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Perguntas Frequentes

publicado 07/08/2019 17h05, última modificação 15/04/2020 15h27

WI-FI 

Como posso ter acesso a rede wi-fi da Unila?

Docentes, Discentes e Técnicos da UNILA podem acessar a rede wi-fi. O acesso é realizado utilizando o mesmo usuario/senha do E-mail Institucional  (Correio Unila).

Como faço para configurar a rede wi-fi em meu Celular/Tablet?

Ao selecionar a rede wi-fi EDUROAM você deve inserir as seguintes configurações:

DISPOSITIVOS ANDROID

  1. Em *Método EAP, selecionar a opção [PEAP];

  2. Em *Autenticação de Fase 2, selecionar a opção [MSCHAPV2];

  3. Em *Certificado, selecionar a opção [Não Validar];

  4. Não preencher o campo [*Identidade anônima];

  5. Inserir seu usuário/senha do E-mail Institucional e conectar.

*As nomenclaturas podem apresentar alguma variação de acordo com o modelo do dispositivo.

DISPOSITIVOS IOS

Inserir seu usuário/senha do E-mail Institucional e conectar.

Como faço para configurar a rede wi-fi em meu Notebook?

WINDOWS

LINUX

Sou visitante, como posso obter acesso a internet no campus da Unila?

REDE WI-FI EDUROAM ( Comunidade Acadêmica )

A UNILA faz parte do projeto Eduroam, promovendo acesso wi-fi aos usuários de diversas universidades nacionais e estrangeiras de forma transparente e imediata. 

  1. Conectar na rede wi-fi eduroam;

  2. Realizar a autenticação utilizando usuário e senha da instituição de origem.

REDE WI-FI EVENTOS ( Comunidade externa )

Usuários que estão participando de Eventos oferecidos pela UNILA à Comunidade externa. O Acesso dos participantes inscritos nos eventos deve ser solicitado antecipadamente através do Sistemas de Chamados.

  1. Selecionar o Tipo [Requisição];

  2. Selecionar Categoria [ Redes > WiFi para visitantes];

  3. Preencher Título e a Descrição.

E-MAIL INSTITUCIONAL

Como faço para ter acesso ao E-mail Institucional?

Docentes, Discentes e Técnicos da UNILA podem acessar o e-mail institucional. Acesse o site correio.unila.edu.br e digite o login e senha institucionais que recebeu no seu e-mail pessoal.

Se não recebeu nenhum login e senha institucionais no seu e-mail pessoal, por favor, entre em contato com a TI – no PTI, Bloco 9, Espaço 4, Sala 2. No JU, Sala C314. Na vila A, Sala 04, térreo

No caso de docentes e técnicos, o login se resume ao nome.sobrenome do usuário. Por exemplo, se o nome da pessoa for João Carlos da Silva Pereira, seu login será joao.pereira. NÃO é preciso escrever o sufixo do e-mail (@unila.edu.br), apenas o login.

No caso de discentes, o login consiste nas suas iniciais, seu último nome e o ano de ingresso na UNILA. Por exemplo, se o nome da pessoa for João Carlos da Silva Pereira e entrou na UNILA em 2018, o login será jcs.pereira.2018. É preciso escrever o sufixo do e-mail (@aluno.unila.edu.br).

Como faço para trocar a senha do E-mail Institucional?

Caso saiba sua senha atual, entre normalmente no seu e-mail institucional. Então, clique no seu nome no canto superior direito e depois em “Alterar Senha”.

Caso tenha esquecido sua senha, no próprio site do e-mail, correio.unila.edu.br existe a opção “Esqueceu sua senha? Clique aqui.”. Basta clicar neste botão e seguir as instruções.

Se não conseguir efetuar a troca com nenhum desses métodos, favor entrar em contato com a TI para apoio – no PTI, Bloco 9, Espaço 4, Sala 2. No JU, Sala C314. Na vila A, Sala 04, térreo.

Como faço para recuperar o login do E-mail Institucional?

O primeiro passo é tentar digitar seu login de acordo com o modelo apresentado acima (iniciais, último nome e o ano de ingresso na UNILA). Caso não funcione, será preciso entrar em contato com a equipe de TI para a recuperação – no PTI, Bloco 9, Espaço 4, Sala 2. No JU, Sala C314. Na vila A, Sala 04, térreo.

