conteúdo

FAQ

publicado 07/08/2019 17h05, última modificação 21/08/2019 07h47

WI-FI 

Como posso ter acesso a rede wi-fi da Unila?

Docentes, Discentes e Técnicos da UNILA podem acessar a rede wi-fi. O acesso é realizado utilizando o mesmo usuario/senha do E-mail Institucional  (Correio Unila).

Como faço para configurar a rede wi-fi em meu Celular/Tablet?

Ao selecionar a rede wi-fi EDUROAM você deve inserir as seguintes configurações:

DISPOSITIVOS ANDROID

  1. Em *Método EAP, selecionar a opção [PEAP];

  2. Em *Autenticação de Fase 2, selecionar a opção [MSCHAPV2];

  3. Em *Certificado, selecionar a opção [Não Validar];

  4. Não preencher o campo [*Identidade anônima];

  5. Inserir seu usuário/senha do E-mail Institucional e conectar.

*As nomenclaturas podem apresentar alguma variação de acordo com o modelo do dispositivo.

DISPOSITIVOS IOS

Inserir seu usuário/senha do E-mail Institucional e conectar.

Como faço para configurar a rede wi-fi em meu Notebook?

WINDOWS

LINUX

Sou visitante, como posso obter acesso a internet no campus da Unila?

REDE WI-FI EDUROAM ( Comunidade Acadêmica )

A UNILA faz parte do projeto Eduroam, promovendo acesso wi-fi aos usuários de diversas universidades nacionais e estrangeiras de forma transparente e imediata. 

  1. Conectar na rede wi-fi eduroam;

  2. Realizar a autenticação utilizando usuário e senha da instituição de origem.

REDE WI-FI EVENTOS ( Comunidade externa )

Usuários que estão participando de Eventos oferecidos pela UNILA à Comunidade externa. O Acesso dos participantes inscritos nos eventos deve ser solicitado antecipadamente através do Sistemas de Chamados.

  1. Selecionar o Tipo [Requisição];

  2. Selecionar Categoria [ Redes > WiFi para visitantes];

  3. Preencher Título e a Descrição.

E-MAIL INSTITUCIONAL

Como faço para ter acesso ao E-mail Institucional?

Docentes, Discentes e Técnicos da UNILA podem acessar o e-mail institucional. Acesse o site correio.unila.edu.br e digite o login e senha institucionais que recebeu no seu e-mail pessoal.

Se não recebeu nenhum login e senha institucionais no seu e-mail pessoal, por favor, entre em contato com a TI – no PTI, Bloco 9, Espaço 4, Sala 2. No JU, Sala C314. Na vila A, Sala 04, térreo

No caso de docentes e técnicos, o login se resume ao nome.sobrenome do usuário. Por exemplo, se o nome da pessoa for João Carlos da Silva Pereira, seu login será joao.pereira. NÃO é preciso escrever o sufixo do e-mail (@unila.edu.br), apenas o login.

No caso de discentes, o login consiste nas suas iniciais, seu último nome e o ano de ingresso na UNILA. Por exemplo, se o nome da pessoa for João Carlos da Silva Pereira e entrou na UNILA em 2018, o login será jcs.pereira.2018. É preciso escrever o sufixo do e-mail (@aluno.unila.edu.br).

Como faço para trocar a senha do E-mail Institucional?

Caso saiba sua senha atual, entre normalmente no seu e-mail institucional. Então, clique no seu nome no canto superior direito e depois em “Alterar Senha”.

Caso tenha esquecido sua senha, no próprio site do e-mail, correio.unila.edu.br existe a opção “Esqueceu sua senha? Clique aqui.”. Basta clicar neste botão e seguir as instruções.

Se não conseguir efetuar a troca com nenhum desses métodos, favor entrar em contato com a TI para apoio – no PTI, Bloco 9, Espaço 4, Sala 2. No JU, Sala C314. Na vila A, Sala 04, térreo.

Como faço para recuperar o login do E-mail Institucional?

