Identidade UNILA
Las Unileras
Notícias da gente
Kamila Lovera sabe que iniciar seu trabalho diário no Consulado Geral e Centro de Promoção da Argentina, em São Paulo, é encarar muito mais que uma jornada burocrática. “Quando a gente trata da questão dos migrantes, a gente abre um leque enorme de situações. O que mais me impressiona é poder entender diferentes histórias porque, por trás das questões que surgem todos os dias, há histórias muito longas e delicadas”, comenta a egressa do curso de Relações Internacionais e Integração, graduada no início de 2020.
Kamila, que é argentina, da província de Misiones, mora no Brasil desde 2016, quando ingressou na UNILA, e a experiência pessoal na busca de apoio nos órgãos diplomáticos de seu país também a ajudam neste momento em que está na situação oposta. “Falo do meu lugar porque sou migrante há muito tempo. Então, eu me conecto muito fortemente com o meu trabalho desde meu lugar.”
Trabalhando no Consulado argentino desde julho do ano passado, depois de passar pelo Consulado do Peru, Kamila tem como função o suporte aos migrantes em assuntos como documentação e residência e, ainda, em ações que desenvolvem no Brasil. “Acredito que, para enfrentar um desafio, o mais importante é assumi-lo com a responsabilidade e a perseverança que as minhas funções no cargo merecem”, comenta. “Além de ser um desafio, [o trabalho] é uma oportunidade de colocar em prática tudo que aprendi. Em todos os meus trabalhos procuro sempre deixar minha marca e meu conhecimento junto com o lugar onde estou. Ser capaz de me conectar emocionalmente com o que faço inspira a mim e aos outros a agir. Para mim, o aprendizado é sempre em conjunto.”
O interesse por Relações Internacionais, conta, nasceu ainda no Ensino Médio. “Sempre me interessei por áreas como política, sociologia, entender a sociedade, entender o desenvolvimento de projetos, a construção de políticas públicas e os grandes movimentos internacionais, tanto na luta pelos direitos, quanto em situações de crise", relata. “O papel desempenhado pelos analistas internacionais, hoje, é fundamental e gera grande impacto na tomada de decisões. Eu queria fazer parte desses processos.”
No próximo ano, Kamila pretende iniciar um mestrado em Paradiplomacia e Políticas Públicas. “O ambiente universitário fascina-me. Considero que é muito importante continuar a profissionalizar-me continuamente conforme minha carreira exige.” Pensando em futuro um pouco mais a frente, seu objetivo é usar o conhecimento que tem e o que vem buscando para atuar em organizações e projetos “que possam ser usados para promover a América Latina para um lugar muito mais avançado de desenvolvimento.”
Leia mais:
- En el primer reportaje de la serie Las Unileras 2023, conozca la historia de Leticia Ocampos, egresada de Ingeniería Civil de Infraestructura de la UNILA.
- Neste segundo conteúdo da série Las Unileras, em alusão ao Dia Internacional da Mulher, a bióloga Lara Helena Pires Vieira conta um pouco sobre sua história na Universidade.