SIG

Como faço para ter acesso ao SIG?

Docentes, Discentes e Técnicos da UNILA podem acessar ao SIG. Para obter o acesso é preciso realizar o auto cadastro informando os dados que já foram apresentados presencialmente em outros momentos. Para realizar o auto cadastro acesse o SIG, e na tela de login na parte inferior clique no link “Cadastre-se”.

A tela que aparecerá em seguida deve ser preenchida com os mesmos dados informados presencialmente, pois o sistema valida as informações que já foram cadastradas previamente pela equipe que conferiu a documentação apresentada no momento do cadastro na instituição. Atenção ao email que será informado, o mesmo será de suma importância para conseguir acessar o SIG.

Como faço para trocar a senha do SIG?

Ao tentar acessar o SIG aparece a mensagem de “Usuário e/ou senha inválidos”, mas o usuário está correto, então será necessário apenas recuperar a senha. Para recuperar a senha será preciso clicar no link que encontra-se na tela de login “Esqueceu a senha? Clique aqui para recuperá-la.” Lembre-se que a senha e login do SIG não são necessariamente os mesmos utilizados no email institucional.
Caso você possua acesso ao SIG e simplesmente queira alterar a senha por questão de segurança você poderá fazê-lo da seguinte forma: após logar no sistema irá aparecer a opção “alterar senha” (SIGAA/SIPAC) ou “alterar dados” (SIGRH) na canto superior direito. Ao clicar nesta opção surgirá uma nova tela com o campo para alteração de senha.

Como faço para recuperar o login do SIG?

Para recuperar o login do SIG basta clicar no link que encontra-se na tela de login “Esqueceu o login? Clique aqui para recuperá-lo.” Lembre-se que a senha e login do SIG não são necessariamente os mesmos utilizados no email institucional.

Como faço para trocar o e-mail cadastrado no SIG?

É importante manter o e-mail cadastrado no SIG atualizado, pois é através dele que será possível realizar os procedimentos de recuperação de login e senha, além de ser enviado para ele os comunicados do sistema. Para atualizar o email é simples, após logar no sistema irá aparecer a opção “alterar senha” (SIGAA/SIPAC) ou “alterar dados” (SIGRH) na canto superior direito. Ao clicar nesta opção surgirá uma nova tela com o campo para alteração de e-mail.

Caso você esteja com problemas para acessar ao sistema e precise atualizar o e-mail será preciso abrir um chamado com a categoria “SIGAdmin > Dados Usuários”. Se você for um discente, será preciso entrar em contato com a secretária acadêmica e pedir que os mesmos abram um chamado relatando o problema.

Como faço para atualizar o ramal/telefone no SIG?

Para atualizar o ramal ou telefone de contato é simples, após logar no sistema irá aparecer a opção “alterar senha” (SIGAA/SIPAC) ou “alterar dados” (SIGRH) na canto superior direito. Ao clicar nesta opção surgirá uma nova tela com o campo para alteração de ramal.

Como faço para consultar os ramais no SIG?

É possível consultar os ramais cadastrados no SIG através do seguinte caminho: SIGRH Público > Servidores. Nesta tela poderá ser emitido uma lista de ramais consultando por nome ou por unidade de lotação.

Para ir direto a tela de consultas clique aqui.

Como faço para consultar os processos/documentos públicos no SIG?

É possível consultar os processos e documentos públicos cadastrados no SIG através do seguinte caminho: SIPAC Público. Nesta tela poderá ser consultado os processos ou documentos pelo nome do interessado, ou pelo número do mesmo.

Para ir direto a tela de consultas clique aqui.

Servidores

Novas Chefias


Quando ocorrem mudanças nas chefias de unidades administrativas e acadêmicas, surgem várias dúvidas sobre questões relacionadas a acessos dentro do Sistema Integrado de Gestão (SIG) e a recursos de TI. Visando sanar um pouco essas dúvidas, são compartilhadas as questões mais recorrentes:

Quando poderei ter acesso ao SIG com o vínculo da nova designação?

