conteúdo

Servidores

publicado 07/08/2019 17h05, última modificação 07/08/2019 17h05

Novas Chefias


Quando ocorrem mudanças nas chefias de unidades administrativas e acadêmicas, surgem várias dúvidas sobre questões relacionadas a acessos dentro do Sistema Integrado de Gestão (SIG) e a recursos de TI. Visando sanar um pouco essas dúvidas, são compartilhadas as questões mais recorrentes:

Quando poderei ter acesso ao SIG com o vínculo da nova designação?

Após a publicação da portaria no Boletim de Serviço, a PROGEPE fica responsável pelo cadastro da designação no sistema, somente após realizado o cadastro é que é possível acessar o sistema com o novo vínculo de chefia. Tão logo se conclua o cadastro da designação no SIGRH, o vínculo de chefia é habilitado no SIPAC dando acesso a leitura/autenticação de memorandos, assinatura de documentos eletrônicos e todas as funcionalidades relativas a função de chefia da unidade como homologação de férias, autorizações de requisição de almoxarifado, movimentação de patrimônio da unidade, entre outras.

Como obtenho acesso aos diversos módulos do SIG, necessários a nova função?

Os sistemas SIG (SIGAA, SIPAC e SIGRH) possuem diversos módulos. Cada módulo tem um gestor de permissões (geralmente um servidor da área, indicado pelo(a) Pró-reitor(a)) que é responsável por gerenciar as solicitações de inclusão e remoção de permissões de acesso ao respectivo módulo. Anexo está a lista atual de gestores de permissões dos módulos. Em caso de necessidade de troca, o(a) Pró-reitor(a) poderá solicitá-lo via abertura de chamado (https://chamados.unila.edu.br).

Como ficam os acessos da chefia anterior?

Da mesma forma como a concessão de acesso, a remoção também está diretamente vinculada a designação. Tão logo a designação é finalizada no SIGRH, o acesso à assinatura de memorandos e documentos pela unidade é removido. 

Vale lembrar que existe uma funcionalidade de autorização de leitura de memorandos da unidade. Essa funcionalidade permite ao chefe indicar outros servidores que ele autoriza a ter acesso a caixa de entrada de memorandos. Para verificar quais servidores tem acesso basta acessar: SIPAC -> Módulos (menu superior direito) -> Protocolo -> Menu -> Memorandos -> Gerenciar Permissão de Leitura de Memorandos Na Unidade.

Com relação às permissões de acesso aos módulos do SIG, elas são encerradas sempre que ocorrer alguma movimentação de lotação do servidor. Ainda, o gestor de permissões do módulo poderá consultar quais servidores possuem determinado papel em: SIGAdmin -> Usuários -> Permissões -> Relatório de usuários por papel e proceder os ajustes necessários.

Como posso ter acesso ao e-mail da unidade?

Algumas unidades possuem e-mails institucionais. Esses e-mails podem ser compartilhados na caixa de entrada do servidor. Para solicitar a inclusão e/ou remoção de acesso, basta que a solicitação seja feita via sistema de chamados https://chamados.unila.edu.br

Selecionar a categoria:

"Conta de usuário" --> "Adicionar compartilhamento de e-mail";

No momento da solicitação sugere-se revisar a lista de usuários com acesso ao e-mail da unidade para que eventuais servidores que, em razão de movimentações de unidade e/ou atividades desempenhadas, não tiverem necessidade de acesso, tenham a permissão removida.

Para solicitar a remoção de acesso, selecionar a categoria:

"Conta de usuário" --> "Remover compartilhamento de e-mail".

Como posso ter acesso a pasta compartilhada da unidade?

Da mesma forma como o e-mail da unidade, para ter acesso a pasta compartilhada do setor, basta fazer o registro da solicitação pelo sistema de chamados https://chamados.unila.edu.br. :

Para solicitar a inclusão de acesso, selecionar a categoria:

"Pasta compartilhada" --> "Adicionar usuário a pasta";

No momento da solicitação sugere-se revisar a lista de usuários com acesso a pasta compartilhada para que eventuais servidores que, em razão de movimentações de unidade e/ou atividades desempenhadas, não tiverem necessidade de acesso, tenham a permissão removida.

Para solicitar a remoção de acesso, selecionar a categoria:

"Pasta compartilhada" --> "Remover usuário de pasta".

Movimentação de computador: 

Para movimentações de estações de trabalho, é necessário o registro de solicitação pelo sistema de chamados https://chamados.unila.edu.br. Pedimos informar a sala e ramal para que a equipe da Divisão de Suporte Técnico entre em contato. 

Demais dúvidas podem ser tiradas pelo ramal 7321 (suporte técnico) ou 2121 (suporte SIG) ou diretamente pelo sistema de chamados https://chamados.unila.edu.br.