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Perguntas Frequentes

publicado 07/08/2019 17h05, última modificação 21/09/2020 11h20

G Suite for Education

O que é o G Suite for Education ?

O G Suite é um conjunto de aplicativos de colaboração, que oferece e-mail, agenda, edição e armazenamento de documentos on-line, videoconferência, salas de aula e outros recursos.  Desenvolvido e mantido pelo Google, tem como principais características a facilidade de uso e integração entre os aplicativos, a arquitetura focada no uso em nuvem e em multidispositivos.  Mais informações em:

https://edu.google.com/intl/pt-BR_ALL/products/gsuite-for-education/?modal_active=none

Quais as vantagens de utilizar o G Suite ?

Uma das principais vantagens é o aumento da produtividade criada ao usuário, pois os seus documentos, agendas, emails e outros serviços estão disponíveis por meio de uma infraestrutura em nuvem altamente resiliente, segura e disponível, além de proporcionar economia financeira em relação a aquisição e manutenção de equipamentos pela instituição.

Os dados armazenados estão seguros ?

De acordo com o Google, são seguidas rígidas normas de segurança da informação para proteção dos dados armazenados no ambiente de nuvem. Entre as principais ações, destacam-se a impossibilidade de que outros clientes acessem dados da instituição, o uso de criptografia para transmissão e armazenamento dos dados, auditoria nos sistemas de segurança por entes externos e equipe com mais de 700 (setecentos) engenheiros de segurança.  Veja mais informações em:

https://storage.googleapis.com/gfw-touched-accounts-pdfs/google-cloud-security-and-compliance-whitepaper.pdf

https://support.google.com/googlecloud/answer/6056693?hl=pt-BR&ref_topic=6055719

https://gsuite.google.com.br/intl/pt-BR/security/

Como fica minha privacidade ?

Agora você define o que compartilhar por meio de configurações na sua conta, acesse https://myaccount.google.com/?hl=pt&pli=1.

Segundo o Google, as instituições podem usar os serviços principais do G Suite em compliance com a Lei de Proteção da Privacidade On-line (COPPA, na sigla em inglês) e a Lei dos Direitos Educacionais e da Privacidade da Família (FERPA, na sigla em inglês). Esses serviços não exibem anúncios e não usam as informações presentes neles para fins publicitários.
https://gsuite.google.com/terms/education_privacy.html?_ga=2.124956938.1259812913.1501530839-1800684438.1499263309

Quem pode usar o G Suite ?

Servidores, docentes e discentes que estiverem com o vínculo ativo na instituição, conforme a Resolução 03/2020/CGTIC.

O G Suite tem anúncios ?

Não, no pacote de serviços principais do G Suite não há anúncios. Fora deste pacote, os serviços adicionais do Google podem exibir anúncios, conforme descrito no Aviso de privacidade do G Suite. Para os usuários do G Suite, o Google não usa informações pessoais, ou informações associadas a uma Conta do Google, para segmentar anúncios.

O Google é o proprietário dos dados das instituições ou dos alunos ?

Não, os dados pertencem às instituições e usuários, independentemente de serem propriedade intelectual, informações pessoas ou tarefas escolares.

Já tenho uma conta pessoal @gmail, posso usá-la no G Suite ?

Não, as contas pessoais não estão relacionadas ao uso do G Suite pela instituição.  As únicas contas que acessarão os serviços do G Suite são @unila.edu.br e @aluno.unila.edu.br. É importante destacar que as contas pessoais e da instituição são diferentes e não se comunicam, você continuará usando a sua conta pessoal normalmente, no entanto, os recursos do G Suite são acessíveis apenas com a sua conta institucional.

Como acesso os principais serviços disponíveis do G Suite ?

Os principais serviços podem ser acessados pelos endereços:

Calendário: https://agenda.unila.edu.br

Documentos e drive: https://drive.unila.edu.br

Posso alterar o nome de exibição da minha conta ?

Não, o nome de exibição é o que está registrado no Sistema Integrado de Gestão - SIG.

Qual é a capacidade de armazenamento para o meu drive e para o e-mail institucional ?

Usuários do G Suite possuem armazenamento ilimitado para estes serviços.

Posso compartilhar arquivos e documentos com usuários fora do domínio @unila?

Não, o uso do armazenamento em nuvem não significa que o acesso aos documentos é público. O acesso é protegido pelo uso de usuário e senha, e o compartilhamento é possível somente entre os usuários da instituição (Resolução 03/2020/CGTIC).

Posso armazenar arquivos pessoais na plataforma ?