Após a publicação da portaria no Boletim de Serviço, a PROGEPE fica responsável pelo cadastro da designação no sistema, somente após realizado o cadastro é que é possível acessar o sistema com o novo vínculo de chefia. Tão logo se conclua o cadastro da designação no SIGRH, o vínculo de chefia é habilitado no SIPAC dando acesso a leitura/autenticação de memorandos, assinatura de documentos eletrônicos e todas as funcionalidades relativas a função de chefia da unidade como homologação de férias, autorizações de requisição de almoxarifado, movimentação de patrimônio da unidade, entre outras.

Como obtenho acesso aos diversos módulos do SIG, necessários a nova função?

Os sistemas SIG (SIGAA, SIPAC e SIGRH) possuem diversos módulos. Cada módulo tem um gestor de permissões (geralmente um servidor da área, indicado pelo(a) Pró-reitor(a)) que é responsável por gerenciar as solicitações de inclusão e remoção de permissões de acesso ao respectivo módulo. Anexo está a lista atual de gestores de permissões dos módulos. Em caso de necessidade de troca, o(a) Pró-reitor(a) poderá solicitá-lo via abertura de chamado (https://chamados.unila.edu.br).

Como ficam os acessos da chefia anterior?

Da mesma forma como a concessão de acesso, a remoção também está diretamente vinculada a designação. Tão logo a designação é finalizada no SIGRH, o acesso à assinatura de memorandos e documentos pela unidade é removido. 

Vale lembrar que existe uma funcionalidade de autorização de leitura de memorandos da unidade. Essa funcionalidade permite ao chefe indicar outros servidores que ele autoriza a ter acesso a caixa de entrada de memorandos. Para verificar quais servidores tem acesso basta acessar: SIPAC -> Módulos (menu superior direito) -> Protocolo -> Menu -> Memorandos -> Gerenciar Permissão de Leitura de Memorandos Na Unidade.

Com relação às permissões de acesso aos módulos do SIG, elas são encerradas sempre que ocorrer alguma movimentação de lotação do servidor. Ainda, o gestor de permissões do módulo poderá consultar quais servidores possuem determinado papel em: SIGAdmin -> Usuários -> Permissões -> Relatório de usuários por papel e proceder os ajustes necessários.

Como posso ter acesso ao e-mail da unidade?

Algumas unidades possuem e-mails institucionais. Esses e-mails podem ser compartilhados na caixa de entrada do servidor. Para solicitar a inclusão e/ou remoção de acesso, basta que a solicitação seja feita via sistema de chamados https://chamados.unila.edu.br

Selecionar a categoria:

"Conta de usuário" --> "Adicionar compartilhamento de e-mail";

No momento da solicitação sugere-se revisar a lista de usuários com acesso ao e-mail da unidade para que eventuais servidores que, em razão de movimentações de unidade e/ou atividades desempenhadas, não tiverem necessidade de acesso, tenham a permissão removida.

Para solicitar a remoção de acesso, selecionar a categoria:

"Conta de usuário" --> "Remover compartilhamento de e-mail".

Como posso ter acesso a pasta compartilhada da unidade?

Da mesma forma como o e-mail da unidade, para ter acesso a pasta compartilhada do setor, basta fazer o registro da solicitação pelo sistema de chamados https://chamados.unila.edu.br. :

Para solicitar a inclusão de acesso, selecionar a categoria:

"Pasta compartilhada" --> "Adicionar usuário a pasta";

No momento da solicitação sugere-se revisar a lista de usuários com acesso a pasta compartilhada para que eventuais servidores que, em razão de movimentações de unidade e/ou atividades desempenhadas, não tiverem necessidade de acesso, tenham a permissão removida.

Para solicitar a remoção de acesso, selecionar a categoria:

"Pasta compartilhada" --> "Remover usuário de pasta".

Movimentação de computador: 

Para movimentações de estações de trabalho, é necessário o registro de solicitação pelo sistema de chamados https://chamados.unila.edu.br. Pedimos informar a sala e ramal para que a equipe da Divisão de Suporte Técnico entre em contato. 

Demais dúvidas podem ser tiradas pelo ramal 7321 (suporte técnico) ou 2121 (suporte SIG) ou diretamente pelo sistema de chamados https://chamados.unila.edu.br.