conteúdo

Estações de Trabalho

publicado 06/11/2019 16h25, última modificação 06/11/2019 16h25

O serviço tem por finalidade o fornecimento de equipamentos e recursos de TI para o funcionamento das estações de trabalho dos servidores técnicos administrativos, docentes, laboratórios de informática, salas de estudo, entre outros. Compreende os recursos de TI necessários para o funcionamento de computadores, periféricos, conexão de rede, configurações de software e gestão de acessos. Além disso, envolve serviços relacionados à configuração do ambiente de estação de trabalho, sistemas operacionais, softwares e aplicativos instalados além de procedimentos básicos para garantir a disponibilidade e o bom desempenho do ambiente operacional de rede local da universidade, com a padronização de tecnologias, produtos, processos e serviços nas plataformas Linux e Windows, nos ambientes administrativo e acadêmico. A rede local viabiliza o acesso aos demais serviços de TIC. Tem como principais serviços:

  • administração de infraestrutura de rede local: conjunto de processos e procedimentos que visam à manutenção do funcionamento dos equipamentos de rede e a configuração e manutenção das redes virtuais locais (VLAN) criadas para a segmentação da rede local;

  • administração de servidores, contas, impressão e diretório: conjunto de processos e procedimentos que visam garantir a disponibilidade de diretório e servidores de rede, administração das contas de usuários, senhas, filas de impressão, discos de rede e objetos do diretório de rede;

  • administração do serviço de configuração: conjunto de processos e procedimentos que visam o controle do parque de estações e da configuração dos componentes instalados no ambiente;

  • administração de rede sem fio: conjunto de processos e procedimentos que visam à administração dos pontos de acesso, adaptadores e segurança necessários para o funcionamento de uma rede local sem fio; e

  • gestão de segurança: conjunto de processos e procedimentos que visam à garantia da atualização dos Sistemas Operacionais, da aplicação das correções de segurança (patches) e da distribuição das diretivas de segurança nas estações de trabalho e servidores; a  proteção contra vírus os servidores e estações de trabalho e o contingenciamento de eventuais problemas advindos da ação de vírus, cavalos-de-tróia e softwares espiões.

 

Sub-serviços


estacao-de-trabalho-administrativa.png

Estações de Trabalho Administrativas

Compreende o ambiente de estações de trabalho dentro da rede administrativa da universidade, utilizada por docentes e técnicos administrativos, para fins de atividades institucionais.


laboratorio-informatica.png

Laboratórios de Informática

A CTIC administra cinco Laboratórios de Informática multiusuários e presta suporte técnico a outros três, totalizando 230 equipamentos com configurações avançadas e disponíveis para a comunidade acadêmica.


emprestimo-equipamentos.png

Empréstimos de Equipamentos

Esse serviço compreende o empréstimo e instalação de computadores, scanners e impressoras, destinados a atender necessidades temporárias por esses recursos.