Não, de acordo com a Resolução 03/2020/CGTIC, que regulamenta o armazenamento de arquivos na Unila, os recursos somente poderão ser utilizados para finalidades relacionadas às atividades acadêmicas e administrativas.

Posso armazenar qualquer arquivo na plataforma ?

Não, importante destacar que conforme a Resolução 03/2020/CGTIC, arquivos sigilosos ou documento preparatório que possa originar informação classificada como sigilosa, de acordo com a lei 12.527 (Lei de Acesso a Informação), não poderão ser armazenados em nuvem.

Depois de quanto tempo os arquivos são removidos da lixeira ?

Os arquivos são definitivamente excluídos após 30 dias na lixeira.

Como transfiro um arquivo que está na minha conta pessoal para a conta institucional ?

Para arquivos que eventualmente estejam na conta pessoal do usuário e devam ser armazenadas na conta institucional, aí vão duas alternativas para o processo:

1 - faça o download do arquivo da conta pessoal e o upload na conta institucional;

ou

2 - compartilhe o documento da conta pessoal com a conta institucional e logo em seguida faça uma cópia do arquivo (selecione o arquivo na conta institucional e faça clique com o botão direito e selecione Fazer uma Cópia);

Depois da conferência que o arquivo está armazenado corretamente na conta institucional, o arquivo deve ser excluído da conta pessoal.

Após meu desligamento da instituição, continuarei a ter acesso aos documentos, e-mails e aos serviços do G Suite ?

O G Suite for Education é uma oferta institucional, portanto, após o término do vínculo o acesso será encerrado, conforme Resolução 04/2020/CGTIC. No entanto, o usuário poderá exportar as informações armazenadas na plataforma antes do acesso ser interrompido.

Minha unidade pode ter acesso a um drive compartilhado ?

Sim, conforme a Resolução 03/2020/CGTIC, a chefia da unidade deverá solicitar a criação por meio da Central de Serviços. A unidade de TIC irá criar a área compartilhada e colocará o chefe como administrador, desta forma  ele poderá gerenciar o compartilhamento da pasta com outros usuários. Quando houver troca da chefia da unidade, o atual chefe da unidade poderá atribuir a nova chefia a administração do drive compartilhado.

Como altero minha senha de acesso ?

A senha utilizada para acessar os recursos do G Suite é a mesma usada para o acesso aos demais serviços, como e-mail institucional, Moodle, Central de Serviços, WI-FI, etc. Para trocar a senha, acesse o endereço https://minhasenha.unila.edu.br e siga os passos informados. Lembre-se que a nova senha será utilizada para o acesso a todos os sistemas institucionais.

Observação: Os Sistemas Integrados de Gestão - SIG, utilizam sistema próprio de senha e não são atualizados pelo procedimento descrito neste item.

Onde encontro dicas de como aprender a usar os aplicativos do G Suite ?

Acesse o Centro de Aprendizagem on-line com boas dicas de uso dos serviços disponíveis.

WI-FI 

Como posso ter acesso a rede wi-fi da Unila?

Docentes, Discentes e Técnicos da UNILA podem acessar a rede wi-fi. O acesso é realizado utilizando o mesmo usuario/senha do E-mail Institucional  (Correio Unila).

Como faço para configurar a rede wi-fi em meu Celular/Tablet?

Ao selecionar a rede wi-fi EDUROAM você deve inserir as seguintes configurações:

DISPOSITIVOS ANDROID

  1. Em *Método EAP, selecionar a opção [PEAP];

  2. Em *Autenticação de Fase 2, selecionar a opção [MSCHAPV2];

  3. Em *Certificado, selecionar a opção [Não Validar];

  4. Não preencher o campo [*Identidade anônima];

  5. Inserir seu usuário/senha do E-mail Institucional e conectar.

*As nomenclaturas podem apresentar alguma variação de acordo com o modelo do dispositivo.

DISPOSITIVOS IOS

Inserir seu usuário/senha do E-mail Institucional e conectar.

Como faço para configurar a rede wi-fi em meu Notebook?

WINDOWS

LINUX

Sou visitante, como posso obter acesso a internet no campus da Unila?

REDE WI-FI EDUROAM ( Comunidade Acadêmica )

A UNILA faz parte do projeto Eduroam, promovendo acesso wi-fi aos usuários de diversas universidades nacionais e estrangeiras de forma transparente e imediata. 

