Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Gente > Las Unileras
conteúdo

Identidade UNILA

Las Unileras

Notícias da gente

Formada em Relações Internacionais e Integração, Kamila Lovera trabalha no Consulado da Argentina em São Paulo.
publicado: 09/03/2023 01h00, última modificação: 10/03/2023 15h22

kamila_02.png

Kamila Lovera sabe que iniciar seu trabalho diário no Consulado Geral e Centro de Promoção da Argentina, em São Paulo, é encarar muito mais que uma jornada burocrática. “Quando a gente trata da questão dos migrantes, a gente abre um leque enorme de situações. O que mais me impressiona é poder entender diferentes histórias porque, por trás das questões que surgem todos os dias, há histórias muito longas e delicadas”, comenta a egressa do curso de Relações Internacionais e Integração, graduada no início de 2020.

Kamila, que é argentina, da província de Misiones, mora no Brasil desde 2016, quando ingressou na UNILA, e a experiência pessoal na busca de apoio nos órgãos diplomáticos de seu país também a ajudam neste momento em que está na situação oposta. “Falo do meu lugar porque sou migrante há muito tempo. Então, eu me conecto muito fortemente com o meu trabalho desde meu lugar.”

Trabalhando no Consulado argentino desde julho do ano passado, depois de passar pelo Consulado do Peru, Kamila tem como função o suporte aos migrantes em assuntos como documentação e residência e, ainda, em ações que desenvolvem no Brasil. “Acredito que, para enfrentar um desafio, o mais importante é assumi-lo com a responsabilidade e a perseverança que as minhas funções no cargo merecem”, comenta. “Além de ser um desafio, [o trabalho] é uma oportunidade de colocar em prática tudo que aprendi. Em todos os meus trabalhos procuro sempre deixar minha marca e meu conhecimento junto com o lugar onde estou. Ser capaz de me conectar emocionalmente com o que faço inspira a mim e aos outros a agir. Para mim, o aprendizado é sempre em conjunto.”

O interesse por Relações Internacionais, conta, nasceu ainda no Ensino Médio. “Sempre me interessei por áreas como política, sociologia, entender a sociedade, entender o desenvolvimento de projetos, a construção de políticas públicas e os grandes movimentos internacionais, tanto na luta pelos direitos, quanto em situações de crise", relata. “O papel desempenhado pelos analistas internacionais, hoje, é fundamental e gera grande impacto na tomada de decisões. Eu queria fazer parte desses processos.”

No próximo ano, Kamila pretende iniciar um mestrado em Paradiplomacia e Políticas Públicas. “O ambiente universitário fascina-me. Considero que é muito importante continuar a profissionalizar-me continuamente conforme minha carreira exige.” Pensando em futuro um pouco mais a frente, seu objetivo é usar o conhecimento que tem e o que vem buscando para atuar em organizações e projetos “que possam ser usados para promover a América Latina para um lugar muito mais avançado de desenvolvimento.”

Leia mais: