Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Gente > Patrimônio cultural

Patrimônio cultural

NOTÍCIAS DA GENTE

Servidor da UNILA desde 2014, Pedro Louvain é o novo presidente do Conselho Municipal de Patrimônio Cultural, que visa implementar políticas públicas de conservação e valorização do patrimônio cultural de Foz do Iguaçu.
publicado: 14/12/2023 14h23, última modificação: 14/12/2023 17h52

No mês de novembro, o técnico em assuntos educacionais da UNILA Pedro Louvain foi eleito presidente do Conselho Municipal de Patrimônio Cultural (Cepac) de Foz do Iguaçu. Museólogo de formação, Louvain está na UNILA desde 2014 e coordenou vários projetos de educação patrimonial na instituição, entre eles a campanha pelo tombamento do Marco das Três Fronteiras, que resultou no primeiro tombamento do município. Pedro Louvain faz parte do Cepac desde 2018, quando foi nomeado pela Reitoria como conselheiro titular representando a Universidade.

Frente à gestão do Conselho, Pedro Louvain terá agora o desafio de dar andamento aos 15 processos de tombamento que aguardam serem avaliados pela plenária. "A nossa prioridade é pautar esses 15 processos de tombamento ao longo de 2024, indicando os conselheiros relatores para cada tombamento. E, a partir disso, temos outras demandas também, como a regulamentação da salvaguarda do patrimônio imaterial, assim como a isenção dos incentivos legais aos proprietários privados de bens tombados. E há ainda a necessidade de auxiliar o poder executivo na criação do Centro de Memórias de Foz do Iguaçu, que está previsto em lei”, contou Louvain, que tem mestrado em Museologia e Patrimônio (Unirio), História (UNILA) e atualmente é doutorando em Arqueologia (UFPR).

O Conselho Municipal do Patrimônio Cultural é responsável pela implementação da política pública de conservação e valorização do patrimônio cultural de Foz do Iguaçu. Ele é formado por membros do poder público e da sociedade civil, entre eles de seis universidades. “É importante mencionar que Foz do Iguaçu já teve uma lei de patrimônio cultural nos anos 90, só que ela não chegou a ser implementada. Em 2016, foi criada uma nova lei (Lei 4.470/2016), uma lei que é muito boa, uma das melhores leis do Estado, inclusive. No entanto, ela ainda não foi implementada da forma como ela está prevista. Podemos dizer que Foz do Iguaçu tem um atraso de pelo menos uns 30 anos na salvaguarda do seu patrimônio histórico e cultural”, salientou.

O novo presidente do Cepac acredita que a UNILA tem um papel fundamental para contribuir para a proteção e valorização do patrimônio histórico, cultural e natural do município. “A instituição pode ajudar com os bens naturais, que precisam ter uma análise de extraordinariedade; os bens imóveis, que é o patrimônio arquitetônico e os monumentos; assim como as coleções culturais, arquivísticas, bibliográficas, arqueológicas, paleontológicas, museológicas, que também precisam de um olhar sensível, devido à sua alta vulnerabilidade de conservação. E a UNILA vem formando profissionais que estão trabalhando na Prefeitura e também alunos que vêm sendo voluntários na implementação de políticas públicas. Isso tem sido indubitavelmente uma contribuição muito valiosa que a nossa Universidade presta à cidade de Foz do Iguaçu”, destacou Pedro Louvain.

A nova mesa diretora do Cepac, gestão 2023-2025, também é formada por Pedro Rodrigues (Secretaria Municipal de Obras), Israel Krindges (Uniamérica) e Vera Vieira (Fundação Cultural).