  1. Conectar na rede wi-fi eduroam;

  2. Realizar a autenticação utilizando usuário e senha da instituição de origem.

REDE WI-FI EVENTOS ( Comunidade externa )

Usuários que estão participando de Eventos oferecidos pela UNILA à Comunidade externa. O Acesso dos participantes inscritos nos eventos deve ser solicitado antecipadamente através do Sistemas de Chamados.

  1. Selecionar o Tipo [Requisição];

  2. Selecionar Categoria [ Redes > WiFi para visitantes];

  3. Preencher Título e a Descrição.

E-MAIL INSTITUCIONAL

Como faço para ter acesso ao E-mail Institucional?

Docentes, Discentes e Técnicos da UNILA podem acessar o e-mail institucional. Acesse o site correio.unila.edu.br e digite o login e senha institucionais que recebeu no seu e-mail pessoal.

Se não recebeu nenhum login e senha institucionais no seu e-mail pessoal, por favor, entre em contato com a TI – no PTI, Bloco 9, Espaço 4, Sala 2. No JU, Sala C314. Na vila A, Sala 04, térreo

No caso de docentes e técnicos, o login se resume ao nome.sobrenome do usuário. Por exemplo, se o nome da pessoa for João Carlos da Silva Pereira, seu login será joao.pereira. NÃO é preciso escrever o sufixo do e-mail (@unila.edu.br), apenas o login.

No caso de discentes, o login consiste nas suas iniciais, seu último nome e o ano de ingresso na UNILA. Por exemplo, se o nome da pessoa for João Carlos da Silva Pereira e entrou na UNILA em 2018, o login será jcs.pereira.2018. É preciso escrever o sufixo do e-mail (@aluno.unila.edu.br).

Como faço para trocar minha senha?

Metodo 1:

Caso saiba sua senha atual, entre normalmente no seu e-mail institucional. Então, clique no seu nome no canto superior direito e depois em “Alterar Senha”.

Metodo 2:

Passo 1 - Clique aqui e faça login, nessa tela não é necessário colocar o sufixo do e-mail(@unila.edu.br ou @aluno.unila.edu.br)
Passo 2 - Clique na opção Mudar Senha.
Passo 3 - Insira a nova senha nos campos Nova Senha e Confirmar Senha.

OBS: Atente-se para os requisitos da nova senha.

Em caso de dúvidas ou erro no processo, favor entrar em contato com a TI para apoio – no PTI, Bloco 9, Espaço 4, Sala 2. No JU, Sala C314. Na vila A, Sala 04, térreo.

Não lembro meu login institucional, o que devo fazer?

Se você não lembra seu login, o padrão é:

Docentes e técnicos  - 
O login se resume ao nome.sobrenome do usuário. Por exemplo, se o nome da pessoa for João Carlos da Silva Pereira, seu login será joao.pereira. NÃO é preciso escrever o sufixo do e-mail (@unila.edu.br), apenas o login.

Discentes que ingressaram até 2015 - O login se resume ao nome.sobrenome do usuário. Por exemplo, se o nome da pessoa for João Carlos da Silva Pereira, seu login será joao.pereira. É preciso escrever o sufixo do e-mail (@aluno.unila.edu.br).

Discentes que ingressaram após 2015 - O login consiste nas suas iniciais, seu último nome e o ano de ingresso na UNILA. Por exemplo, se o nome da pessoa for João Carlos da Silva Pereira e entrou na UNILA em 2016, o login será jcs.pereira.2016. É preciso escrever o sufixo do e-mail (@aluno.unila.edu.br).

Caso não funcione, será preciso entrar em contato com a equipe de TI para a recuperação – no PTI, Bloco 9, Espaço 4, Sala 2. No JU, Sala C314. Na vila A, Sala 04, térreo.

Erro ao tentar recuperar a senha? Não lembra o e-mail pessoal?

Caso você insira o login institucional errado ou o e-mail pessoal diferente do cadastro o sistema vai retornar um erro PVM5015, nesse caso será necessário entrar em contato com a secretaria acadêmica para verificar qual e-mail pessoal está cadastrado e atualizar caso seja necessário.

Demais erros, por favor, entre em contato com a TI – no PTI, Bloco 9, Espaço 4, Sala 2. No JU, Sala C314. Na vila A, Sala 04, térreo.

Esqueci minha senha, como faço para recuperar?

Caso tenha esquecido sua senha, Clique aqui.

Passo 1 - Na tela de recuperação de senha você deve inserir o login institucional (sem @aluno.unila.edu.br ex: js.silva.2020) e seu e-mail pessoal completo.
ATENÇÃO: Caso apresente erro no passo 1, procure a secretaria acadêmica para verificar se você esta utilizando o e-mail pessoal correto.

