Senhas e Credenciais de Acesso
A sua credencial de acesso permite utilizar os principais serviços de Tecnologia da Informação na UNILA, como correio, wi-fi e computadores. Acesse a Resolução nº 4/2020/CGTIC e conheça as normas de utilização e credenciamento.
Esqueci minha senha, como faço para recuperá-la?
Acesse o fluxograma e veja o passo a passo para recuperação da sua senha.
1. Para iniciar a recuperação da senha, acesse minhasenha.unila.edu.br;
2. Na tela de recuperação de senha, insira o login institucional (sem @aluno.unila.edu.br ou @unila, ex: js.silva.2020) e seu e-mail alternativo completo;
Atenção: o e-mail alternativo é o e-mail pessoal informado no momento do seu cadastro na UNILA.
Caso não se recorde do seu e-mail alternativo, ou tenha perdido o acesso a ele, acesse o SIGAA (alunos) ou SIPAC (servidores) e, em seguida, clique na opção Alterar Senha (no canto superior direito). Serão exibidos dois campos de e-mail: o primeiro deverá ser preenchido com o seu e-mail institucional; e o segundo, seu e-mail alternativo, deverá ser preenchido com um e-mail pessoal de sua preferência.
Realize as alterações que forem necessárias, clique em Salvar e aguarde alguns minutos até que o sistema sincronize os seus dados. Em seguida, retorne ao passo 2.
Atenção: caso tenha perdido a senha de acesso ao SIG, acesse o FAQ e veja como fazer a recuperação.
3. Verifique os e-mails que aparecem e clique no e-mail alternativo para que o sistema envie um código de segurança para o e-mail selecionado;
4. Acesse seu e-mail pessoal e veja o código de 8 caracteres enviado (ex: YXW8ALMU). Insira o código recebido e clique em Validar código;
5. Clique em Continuar;
6. Insira a nova senha (atente-se para os requisitos da senha) e clique em Mudar senha;
7. Após completar todos os passos sem erro, tente acessar seu e-mail com a nova senha cadastrada.
Caso apresente algum erro no processo, por favor, entre em contato com a TI: Bloco 9, Espaço 4, Sala 2, no PTI; sala C314, no JU; ou através do endereço servicos.unila.edu.br.
Erro ao tentar recuperar a senha? Não lembra o e-mail pessoal?
Caso você insira o login institucional errado ou o e-mail alternativo (pessoal) diferente do cadastrado no sistema, será retornado o erro PVM5015.
Lembre-se: o e-mail alternativo é o e-mail pessoal informado no momento do seu cadastro na UNILA. Caso não se recorde ou tenha perdido acesso a ele, acesse o SIGAA (alunos) ou SIPAC (servidores) e, em seguida, clique na opção Alterar Senha (no canto superior direito).
Serão exibidos dois campos de e-mail: o primeiro deverá ser preenchido com o seu e-mail institucional; e o segundo, o seu e-mail alternativo, deverá ser preenchido com um e-mail pessoal de sua preferência.
Realize as alterações que forem necessárias, clique em Salvar e aguarde alguns minutos até que o sistema sincronize os seus dados. Em seguida, retorne ao fluxo de alteração de senha.
Caso nenhum desses procedimentos funcione, por favor, entre em contato com a TI: Bloco 9, Espaço 4, Sala 2, no PTI; sala C314, no JU; ou através do endereço servicos.unila.edu.br.
Como faço para trocar minha senha?
Caso saiba sua senha atual, entre normalmente no seu e-mail institucional. Então, clique no seu nome no canto superior direito e depois em Alterar Senha.
ou
Passo 1 - Clique aqui e faça login. Nessa tela, não é necessário colocar o sufixo do e-mail (@unila.edu.br ou @aluno.unila.edu.br).
Passo 2 - Clique na opção Mudar Senha.
Passo 3 - Insira a nova senha nos campos Nova Senha e, após, Confirmar Senha.
Obs: atente-se para os requisitos da nova senha.
Caso apresente algum erro no processo, por favor, entre em contato com a TI: Bloco 9, Espaço 4, Sala 2, no PTI; sala C314, no JU; ou através do endereço servicos.unila.edu.br.
Não lembro meu login institucional, o que devo fazer?
Se você não lembra seu login, o padrão é:
Docentes e técnicos - O login se resume ao nome.sobrenome do usuário. Por exemplo, se o nome da pessoa for João Carlos da Silva Pereira, seu login será joao.pereira. NÃO é preciso escrever o sufixo do e-mail (@unila.edu.br), apenas o login.
Discentes que ingressaram até 2015 - O login se resume ao nome.sobrenome do usuário. Por exemplo, se o nome da pessoa for João Carlos da Silva Pereira, seu login será joao.pereira. É preciso escrever o sufixo do e-mail (@aluno.unila.edu.br).
Discentes que ingressaram após 2015 - O login consiste nas suas iniciais, seu último nome e o ano de ingresso na UNILA. Por exemplo, se o nome da pessoa for João Carlos da Silva Pereira e o ano de ingresso for 2016, então o login será jcs.pereira.2016. É preciso escrever o sufixo do e-mail (@aluno.unila.edu.br).
Caso não funcione, será preciso entrar em contato com a equipe de TI para a recuperação: Bloco 9, Espaço 4, Sala 2, no PTI; sala C314, no JU; ou através do endereço servicos.unila.edu.br.
Bloqueio da Credencial de Acesso
*Os prazos de bloqueio para as credenciais de acesso são:
- Todos os usuários: após 3 meses de inatividade (recomendamos que o usuário acesse regularmente o correio institucional ou utilize a rede WI-FI da instituição para evitar o bloqueio por inatividade).
- Servidores: após o registro do desligamento no SIGRH ou a pedido da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEPE).
- Discentes: após 6 meses da conclusão do curso.
- Terceirizados: após o término do contrato.
- Pós-doutorandos, convidados, visitantes, participantes de eventos ou membros externos vinculados a atividades acadêmicas: após o prazo informado na solicitação da criação da credencial de acesso.
Caso seja necessário reativar a credencial para recuperar temporariamente o acesso a determinado serviço, será preciso entrar em contato com o setor responsável pelo vínculo do usuário, para que seja avaliada a pertinência do acesso às informações solicitadas. Em seguida, o setor de TI deverá ser comunicado, para que proceda com a reativação. Os setores responsáveis por avaliar os pedidos de reativação são:
- Servidores: PROGEPE
- Discentes: Institutos
- Terceirizados: Gestores dos contratos
- Pós-doutorandos, convidados, visitantes, participantes de eventos ou membros externos vinculados a atividades acadêmicas: servidor responsável pela solicitação da criação da credencial.
Para mais informações, acesse a Resolução nº 4/2020/CGTIC e conheça as normas de utilização e credenciamento.
*Esses prazos não se aplicam aos Sistemas Integrados de Gestão - SIG.