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A Tecnologia da Informação assumiu, há tempos, um novo papel. Evoluiu de responsabilidades puramente operacionais, para um posicionamento estratégico. Isso porque, além de sustentar diversas operações de negócio, a TIC viabiliza a execução de estratégias institucionais, alavancando a transformação digital, promovendo a transparência e otimização do trabalho.

Conforme a Portaria 778/2019/ME/SEDGGD/SGD, que estabelece a implantação da governança de TIC na Administração Pública Federal, a TIC é “um ativo estratégico que suporta processos de negócios institucionais, mediante a conjugação de recursos, processos e técnicas utilizados para obter, processar, armazenar, disseminar e fazer uso de informações” e a governança de TIC como um sistema pelo qual “o uso atual e futuro de TIC é dirigido e controlado, mediante avaliação e direcionamento, para atender às necessidades prioritárias e estratégicas da organização e monitorar sua efetividade por meio de planos, incluída a estratégia e as políticas de uso de TIC no âmbito da organização”.

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DocumentoDownload
PETIC 2019 - 2021
Versão 2019
PDTIC 2019 - 2021

Versão:

Rev. 2021
Rev. 2020
2019

PDTI 2016 - 2018

Versão 2016


Necessidades institucionais geram necessidades de informação, que demandam por soluções de TI, que por sua vez demandam capacidade, seja ela recursos humanos, equipamentos, sistemas e infraestrutura, e que por sua vez, demandam investimentos, seja na aquisição de equipamentos, contratação de serviços e capacitação da equipe, por exemplo. Por isso, fundamental um processo de planejamento e direcionamento de TIC de forma que os recursos sejam aplicados em atividades que estejam alinhadas com a estratégia institucional.

necessidades de tic

De acordo com o Planejamento Estratégico do Governo Federal (2016-2019), o ato de planejar ajuda a compreender a realidade imposta pelo ambiente e a deliberar sobre qual a nova realidade que se deseja alcançar no futuro e, independente da metodologia comumente utilizada, envolve: (1) diagnóstico situacional; (2) identificação dos pontos de melhoria; (3) visão da realidade almejada; (4) definição dos objetivos; e (5) definição das ações que promovam o alcance dos objetivos traçados. Para o planejamento estratégico de TIC a Equipe de Elaboração, olhando para a conformidade em relação à legislação, normas internas, capacidade de entrega (recursos humanos, infraestrutura e organização) e necessidades institucionais, obtém o diagnóstico situacional que direciona o planejamento de ações para a entrega dos resultados almejados. Na imagem abaixo é possível verificar as etapas do planejamento adotado. 

processo de elaboração do pdtic

Para garantir que os objetivos de TIC estejam alinhados com os objetivos da UNILA, é necessária a elaboração de um planejamento consistente. Assim, o Plano Estratégico de Tecnologia da Informação e Comunicação (PETIC), deve estar alinhado ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), além de se orientar pelos preceitos da Estratégia de Governança Digital (EGD), para então nortear a elaboração do Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTIC) da instituição.

O PETIC, tem por objetivo estruturar diretrizes e princípios na gestão de TIC de modo que sua elaboração seja um processo dinâmico, interativo e eficaz no sentido de assegurar o alinhamento estratégico dos recursos de TIC às necessidades da UNILA, direcionando as ações a serem implementadas no próximo triênio.

Já o PDTIC, documento de nível tático, é definido na IN no 01/2019, da Secretaria de Governo Digital, como “instrumento de diagnóstico, planejamento e gestão dos recursos e processos de TIC, com o objetivo de atender às necessidades finalísticas e de informação de um órgão ou entidade para um determinado período” e tratado na Portaria 778/2019/ME/SEDGGD/SGD como “um instrumento de alinhamento entre as estratégias e planos de TIC e as estratégias organizacionais”. Na figura abaixo é apresentada a relação entre o PETIC e o PDTIC. 

relacao petic e pdtic

O PDTIC, tal qual estabelece o seu Guia de Elaboração, está alinhado a Estratégia de Governo Digital (Decreto 10.332/2020) e a Plataforma de Cidadania Digital (Decreto 8936/2016), que têm como objetivos principais, a entrega de serviços públicos digitais, a transparência, a integração e interoperabilidade das bases governamentais, a identificação digital do cidadão e a simplificação dos serviços públicos.

Nesse sentido, o PDTIC/UNILA é essencialmente um instrumento de planejamento das ações da Coordenadoria de Tecnologia da Informação (CTIC), com vistas a atender as necessidades de TIC da Universidade e auxiliar no processo de direcionamento de esforços e recursos em projetos e aquisições que cumpram com a missão de contribuir para o alcance dos objetivos estratégicos da UNILA. Assim, as necessidades identificadas e priorizadas estarão, alinhadas aos objetivos estratégicos traçados no PETIC/UNILA.