conteúdo

Gravação de aulas e reuniões online

publicado 16/02/2022 15h58, última modificação 07/03/2022 15h56

Conforme informado por e-mail à comunidade acadêmica da UNILA, houve o encerramento do recurso de gravação de reuniões virtuais do Google Meet em 09 de janeiro de 2022. Essa funcionalidade era uma oferta gratuita e temporária, disponibilizada durante a pandemia e que não fazia parte dos recursos da versão do Google Workspace, utilizada pela UNILA.

Importante destacar que o Meet continua disponível, bem como os demais recursos da versão Workspace for Education, apenas não será mais possível realizar a gravação das reuniões.

Abaixo são feitas sugestões de recursos e ferramentas que podem ser utilizadas para a gravação de aulas e reuniões.  

Recurso de gravação integrado à plataforma

Webconferência RNP

A comunidade acadêmica dispõe do serviço de Webconferência RNP (https://conferenciaweb.rnp.br/users/login). O serviço é gratuito e permite o armazenamento da transmissão no portal Eduplay. Para acessar o serviço, utilize sua credencial @unila.

As gravações ficam disponíveis após 48h e permanecem por até 90 dias, depois disso são automaticamente deletadas. Caso seja necessário, o arquivo pode ser baixado e compartilhado na Eduplay.

Professores que tiverem necessidade de gravar aulas neste serviço, poderão solicitar a autorização via sistema de chamados ou e-mail para central.servicos@unila.edu.br.

Mais informações sobre o serviço, acesse: https://portal.unila.edu.br/proagi/ctic/orientacoes-gerais/manuais-de-uso/conferencia-web

Para saber sobre as funcionalidades e configurações básicas deste serviço acesse: https://ajuda.rnp.br/conferenciaweb/manuais-de-uso-do-servico/manual-do-usuario/configuracoes-basicas 

Microsoft Teams

 

O Microsoft Teams é uma plataforma de videoconferência com capacidade de gravação de áudio, vídeo e compartilhamento de conteúdo. As gravações ficam disponíveis no OneDrive do usuário por 20 dias, depois são automaticamente excluídas. O usuário pode fazer o download para o dispositivo local, se desejar. 

A ferramenta é uma oferta gratuita da Microsoft para contas educacionais. Para ter acesso, é necessário fazer o cadastro na plataforma utilizando o seu e-mail institucional. Lembramos que o recurso não é integrado aos demais serviços de autenticação da UNILA, portanto, não há integração da senha utilizada na plataforma com a sua senha @unila.

*A versão disponível não dá acesso ao download do Office ou Windows.

Para mais informações sobre o Teams, acesse os manuais disponíveis: https://support.microsoft.com/pt-br/office/treinamento-em-v%c3%addeo-do-microsoft-teams-4f108e54-240b-4351-8084-b1089f0d21d7?ui=pt-br&rs=pt-br&ad=br

Softwares de gravação local
Com as ferramentas abaixo é possível gravar a tela do computador, nesse caso, independe a plataforma que está sendo utilizada. O arquivo fica salvo localmente no computador do usuário que poderá compartilhá-lo via Drive ou Eduplay

OBS Studio

O OBS Studio é um software gratuito, disponível para Linux e Windows, com recurso de gravação de tela com captura de áudio e vídeo.

1. Faça o download no site: https://obsproject.com/pt-br/download.

2. Para iniciar a gravação de tela, é necessário realizar algumas configurações no OBS.

3. Na caixa Fontes, localizada no canto esquerdo inferior da tela do programa, clique no botão + para adicionar as fontes de dados que deverão ser gravadas.

4. As fontes podem ser: captura de tela, captura de entrada de áudio (microfone) e captura de saída de áudio (som), conforme imagem de tela abaixo (estas configurações podem variar de acordo com as suas configurações).

 

5. Após os ajustes, localize no canto inferior direito do OBS a caixa de Controles. Para iniciar uma gravação, clique no botão Iniciar gravação, conforme imagem de tela abaixo.

 

6. Ao finalizar a gravação, retorne à caixa de Controles e clique no botão Interromper gravação, para finalizar o processo.

7. As gravações podem ser acessadas pelo menu Arquivo → Mostrar gravações.

8. A pasta padrão de gravação é a pasta Vídeos do usuário.

9. Mais informações sobre o funcionamento deste software podem ser obtidas no site oficial do OBS (https://obsproject.com/pt-br/) ou em tutoriais de vídeos no YouTube (https://www.youtube.com/results?search_query=obs+studio).  

Linux Ubuntu 18

Recurso disponível em computadores com sistema operacional Linux Ubuntu 18 ou superior. Não captura o áudio, apenas a tela.

1. Para iniciar a gravação, pressione Ctrl + Alt + Shift + R para começar a gravar o que está na sua tela.

2. Um círculo vermelho é exibido no canto superior direito da tela enquanto a gravação estiver em andamento. Conforme à imagem abaixo:

3. Uma vez que você tenha finalizado, pressione novamente a combinação de teclas: Ctrl + Alt + Shift + R para parar a gravação.

4. O arquivo com a gravação ficará disponível na pasta Vídeos no gerenciador de Arquivos do usuário.

Windows 10

Recurso disponível em computadores com sistema operacional Windows 10 ou superior. Captura áudio e vídeo de uma janela ativa.

1. Para iniciar a gravação, pressione a tecla Windows + G.

2. Será aberto o programa XBox Game Bar, com os controles de gravação e as configurações de áudio.

3. No andamento da gravação será apresentado no canto direito um controlador com o tempo de gravação e um botão para interromper a gravação.

4. Após à gravação, o arquivo ficará disponível na pasta do usuário, Vídeos → Captures.

Plataforma de compartilhamento e execução de vídeos

Eduplay

Eduplay é um serviço da RNP que permite publicar áudio e vídeo para compartilhamento. Para acessar o serviço, utilize seu e-mail e senha de acesso ao CAFe. Por meio do serviço professores podem compartilhar as aulas gravadas com seus estudantes.

Mais informações sobre o funcionamento, veja os seguintes tutoriais:

1. Acesso ao serviço: https://ajuda.rnp.br/eduplay/manualdousuario/publicar-conteudo/publicar-conteudos

2. Como Publicar Áudio e  vídeo: https://ajuda.rnp.br/eduplay/manualdousuario/publicar-conteudo/publicar-conteudos