conteúdo

Novas Chefias

publicado 17/11/2020 12h56, última modificação 03/01/2023 09h24

 

Quando ocorrem mudanças nas chefias de unidades administrativas e acadêmicas, surgem várias dúvidas sobre questões relacionadas a acessos dentro do Sistema Integrado de Gestão (SIG) e a recursos de TI. Visando sanar um pouco essas dúvidas, são compartilhadas as questões mais recorrentes:

Quando poderei ter acesso ao SIG com o vínculo da nova designação?

Após a publicação da portaria no Boletim de Serviço, a PROGEPE fica responsável pelo cadastro da designação no sistema, somente após realizado o cadastro é que é possível acessar o sistema com o novo vínculo de chefia. Tão logo se conclua o cadastro da designação no SIGRH, o vínculo de chefia é habilitado no SIPAC dando acesso a leitura/autenticação de memorandos, assinatura de documentos eletrônicos e todas as funcionalidades relativas a função de chefia da unidade como homologação de férias, autorizações de requisição de almoxarifado, movimentação de patrimônio da unidade, entre outras.

Como obtenho acesso aos diversos módulos do SIG, necessários a nova função?

Os sistemas SIG (SIGAA, SIPAC e SIGRH) possuem diversos módulos. Cada módulo tem um gestor de permissões (geralmente um servidor da área, indicado pelo(a) Pró-reitor(a)) que é responsável por gerenciar as solicitações de inclusão e remoção de permissões de acesso ao respectivo módulo. Em caso de necessidade de troca, o(a) Pró-reitor(a) poderá solicitá-lo via abertura de chamado na Central de Serviços (https://servicos.unila.edu.br).

Como ficam os acessos da chefia anterior?

Da mesma forma como a concessão de acesso, a remoção também está diretamente vinculada a designação. Tão logo a designação é finalizada no SIGRH, o acesso à assinatura de memorandos e documentos pela unidade é removido.

Vale lembrar que existe uma funcionalidade de autorização de leitura de memorandos da unidade. Essa funcionalidade permite ao chefe indicar outros servidores que ele autoriza a ter acesso a caixa de entrada de memorandos. Para verificar quais servidores tem acesso basta acessar: SIPAC -> Módulos (menu superior direito) -> Protocolo -> Menu -> Memorandos -> Gerenciar Permissão de Leitura de Memorandos Na Unidade.

Com relação às permissões de acesso aos módulos do SIG, elas são encerradas sempre que ocorrer alguma movimentação de lotação do servidor. Ainda, o gestor de permissões do módulo poderá consultar quais servidores possuem determinado papel em: SIGAdmin -> Usuários -> Permissões -> Relatório de usuários por papel e proceder os ajustes necessários.

Como posso ter acesso ao e-mail da unidade?

Algumas unidades possuem e-mails institucionais. Esses e-mails podem ser compartilhados na caixa de entrada do servidor. Para solicitar a inclusão e/ou remoção de acesso, basta que a solicitação seja feita via Central de Serviços https://servicos.unila.edu.br, categoria E-mail / Organizacional / Compartilhamento.

No momento da solicitação sugere-se revisar a lista de usuários com acesso ao e-mail da unidade para que eventuais servidores que em razão de movimentações de unidade e/ou atividades desempenhadas, não tiverem necessidade de acesso, tenham a permissão removida.

Como posso ter acesso a pasta compartilhada da unidade?

Da mesma forma como o e-mail da unidade, para ter acesso a pasta compartilhada do setor, basta fazer o registro da solicitação pela Central de Serviços https://servicos.unila.edu.br, categoria Compartilhamento de Arquivos.

No momento da solicitação sugere-se revisar a lista de usuários com acesso a pasta compartilhada para que eventuais servidores que, em razão de movimentações de unidade e/ou atividades desempenhadas, não tiverem necessidade de acesso, tenham a permissão removida.