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Telefonia VoIP

publicado 28/09/2017 09h33, última modificação 28/09/2020 11h14
A telefonia VoIP (Voice over Internet Protocol) é o serviço de comunicação que permite receber e/ou fazer ligações telefônicas internas, locais, nacionais ou internacionais.
Quem pode solicitar Docentes e técnicos administrativos
Cliente CGTIC
Responsável DIRT
Disponibilidade 24x7

 

O que é?

A telefonia VoIP (Voice over Internet Protocol) é o serviço de comunicação que permite receber e/ou fazer ligações telefônicas internas, locais, nacionais ou internacionais. Essa tecnologia permite a transmissão de voz através da rede de dados e se integra ao serviço de telefonia fixa comutada (STFC) e ao serviço móvel pessoal (SMP). O acesso ao serviço telefônico pode ser por terminal fixo de mesa ou terminal (ramal) sem fio. 

As principais funcionalidades incluem: 

  • chamadas locais e de longa distância;

  • autorização de chamadas de longa distância e para celulares por meio de PIN;

  • chamada em espera, transferência;

  • grupo de ramais para captura;

  • encaminhamento programado;

  • bloqueio de chamadas indesejáveis; e

  • serviço de áudio conferência.

Como acionar este serviço?

 Via Central de Serviços

Atividades relacionadas

  • Chefia:

    • Requisitar ramal;

    • Requisitar liberação de DDD/DDI; e

    • Solicitar equipamento de telefonia - SM.

  • Todos os usuários do serviços:

    • Requisitar inserção de ramal em grupo;

    • Requisitar bloqueio de chamadas;

    • Requisitar redirecionamento de chamadas.


Orientações gerais

  • a solicitação de ramal telefônico pode ser feita somente pela chefia imediata do servidor. Necessidades de liberação do ramal para ligações interurbanas e internacionais também devem ser informadas na solicitação;

  • a solicitação de terminal telefônico fixo está sujeita a disponibilidade de equipamentos. Alternativamente a TI poderá fazer a configuração de ramal via software na estação de trabalho do usuário.