Passo 2 - Verifique os e-mails que aparecem e clique para enviar para seu e-mail pessoal.
Passo 3- Acesse seu e-mail pessoal e veja o código de 8 caracteres que foi enviado (Ex: YXW8ALMU).
Passo 4 – Insira o código recebido e clique em validar código.
Passo 5 - Clique em continuar.
Passo 6 – Insira a nova senha (Atente-se para os requisitos da senha), e clique em mudar senha.

Após completar todos os passos sem erro, tente acessar seu e-mail com a nova senha cadastrada.

Caso apresente algum erro no processo, por favor, entre em contato com a TI – no PTI, Bloco 9, Espaço 4, Sala 2. No JU, Sala C314. Na vila A, Sala 04, térreo.

SIG

Como faço para ter acesso ao SIG?

Docentes, Discentes e Técnicos da UNILA podem acessar ao SIG. Para obter o acesso é preciso realizar o auto cadastro informando os dados que já foram apresentados presencialmente em outros momentos. Para realizar o auto cadastro acesse o SIG, e na tela de login na parte inferior clique no link “Cadastre-se”.

A tela que aparecerá em seguida deve ser preenchida com os mesmos dados informados presencialmente, pois o sistema valida as informações que já foram cadastradas previamente pela equipe que conferiu a documentação apresentada no momento do cadastro na instituição. Atenção ao email que será informado, o mesmo será de suma importância para conseguir acessar o SIG.

Como faço para trocar a senha do SIG?

Ao tentar acessar o SIG aparece a mensagem de “Usuário e/ou senha inválidos”, mas o usuário está correto, então será necessário apenas recuperar a senha. Para recuperar a senha será preciso clicar no link que encontra-se na tela de login “Esqueceu a senha? Clique aqui para recuperá-la.” Lembre-se que a senha e login do SIG não são necessariamente os mesmos utilizados no email institucional.
Caso você possua acesso ao SIG e simplesmente queira alterar a senha por questão de segurança você poderá fazê-lo da seguinte forma: após logar no sistema irá aparecer a opção “alterar senha” (SIGAA/SIPAC) ou “alterar dados” (SIGRH) na canto superior direito. Ao clicar nesta opção surgirá uma nova tela com o campo para alteração de senha.

Como faço para recuperar o login do SIG?

Para recuperar o login do SIG basta clicar no link que encontra-se na tela de login “Esqueceu o login? Clique aqui para recuperá-lo.” Lembre-se que a senha e login do SIG não são necessariamente os mesmos utilizados no email institucional.

Como faço para trocar o e-mail cadastrado no SIG?

É importante manter o e-mail cadastrado no SIG atualizado, pois é através dele que será possível realizar os procedimentos de recuperação de login e senha, além de ser enviado para ele os comunicados do sistema. Para atualizar o email é simples, após logar no sistema irá aparecer a opção “alterar senha” (SIGAA/SIPAC) ou “alterar dados” (SIGRH) na canto superior direito. Ao clicar nesta opção surgirá uma nova tela com o campo para alteração de e-mail.

Caso você esteja com problemas para acessar ao sistema e precise atualizar o e-mail será preciso abrir um chamado com a categoria “SIGAdmin > Dados Usuários”. Se você for um discente, será preciso entrar em contato com a secretária acadêmica e pedir que os mesmos abram um chamado relatando o problema.

Como faço para atualizar o ramal/telefone no SIG?

Para atualizar o ramal ou telefone de contato é simples, após logar no sistema irá aparecer a opção “alterar senha” (SIGAA/SIPAC) ou “alterar dados” (SIGRH) na canto superior direito. Ao clicar nesta opção surgirá uma nova tela com o campo para alteração de ramal.

Como faço para consultar os ramais no SIG?

É possível consultar os ramais cadastrados no SIG através do seguinte caminho: SIGRH Público > Servidores. Nesta tela poderá ser emitido uma lista de ramais consultando por nome ou por unidade de lotação.

Para ir direto a tela de consultas clique aqui.

Como faço para consultar os processos/documentos públicos no SIG?

É possível consultar os processos e documentos públicos cadastrados no SIG através do seguinte caminho: SIPAC Público. Nesta tela poderá ser consultado os processos ou documentos pelo nome do interessado, ou pelo número do mesmo.

Para ir direto a tela de consultas clique aqui.

