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Trabalho remoto

publicado 18/03/2020 14h38, última modificação 17/02/2022 15h13

Em decorrência das ações de enfrentamento ao COVID-19 e a implementação do expediente administrativo especial, a Coordenadoria de Tecnologia da Informação - CTIC orienta os servidores acerca do uso dos serviços de TI durante a realização do trabalho remoto.

Acompanhe as atualizações desta página. Eventuais mudanças ou melhorias podem ser implementadas, visando reduzir limitações e impedimentos mantendo o foco na segurança dos dados.

 

Processos Eletrônicos, SIPAC, SIGAA e SIGRH

Os sistemas SIG continuam disponíveis para acesso a partir da internet no endereço https://sig.unila.edu.br. Processos eletrônicos poderão ser acessados e tramitados normalmente, bem como quaisquer outros recursos dos sistemas SIG. 

Correio

O correio está acessível pelo endereço https://correio.unila.edu.br. Integrado ao sistema de e-mail existe o recurso de chat, que permite iniciar uma conversa privada com outro usuário da instituição.

Telefonia

A solicitação de encaminhamento de chamadas deverá ser feita através do sistema de chamados https://chamados.unila.edu.br/ utilizando a categoria ‘Dúvidas/Outros’, informando o ramal e o número de destino do encaminhamento. Também será necessário informar a partir de qual dia e horário o encaminhamento deverá ser habilitado. Quando o encaminhamento não for mais necessário, basta informar através de um acompanhamento no mesmo chamado que continuará aberto durante todo esse período.

Pastas compartilhadas e Gestor Eletrônico de Documentos (GED)

As pastas compartilhadas e o gestor eletrônico de documentos (https://ged.unila/), utilizadas no ambiente de intranet da UNILA, serão disponibilizados para acesso via internet com a utilização de VPN (Virtual Private Network / Rede Privada Virtual). 


A chefia da unidade deverá registrar a solicitação de liberação de acesso na central de serviços (https://chamados.unila.edu.br), informando os nomes das pastas e dos usuários que poderão acessá-las.  Após a confirmação da liberação dos acessos, os usuários deverão seguir as seguintes instruções para a configuração do acesso remoto no seu equipamento pessoal: (https://repositorio.unila.edu.br/manual_vpn.pdf).


Aviso: Alguns usuários do MS Windows 10™ reportaram que o instalador não é executado após o término do download. A solução de contorno (não oficialmente confirmada pelo fabricante) é renomear o instalador, removendo a palavra GlobalProtect. Localize no seu computador a pasta onde foi feito o download do instalador e faça um clique com o botão direito sobre o nome do arquivo (GlobalProtect ou GlobalProtect64) (Maiores instruções pág. 12 do manual).

Retirada de computadores e notebooks

A Portaria 130/2020/GR, autoriza, a critério das chefias dos setores, a retirada de computadores e notebooks das dependências da Universidade para uso de servidores em trabalho remoto, e dá orientações acerca do procedimento para autorização da movimentação do patrimônio.

Neste caso, importante informar que os computadores estão configurados para uso institucional, dentro da rede da Universidade. Portanto, antes de retirar o computador, é necessário comunicar a equipe da Divisão de Suporte Técnico, por meio do sistema de chamados (https://chamados.unila.edu.br), informando quais acessos serão necessários (ex: pasta compartilhada), de modo que a configuração seja feita antes de o equipamento ser retirado da Unila.

Conferência Web

Como solução para web conferências está disponível a ferramenta MConf da RNP https://conferenciaweb.rnp.br/login, um serviço de comunicação e colaboração que permite a participação de dois ou mais participantes. O serviço possibilita que os participantes compartilhem áudio, vídeo, texto, imagens e realizem apresentações. Qualquer servidor com credencial @unila poderá iniciar uma conferência. Para convidar novos participantes basta compartilhar o link da conferência. Mais informações podem ser acessadas em: https://wiki.rnp.br/pages/viewpage.action?pageId=118605083 e https://portal.unila.edu.br/proagi/ctic/manuais-de-uso/conferencia-web.

Google Workspace for Education

Servidores e estudantes tem acesso a plataforma Google Workspace for Education com uso da credencial @unila. Estão disponíveis recursos colaborativos para edição de documentos online, reuniões virtuais com Google Meet, formulários, drive para armazenamento e compartilhamento de arquivos, entre outros. O uso do serviço deve observar RESOLUÇÃO Nº 3/2020/CGTIC. Orientações e dúvidas podem ser tiradas na sessão de FAQ do serviço.

Telefonia

A solicitação de encaminhamento de chamadas deverá ser feita através do sistema de chamados https://chamados.unila.edu.br/ utilizando a categoria ‘Requisitar redirecionamento de chamadas’, informando o ramal e o número de destino do encaminhamento. Também será necessário informar a partir de qual dia e horário o encaminhamento deverá ser habilitado. Quando o encaminhamento não for mais necessário, basta solicitar a interrupção pelo mesmo canal de atendimento.

Autenticação de documentos com Token

Os servidores da instituição que já fazem o uso do token poderão utilizá-los regularmente nos computadores domésticos.  Para instalação do driver para utlização do token, siga as instruções do link: https://www.certisign.com.br/duvidas-suporte/emitir-instalar-desbloquear/#instalacaodriverpc

Além do driver, instale também as cadeias de certificados abaixo (basta clicar no link para a instalação):

  1. https://repositorio.serpro.gov.br/docs/icpbrasilv5.crt
  2. https://repositorio.serpro.gov.br/docs/acrfbv4.crt
  3. https://repositorio.serpro.gov.br/docs/acserprorfbv5.crt 

 

Assinador gov.br

O Governo Federal possui serviço de assinatura de documentos por meio da conta GOV.BR. O serviço está disponível para todo cidadão com registro no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), com cadastro na plataforma. A assinatura de documentos é amparada pelo Decreto 10.543/2020 e pode ser feita pelo site https://assinador.iti.br/.

Recomendações gerais de segurança

Não esqueça que mesmo trabalhando remotamente você, usuário, é o responsável pelas suas credenciais de acesso aos serviços institucionais. Assim, redobre os cuidados com as senhas, mantenha seu antivírus atualizado, não coloque arquivos particulares nas pastas institucionais e encerre as sessões quando finalizar as atividades.

Atendimento de TI

As equipes da CTIC estarão atendendo em regime de trabalho remoto. Há atendimento presencial, em escala, na unidade Vila A. É importante que todas as demandas sejam registradas via central de serviços (https://chamados.unila.edu.br). Todos os chamados estarão sendo monitorados pela equipe. Ainda, eventuais dúvidas poderão ser tiradas pelo telefone 3522-9777 ou pelo email central.servicos@unila.edu.br.