O primeiro passo é tentar digitar seu login de acordo com o modelo apresentado acima (iniciais, último nome e o ano de ingresso na UNILA). Caso não funcione, será preciso entrar em contato com a equipe de TI para a recuperação – no PTI, Bloco 9, Espaço 4, Sala 2. No JU, Sala C314. Na vila A, Sala 04, térreo.

SIG

Como faço para ter acesso ao SIG?

Docentes, Discentes e Técnicos da UNILA podem acessar ao SIG. Para obter o acesso é preciso realizar o auto cadastro informando os dados que já foram apresentados presencialmente em outros momentos. Para realizar o auto cadastro acesse o SIG, e na tela de login na parte inferior clique no link “Cadastre-se”.

A tela que aparecerá em seguida deve ser preenchida com os mesmos dados informados presencialmente, pois o sistema valida as informações que já foram cadastradas previamente pela equipe que conferiu a documentação apresentada no momento do cadastro na instituição. Atenção ao email que será informado, o mesmo será de suma importância para conseguir acessar o SIG.

Como faço para trocar a senha do SIG?

Ao tentar acessar o SIG aparece a mensagem de “Usuário e/ou senha inválidos”, mas o usuário está correto, então será necessário apenas recuperar a senha. Para recuperar a senha será preciso clicar no link que encontra-se na tela de login “Esqueceu a senha? Clique aqui para recuperá-la.” Lembre-se que a senha e login do SIG não são necessariamente os mesmos utilizados no email institucional.
Caso você possua acesso ao SIG e simplesmente queira alterar a senha por questão de segurança você poderá fazê-lo da seguinte forma: após logar no sistema irá aparecer a opção “alterar senha” (SIGAA/SIPAC) ou “alterar dados” (SIGRH) na canto superior direito. Ao clicar nesta opção surgirá uma nova tela com o campo para alteração de senha.

Como faço para recuperar o login do SIG?

Para recuperar o login do SIG basta clicar no link que encontra-se na tela de login “Esqueceu o login? Clique aqui para recuperá-lo.” Lembre-se que a senha e login do SIG não são necessariamente os mesmos utilizados no email institucional.

Como faço para trocar o e-mail cadastrado no SIG?

É importante manter o e-mail cadastrado no SIG atualizado, pois é através dele que será possível realizar os procedimentos de recuperação de login e senha, além de ser enviado para ele os comunicados do sistema. Para atualizar o email é simples, após logar no sistema irá aparecer a opção “alterar senha” (SIGAA/SIPAC) ou “alterar dados” (SIGRH) na canto superior direito. Ao clicar nesta opção surgirá uma nova tela com o campo para alteração de e-mail.

Caso você esteja com problemas para acessar ao sistema e precise atualizar o e-mail será preciso abrir um chamado com a categoria “SIGAdmin > Dados Usuários”. Se você for um discente, será preciso entrar em contato com a secretária acadêmica e pedir que os mesmos abram um chamado relatando o problema.

Como faço para atualizar o ramal/telefone no SIG?

Para atualizar o ramal ou telefone de contato é simples, após logar no sistema irá aparecer a opção “alterar senha” (SIGAA/SIPAC) ou “alterar dados” (SIGRH) na canto superior direito. Ao clicar nesta opção surgirá uma nova tela com o campo para alteração de ramal.

Como faço para consultar os ramais no SIG?

É possível consultar os ramais cadastrados no SIG através do seguinte caminho: SIGRH Público > Servidores. Nesta tela poderá ser emitido uma lista de ramais consultando por nome ou por unidade de lotação.

Para ir direto a tela de consultas clique aqui.

Como faço para consultar os processos/documentos públicos no SIG?

É possível consultar os processos e documentos públicos cadastrados no SIG através do seguinte caminho: SIPAC Público. Nesta tela poderá ser consultado os processos ou documentos pelo nome do interessado, ou pelo número do mesmo.

Para ir direto a tela de consultas clique aqui.