Servidores

Novas Chefias


Quando ocorrem mudanças nas chefias de unidades administrativas e acadêmicas, surgem várias dúvidas sobre questões relacionadas a acessos dentro do Sistema Integrado de Gestão (SIG) e a recursos de TI. Visando sanar um pouco essas dúvidas, são compartilhadas as questões mais recorrentes:

Quando poderei ter acesso ao SIG com o vínculo da nova designação?

Após a publicação da portaria no Boletim de Serviço, a PROGEPE fica responsável pelo cadastro da designação no sistema, somente após realizado o cadastro é que é possível acessar o sistema com o novo vínculo de chefia. Tão logo se conclua o cadastro da designação no SIGRH, o vínculo de chefia é habilitado no SIPAC dando acesso a leitura/autenticação de memorandos, assinatura de documentos eletrônicos e todas as funcionalidades relativas a função de chefia da unidade como homologação de férias, autorizações de requisição de almoxarifado, movimentação de patrimônio da unidade, entre outras.

Como obtenho acesso aos diversos módulos do SIG, necessários a nova função?

Os sistemas SIG (SIGAA, SIPAC e SIGRH) possuem diversos módulos. Cada módulo tem um gestor de permissões (geralmente um servidor da área, indicado pelo(a) Pró-reitor(a)) que é responsável por gerenciar as solicitações de inclusão e remoção de permissões de acesso ao respectivo módulo. Anexo está a lista atual de gestores de permissões dos módulos. Em caso de necessidade de troca, o(a) Pró-reitor(a) poderá solicitá-lo via abertura de chamado (https://chamados.unila.edu.br).

Como ficam os acessos da chefia anterior?

Da mesma forma como a concessão de acesso, a remoção também está diretamente vinculada a designação. Tão logo a designação é finalizada no SIGRH, o acesso à assinatura de memorandos e documentos pela unidade é removido. 

Vale lembrar que existe uma funcionalidade de autorização de leitura de memorandos da unidade. Essa funcionalidade permite ao chefe indicar outros servidores que ele autoriza a ter acesso a caixa de entrada de memorandos. Para verificar quais servidores tem acesso basta acessar: SIPAC -> Módulos (menu superior direito) -> Protocolo -> Menu -> Memorandos -> Gerenciar Permissão de Leitura de Memorandos Na Unidade.

Com relação às permissões de acesso aos módulos do SIG, elas são encerradas sempre que ocorrer alguma movimentação de lotação do servidor. Ainda, o gestor de permissões do módulo poderá consultar quais servidores possuem determinado papel em: SIGAdmin -> Usuários -> Permissões -> Relatório de usuários por papel e proceder os ajustes necessários.

Como posso ter acesso ao e-mail da unidade?

Algumas unidades possuem e-mails institucionais. Esses e-mails podem ser compartilhados na caixa de entrada do servidor. Para solicitar a inclusão e/ou remoção de acesso, basta que a solicitação seja feita via sistema de chamados https://chamados.unila.edu.br

Selecionar a categoria:

"Conta de usuário" --> "Adicionar compartilhamento de e-mail";

No momento da solicitação sugere-se revisar a lista de usuários com acesso ao e-mail da unidade para que eventuais servidores que, em razão de movimentações de unidade e/ou atividades desempenhadas, não tiverem necessidade de acesso, tenham a permissão removida.

Para solicitar a remoção de acesso, selecionar a categoria:

"Conta de usuário" --> "Remover compartilhamento de e-mail".

Como posso ter acesso a pasta compartilhada da unidade?

Da mesma forma como o e-mail da unidade, para ter acesso a pasta compartilhada do setor, basta fazer o registro da solicitação pelo sistema de chamados https://chamados.unila.edu.br. :

Para solicitar a inclusão de acesso, selecionar a categoria:

"Pasta compartilhada" --> "Adicionar usuário a pasta";

No momento da solicitação sugere-se revisar a lista de usuários com acesso a pasta compartilhada para que eventuais servidores que, em razão de movimentações de unidade e/ou atividades desempenhadas, não tiverem necessidade de acesso, tenham a permissão removida.

Para solicitar a remoção de acesso, selecionar a categoria:

"Pasta compartilhada" --> "Remover usuário de pasta".

Movimentação de computador: 

Para movimentações de estações de trabalho, é necessário o registro de solicitação pelo sistema de chamados https://chamados.unila.edu.br. Pedimos informar a sala e ramal para que a equipe da Divisão de Suporte Técnico entre em contato. 

Demais dúvidas podem ser tiradas pelo ramal 7321 (suporte técnico) ou 2121 (suporte SIG) ou diretamente pelo sistema de chamados https://chamados.unila.edu.br.