conteúdo

Eduroam

publicado 28/09/2017 09h33, última modificação 28/09/2020 11h04
O Eduroam (Education Roaming) é um serviço de conexão wireless à internet para a comunidade acadêmica internacional de instituições de ensino superior.
Quem pode solicitar Docentes e técnicos administrativos
Cliente CGTIC
Responsável DIRT
Disponibilidade 24x7

 

O que é?

O Eduroam (Education Roaming) é um serviço de conexão wireless à internet para a comunidade acadêmica internacional de instituições de ensino superior. Por intermédio das credenciais de acesso da UNILA, o usuário pode acessar a internet em qualquer instituição de ensino e pesquisa participante da rede Eduroam, seja no Brasil ou no exterior. Da mesma forma, usuários de outras instituições podem usufruir do serviço em nossa instituição, sem a necessidade de cadastramento prévio, utilizando as credenciais da sua instituição de origem. Informações adicionais e o mapa de disponibilidade do serviço podem ser encontrados no portal do Eduroam (https://www.eduroam.org). 

Como acionar este serviço?

 Via Central de Serviços.

Atividades relacionadas

 Não se aplica.

Orientações gerais

  • usuários vinculados a instituições de ensino e pesquisa, participantes da rede eduroam, fazem acesso com seu login e senha da instituição de origem, sem a necessidade de novo cadastro;

  • é orientado que usuários com credencial @UNILA façam preferencialmente o uso da rede eduroam como alternativa à rede unila de modo que ao visitarem instituições que fazem o uso da eduroam a conexão seja automática;

  • nesse link podem ser encontradas orientações para configuração de conexão de dispositivos móveis na rede wi-fi da universidade.