail .

Erro ao tentar recuperar a senha? Não lembra o e-mail pessoal?

Caso você insira o login institucional errado ou o e-mail alternativo (pessoal) diferente do cadastrado no sistema, será retornado o erro PVM5015.

Lembre-se, o e-mail alternativo é o seu e-mail pessoal informado no momento do seu cadastro na UNILA. Caso não se recorde ou tenha perdido acesso a ele, acesse o SIGAA (alunos) ou SIPAC (servidores), em seguida a opção Alterar Senha (no canto direito superior).

Serão exibidos dois campos de e-mail, o primeiro que deverá ser preenchido com o seu e-mail institucional, e segundo, o seu e-mail alternativo, que deverá ser preenchido com um e-mail pessoal de sua preferência.

Realize as alterações que forem necessárias, clique em salvar e aguarde alguns minutos até que o sistema sincronize os seus dados. Em seguida retorne ao fluxo de alteração de senha.

Caso nenhum desses procedimentos funcione, por favor, entre em contato com a TI – no PTI, Bloco 9, Espaço 4, Sala 2. No JU, Sala C314. Na vila A, Sala 04, térreo ou pelo e-mail .

Como faço para trocar minha senha?

Caso saiba sua senha atual, entre normalmente no seu e-mail institucional. Então, clique no seu nome no canto superior direito e depois em “Alterar Senha”.

ou

Passo 1 - Clique aqui e faça login, nessa tela não é necessário colocar o sufixo do e-mail(@unila.edu.br ou @aluno.unila.edu.br)
Passo 2 - Clique na opção Mudar Senha.
Passo 3 - Insira a nova senha nos campos Nova Senha e Confirmar Senha.

OBS: Atente-se para os requisitos da nova senha.

Em caso de dúvidas ou erro no processo, favor entrar em contato com a TI para apoio – no PTI, Bloco 9, Espaço 4, Sala 2. No JU, Sala C314. Na vila A, Sala 04, térreo ou pelo e-mail .

Não lembro meu login institucional, o que devo fazer?

Se você não lembra seu login, o padrão é:

Docentes e técnicos - O login se resume ao nome.sobrenome do usuário. Por exemplo, se o nome da pessoa for João Carlos da Silva Pereira, seu login será joao.pereira. NÃO é preciso escrever o sufixo do e-mail (@unila.edu.br), apenas o login.

Discentes que ingressaram até 2015 - O login se resume ao nome.sobrenome do usuário. Por exemplo, se o nome da pessoa for João Carlos da Silva Pereira, seu login será joao.pereira. É preciso escrever o sufixo do e-mail (@aluno.unila.edu.br).

Discentes que ingressaram após 2015 - O login consiste nas suas iniciais, seu último nome e o ano de ingresso na UNILA. Por exemplo, se o nome da pessoa for João Carlos da Silva Pereira e entrou na UNILA em 2016, o login será jcs.pereira.2016. É preciso escrever o sufixo do e-mail (@aluno.unila.edu.br).

Caso não funcione, será preciso entrar em contato com a equipe de TI para a recuperação – no PTI, Bloco 9, Espaço 4, Sala 2. No JU, Sala C314. Na vila A, Sala 04, térreo ou pelo e-mail .