Você está aqui: Página Inicial > Informes > Limite de armazenamento no Google Workspace
conteúdo

Institucional

Limite de armazenamento no Google Workspace

Por conta da limitação de espaço de armazenamento instituída, recentemente, no Google Workspace for Education, a UNILA irá implementar cotas individuais para uso da plataforma, a partir de 20 de novembro.
publicado: 18/10/2022 16h11, última modificação: 05/09/2024 11h10

A recente alteração na política de uso do Google Workspace for Education limitou o espaço de armazenamento a 100TB por instituição, para uso na plataforma. Com isso, a fim de garantir o bom funcionamento do serviço na UNILA, é necessária a implementação de cotas individuais de armazenamento. Assim, a partir do dia 20 de novembro, os limites individuais serão de: 5GB para discentes, 15GB para técnico-administrativos e 25GB para docentes. 

Vale lembrar que todas as ferramentas da suíte (Drive, Docs, Meet, Classroom, entre outras) consomem da cota disponível ao usuário. A distribuição do espaço foi feita a partir de avaliação do consumo atual e está adequada às necessidades institucionais e ao padrão de uso da maioria dos usuários.

Para se adequar aos novos limites, recomenda-se analisar o consumo atual e excluir do drive os arquivos desnecessários. Para isso, podem ser seguidas as seguintes etapas (é necessário estar autenticado com sua conta institucional):

1 - Confirmar a quantidade de armazenamento que utiliza, acessando este link;
2 - Analisar e excluir arquivos grandes ou desnecessários, por meio deste link.

É importante que o usuário considere a possibilidade de excluir do seu Drive os arquivos que estão copiados também em um Drive compartilhado, evitando o desperdício pelo consumo duplicado de espaço. Após a definição das cotas, os usuários com consumo acima do limite estabelecido ficarão automaticamente impedidos de gravar novos arquivos. Outras informações podem ser obtidas em “Gerenciar arquivos do armazenamento” no Google Drive.

Adicionalmente, os membros da comunidade acadêmica com credencial @unila ativa podem fazer o uso da solução de armazenamento e compartilhamento da Microsoft., entretanto, a ferramenta também passou por uma alteração recente em sua política de armazenamento, passando a limitar a 100TB por instituição.  O serviço é semelhante ao Google Workspace, com recurso para edição de documentos, plataforma de videoconferência e drive. O usuário que tiver interesse deve fazer o cadastro diretamente na plataforma, usando o e-mail institucional e uma senha de sua preferência.

O serviço é uma oferta gratuita para instituições de ensino e, portanto, está sujeito a política de armazenamento e termos de uso da plataforma. Além disso, restringe-se à suíte Office 365, de uso online, e não dá direito ao download ou licença de qualquer outro produto Microsoft.

Ambas as soluções são destinadas para fins educacionais e devem ser utilizadas em conformidade com a Resolução nº 4/2022/CGD. Recomenda-se que os usuários iniciem a adequação às novas cotas de armazenamento antes do prazo informado, para que possam acompanhar a evolução do espaço utilizado.

registrado em: , ,