conteúdo

Rede de comunicação de dados

publicado 11/11/2019 15h56, última modificação 25/09/2020 14h37

A rede de comunicação de dados constitui a infraestrutura tecnológica que possibilita, à comunidade acadêmica, o acesso aos serviços centrais de TI, de transferência de dados e de comunicação audiovisual disponíveis na universidade. Ela possibilita, ainda, que a comunidade externa tenha acesso às informações e serviços disponibilizados pela UNILA por meio da Internet. O meio físico de acesso à rede inclui o cabeamento metálico e óptico, bem como as tecnologias de redes sem fio.

Sub-categorias

vpn.png

Acesso Remoto VPN

O serviço VPN (Virtual Private Network) permite aos usuários cadastrados, estando fora do alcance da rede institucional, conectarem-se à rede UNILA remotamente, com segurança, a partir de uma conexão de Internet disponível em qualquer lugar do mundo.

 

voip.png

Telefonia VoIP

A telefonia VoIP (Voice over Internet Protocol) é o serviço de comunicação que permite receber e/ou fazer ligações telefônicas internas, locais, nacionais ou internacionais.

 

 

wifi.png

Wi-Fi

O acesso à rede wireless nas dependências da UNILA é feita por usuários registrados, com credenciais validadas e vínculo ativo com a instituição.

 

 

edu-roam.png

Eduroam

O Eduroam (Education Roaming) é um serviço de conexão wireless à internet para a comunidade acadêmica internacional de instituições de ensino superior.